F3 Sul-Americana: Categoria completa 25 temporadas em 2011

Com duas décadas e meia de história, categoria segue com a missão de formar novos talentos para as principais competições da Europa e dos Estados Unidos

Começa no próximo fim de semana (25 a 27 de março), no Autódromo do Velopark, no Rio Grande do Sul, a 25a temporada da Fórmula 3 Sul-Americana. A categoria terá 25 corridas neste ano, divididas em sete rodadas triplas e duas duplas, e um grid esperado de dez carros.

Além de etapas no Brasil, Argentina e Uruguai – que permanecem no calendário até hoje -, a F-3 também teve provas disputadas no Chile nesses 24 anos de história. No total, foram 37 circuitos, sendo oito de rua, localizados desde o sul do continente até o Nordeste brasileiro.

Em mais de duas décadas, equipes e pilotos da F-3 Sul-Americana passaram mais de 720 dias treinando ou correndo em autódromos e circuitos de rua em sessões oficiais, o que significa mais de dois anos de atividades. Nesse período, a Argentina venceu seis campeonatos e o Brasil, 18. Na disputa por equipes, são 16 títulos para o Brasil, e oito para a Argentina.

Recordes – Embora o maior número de campeões da Fórmula 3 seja de pilotos brasileiros, o principal recordista da categoria é o argentino Gabriel Furlan. Ele disputou 132 corridas, venceu 37 vezes e largou na pole position em 45 oportunidades. Tetracampeão da categoria, marcou, ainda, 34 melhores voltas ao longo de toda sua trajetória na competição. Em seus 25 anos de história, a F-3 Sul-Americana já recebeu pilotos de 18 países, e equipes argentinas, brasileiras e italianas, alem da inglesa Hitech Racing, que desde 2009 participa da competição.

Nova fase – Com o final da temporada 2010, a F-3 Sul-Americana vive o final de uma fase marcada pela passagem de pilotos como Yann Cunha, Bruno Andrade e Lu Boesel. Eles disputaram, integral ou parcialmente, os últimos três campeonatos da categoria e partem para novos desafios internacionais em 2011.

Dessa forma, o grid da F-3 passa a contar com novos nomes, que chegam à categoria oriundos do kart e da divisão Light da própria Fórmula 3. A organização da categoria espera dez carros nessa primeira prova realizada no Rio Grande do Sul. Veja o calendário completo da temporada:

Calendário 2011*
26 e 27 de março – Nova Santa Rita (RS)
28 e 29 de maio – Londrina (PR)
18 e 19 de junho – Rio de Janeiro (RJ)
16 e 17 de julho – Caruaru (PE)
27 e 28 de agosto – São Paulo (SP)
10 e 11 de setembro – Curitiba (PR)
25 e 26 de setembro – Rosário (Argentina) **
01 e 02 de outubro – Piriápolis (Uruguai)
29 e 30 de outubro – Brasília (DF)

*sujeito a alterações
** a confirmar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *