F3: Na estréia do TRS, Lucas Foresti termina em 5º na Nova Zelândia

Neste sábado, dia 16, na distante Nova Zelândia, no continente da Oceania, o piloto Lucas Foresti representou as cores do Brasil em sua primeira competição com monopostos fora da América do Sul. Na ocasião ele disputou a primeira corrida do Toyota Racing Series – TRS, pela equipe Giles Motorsport.

Lucas, que na temporada passada competiu na F-3 Sul-Americana já havia disputado corridas além do Brasil também no Autódromo de Buenos Aires e no circuito de rua de Piriápolis, no Uruguai.

Animado com este novo momento em sua carreira, principalmente após ter liderado dois treinos livres desta rodada o piloto da cidade de BrasÁ­lia partiu animado para a tomada de tempos que foi realizada no inÁ­cio da tarde. Vale lembrar que o fuso horário para aquela localidade é de 13 horas Á  frente do Brasil. Com um equipamento muito bem acertado pelos técnicos da equipe Giles Motorsport o brasileiro foi para a pista com o primeiro “set” de pneus e com o tempo de 55s890 garantiu a quarta marca. Como a sessão tem a duração de apenas 20 minutos não foi possÁ­vel alterar muitos ajustes e, assim, Foresti apenas trocou os pneus e seguiu para a sua segunda tentativa. Quando abriu a sua volta rápida, porém, um incidente com o piloto Chris Wootten ocasionou uma bandeira vermelha que interrompeu a sessão por cerca de 10 minutos. Quando a pista foi aberta novamente Foresti já havia perdido a sua condição de volta rápida e baixou apenas cinco décimos de sua primeira tentativa finalizando a classificação com 55s353. Esta marca lhe garantiu a sexta posição no grid de largada.

Sem se abalar muito com esta situação Foresti alinhou seu carro na terceira fila para a corrida. Após uma largada conservadora ele partiu para o ataque sobre Earl Bomber, que vinha Á  sua frente. Com três voltas ele conseguiu a ultrapassagem e foi em busca da quarta posição. Foram muitos ataques sobre Andrew Wite, mas, o neozelandês conseguiu se defender bem e, ao final das 16 voltas, Foresti recebeu a bandeirada na quinta posição. Mitch Evans venceu.

“Fiquei irritado com a bandeira vermelha na classificação. Meu carro estava competitivo e tenho certeza que teria condições de largar na primeira fila. A história da corrida poderia ter sido bem diferente. Mas, continuo animado. Teremos mais duas corridas amanhã e tenho certeza que, com determinação, poderei conquistar muitos pontos e até mesmo brigar por um lugar no pódio”, explicou.

As duas provas que finalizam esta primeira rodada do Toyota Racing Series – TRS também acontecerão no Teretonga Park, na Nova Zelândia, neste domingo, dia 17.

Toyota Racing Series – TRS 2010 – 1ª Prova – Teretonga Park:

1) Mitch Evans (Nova Zelândia), 16 voltas
2) Sten Pentus (EstÁ´nia)
3) Daniel Jilesen (Nova Zelândia)
4) Andrew Wite (Nova Zelândia)
5) LUCAS FORESTI (Brasil)
6) Earl Bomber (Nova Zelândia)