F3 Sudamericana: Fabiano Machado vence pela quinta vez na temporada

Paulista da equipe Cesário Fórmula liderou de ponta a ponta a etapa deste domingo, que terminou com João Leme e Ronaldo Freitas no pódio. Pela classe Light, Bruno Bonifácio venceu pela sétima vez

Mais um resultado positivo para o paulista Fabiano Machado na temporada 2011 da F-3 Sudamericana. Líder do campeonato com 182 pontos, ele conquistou neste domingo (31), no Rio de Janeiro, sua quinta vitória no ano e abriu 59 pontos de vantagem para o segundo colocado na tabela, o mineiro Guilherme Silva.

O fim de semana de Fabiano Machado começou com a liderança nos dois primeiros treinos livres e com a pole position da rodada tripla. Na primeira etapa, uma escapada de pista ainda nas primeiras voltas o impediu de disputar a vitória, mas nas duas corridas seguintes o paulista reencontrou o caminho da vitória.

“Meu carro esteve competitivo o fim de semana todo, e a etapa terminou de maneira quase perfeita. Para o campeonato o resultado foi ótimo, e agora vamos para Caruaru em busca de mais pontos. Não conheço a pista, vai ser minha estreia por lá, mas se tivermos um carro tão equilibrado quanto tivemos nesta semana, será possível brigar por mais pódios”, comentou Machado.

O paulista da Cesário Fórmula largou na pole position na corrida deste domingo, e nos primeiros 75% de prova teve em seu encalço o mineiro Guilherme Silva, da Hitech Racing. Vencedor das três primeiras corridas do ano, Silva não disputou a etapa de São Paulo e esteve perto de conquistar outros três pódios na capital fluminense, até abandonar a corrida deste domingo na 21a volta por quebra de embreagem. Nas provas anteriores, ele havia conquistado dois segundos lugares.

A Hitech Racing voltou ao pódio com João Leme, piloto de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Segundo colocado na etapa deste domingo, ele ganhou força no pelotão que disputa a terceira posição do campeonato.

Com 85 pontos, Leme é o sexto na tabela, mas a diferença que o separa do atual terceiro colocado, Ronaldo Freitas, é de apenas 14 pontos. Freitas foi terceiro na corrida de hoje e viveu uma etapa positiva no Rio de Janeiro, já que foi ao pódio, também, na primeira prova do fim de semana.

“As corridas no Rio de Janeiro foram positivas para mim, já que terminaram com dois pódios e uma grande chance de vitória. Na primeira corrida, pela posição que eu estava na pista quando abandonei, poderia ter vencido, e a partir daí continuamos evoluindo. Fui terceiro na corrida seguinte e segundo nessa. Graças a Deus deu tudo certo”, comentou Leme.

Boni vence pela sétima vez na Light – O paulista Bruno Bonifácio voltou ao alto do pódio pela divisão Light da categoria. Foi a sétima vitória do piloto da Cesário Fórmula Light em nove corridas disputadas neste ano, resultado que deu a ele ainda mais tranquilidade na liderança do campeonato. Boni soma 175 pontos na tabela, contra 61 do segundo colocado, Augusto Scalbi. O piloto argentino não disputou a etapa carioca em razão da coincidência de datas com a Fórmula Metropolitana, categoria na qual disputa o título na Argentina, mas volta ao grid para o restante do calendário. O pódio da classe Light foi completado por Staurt Turvey e Suzane Carvalho.

A próxima rodada tripla da Fórmula 3 Sudamericana está marcada para os dias 12, 13 e 14 de agosto, em Caruaru (PE). Veja como terminou a corrida deste domingo em Jacarepaguá, e a situação do campeonato passadas as nove primeiras etapas:

Corrida
1) Fabiano Machado, 28 voltas em 33min30s621
2) Bruno Bonifácio, a 14s185
3) João Leme, a 16s705
4) Ronaldo Freitas, a 17s296
5) Stuart Turvey, a 1 volta
6) Suzane Carvalho, a 1 volta
7) Felipe Polehto, a 2 voltas
8) Guilherme Silva, a 7 voltas
9) Dorivaldo Gondra Jr., a 18 voltas
10) Dennis Navarro, a 23 voltas
11) Fernando Rezende, a 28 voltas
12) Galid Osman, a 28 voltas
13) Leonardo Souza, excluído (auxílio externo)

1) Fabiano Machado (Cesário Fórmula), 182
2) Guilherme Silva (Hitech Racing), 123
3) Ronaldo Freitas (Cesário Fórmula), 99
4) Fernando KID (Cesário Fórmula), 91
5) Leo Souza (Kemba Racing), 88
6) João Leme (Hitech Racing), 85
7) Dennis Navarro (Cesário Fórmula Jr), 18
8) Roberto Savério (Hitech Racing), 0

1) Bruno Bonifácio (Cesário Fórmula Light), 175
2) Augusto Scalbi (Cesário Fórmula Light), 61
3) Hernan Bueno (Cesário Fórmula Jr. Light), 45
4) Suzane Carvalho (Cesário Fórmula Jr), 40
5) Stuart Turvey (Dragão Motorsport), 36
6) Vinicius Alvarenga (Dragão Motorsport), 15
7) Daniel Politzer (Kemba Racing Light), 12
Felipe Polehto (Csário Fórmula Jr. Light), 12
9) Ricardo Landi (Cesário Fórmula Light), 0
10) Matheus Stumpf (Cesário Fórmula Jr), 0
11) Jonathan Mello (Kemba Racing Light), 0
12) Dorivaldo Gondra Jr. (Kemba Racing Light), 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *