F3 Sul-americana: Campeonato promete grid cheio e muita disputa

Campeonato da principal categoria continental de monopostos começa no dia 7 de abril em Interlagos, São Paulo. F3 e F3 Light ajudam muito na formação dos jovens pilotos. 



A cerca de um mês da abertura da sua 27ª temporada, a Fórmula 3 Sul-americana promete ter um ano com grid recheado de promessas brasileiras e continentais. A primeira corrida do ano está marcada para acontecer no templo do automobilismo nacional, o Autódromo de Interlagos, no dia 7 de abril.

Equipes e pilotos estão em ritmo acelerado e vários contratos já foram fechados e vagas garantidas. A Hitech Racing deve ter quatro carros na Fórmula 3, com importantes nomes assegurados, como Felipe Guimarães, que vai fazer a F3 em conjunto com GP3 como preparação e quilometragem adicional visto que a GP3 tem treinos limitados. Felipe fez algumas corridas em 2012 e esteve perto de conquistar o tÁ­tulo.

Outro nome na Hitech é Gustavo Frigotto, de 17 anos, que depois de duas corridas para adaptação em 2012, fará a temporada completa com os monopostos mais potentes do mundo da F3. O dono da equipe, Rodrigo Contin, está com tudo praticamente definido com pilotos para outros dois carros.

A tradicionalÁ­ssima Cesário Fórmula continua com treinamentos abertos, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, para novos pilotos para este ano. Higor Hofman, que em 2012 se sagrou campeão da Fórmula 3 Light, uma categoria preparatória, finaliza patrocÁ­nio para brigar pelo tÁ­tulo da Fórmula 3 neste ano. Augusto Cesário, o Formigão, deve ter em seus cinco carros (três na F3 e dois na F3 Light) uma mescla de novatos e experientes.
Na Scuderia JK, Caio Zananni está com lugar assegurado nas três etapas a serem disputadas na região central do Brasil e perto de conseguir patrocinadores para toda a temporada. A Capital Motorsport já tem garantida a presença de Eduardo Banzolli na Fórmula 3 Light e a RR Racing tem Raphael Raucci com cockpit na F3. O dono da escuderia, Rogério Raucci, promete alinhar mais dois carros na Light, pois há pouco tempo treinaram Jean Aguiar e Elias Azevedo. Em alguns dias eles devem retornar para mais treinos e definir participações.

Na Kemba Racing, de Mário de Souza, o piloto Leonardo de Souza está confirmado para a temporada e a equipe estuda ainda receber outro piloto. Na Comtec Racing, Yuri Pinafo está com vaga definida na Fórmula 3 e Arthur Ortolani viabiliza participação a partir da segunda metade do campeonato, mas ainda negocia com patrocinadores para antecipar a estreia.

Luiz Trinci, o dono da Dragão Motorsport, tem negociações abertas para as duas categorias. Já a Prop Car Racing, de Dárcio dos Santos, tio de Rubens Barrichello, piloto da Stock Car, possui acordos encaminhados com um dos seus dois carros da F3 Light e ainda tem um da Fórmula 3 disponÁ­vel. Chemin Racing e a E.M.B têm um F3 Light disponÁ­vel cada uma.

Vice-campeão da Fórmula 3 de 2009, Claudio Cantelli também busca definir patrocinadores para retornar Á  categoria em 2013, assim como Daniel Politzer, que está em fase final de captação para fazer uma temporada completa na F3. Em 2010 e 2011 ele só disputou etapas avulsas.

Quem acha que correr uma temporada na Fórmula 3 Sul-americana custa muito caro, basta fazer comparação com outras categorias internacionais. Para disputar as 16 corridas de 2013 e todos os treinos da F3 Sul-americana são necessários R$ 500 mil, enquanto que a F3 Light sai pela metade do preço: R$ 250 mil.