F3 Sudamericana: Fabiano Machado e Bruno Bonifácio são os mais rápidos em Interlagos

Dupla da Cesário Fórmula garantiu a pole position nas classes A e Light da categoria

Fabiano Machado e Bruno Bonifácio, respectivamente pilotos da Cesário Fórmula e da Cesário Fórmula Light, são os pole positions da segunda rodada da Fórmula 3 Sudamericana, que está sendo realizada neste fim de semana no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Com o tempo de 1min29s649, Machado garantiu o primeiro lugar geral no grid com boa vantagem sobre seus adversários na disputa pelo título – que sem exceção tiveram problemas e terminaram o dia atrás de Bonifácio e do também piloto da classe Light da categoria, o argentino Augusto Scalbi.

A segunda posição no grid da classe A ficou com Leonardo Souza (4o tempo geral), seguido por Guilherme Silva (7o), João Leme (8o) e Fernando Rezende (9o). O resultado confirmou a boa fase vivida por Machado, que liderou todos os treinos livres e, com a confirmação da pole position, superou o bom desempenho obtido na etapa do Velopark. No Rio Grande do Sul, ele também tinha liderado os treinos livres, mas enfrentou um problema mecânico na classificação.

“Começamos bem a rodada de Interlagos, um pouco melhor até do que no Velopark. Meu carro está competitivo desde os treinos que realizamos depois da etapa do Rio Grande do Sul, e nesta quinta-feira pudemos trabalhar desde o primeiro treino em busca do melhor tempo. Consegui me aproximar de minha melhor marca aqui em Interlagos, que foi de 1min29s4, mesmo com o traçado ainda um pouco sujo. E isso mostra que estamos no caminho certo”, comentou Fabiano.

Como esperado, os tempos de volta caíram bastante em Interlagos depois da adoção dos novos pneus Pirelli, semelhantes aos usados na F-3 Inglesa. Para efeito de comparação, a pole position de Lucas Foresti no F-3 Brazil Open, realizado no circuito paulista em janeiro deste ano, foi estabelecida na casa de 1min31s0 – cerca de 1s4 acima da marca obtida por Fabiano Machado nesta quinta-feira.

Mesmo garantindo sua segunda pole position na temporada, o paulista Bruno Bonifácio não terminou o dia totalmente satisfeito com o resultado do treino classificatório para a etapa de São Paulo. Ele ficou 0s140 à frente do argentino Augusto Scalbi, mas revelou ter tido problemas de motor, e principalmente de freio, durante o dia de hoje.

“Naturalmente estou muito feliz com a conquista dessa pole position, mas temos que trabalhar no carro para descobrir as causas do superaquecimento que tive nos freios hoje. Depois de algumas voltas, provavelmente pela alta temperatura, apareceram bolhas de ar no sistema que me tiraram parte da capacidade de frenagem. O pedal passou a chegar ao final do curso nas freadas mais fortes, e com isso travei rodas em algumas voltas”, comentou.

Quem também teve problemas foi o mineiro Guilherme Silva, que lidera o campeonato depois de vencer as três primeiras corridas do ano no Velopark. Ele não participou do segundo treino do dia em razão de um problema de motor, e deu apenas três voltas na classificação por quebra da correia de seu propulsor reserva.

Por dividir a pista com o Brasileiro de Marcas e o Paulista de Velocidade no Asfalto, a Fórmula 3 tem uma programação diferente em São Paulo. Depois de uma quinta-feira de atividades de pista, a categoria terá uma corrida por dia entre amanhã (sexta, 15) e domingo. As duas primeiras provas começam, respectivamente, às 16h40 e às 16h30, e a última teve a largada alterada das 14h para as 14h35 – com transmissão ao vivo pela Rede TV!

Veja os tempos desta quinta-feira em São Paulo:

1) Fabiano Machado (A), 1:29.649
2) Bruno Boni (L), 1:30.791, a 1.142
3) Augusto Scalbi (L), 1:30.929, a 1.280
4) Leonardo de Souza (A), 1:31.914, a 2.265
5) Vinicius Alvarenga (L), 1:31.984, a 2.335
6) Hernan Bueno (L), 1:32.707, a 3.058
7) Guilherme Silva (A), 1:32.924, a 3.152
8) João Leme (A), 1:33.387, a 3.738
9) Fernando Rezende (A), 1:34.084, a 4.435

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *