F3 Sul-Americana: Leo de Souza sai vitorioso do “ringue”

A largada da 21ª prova do ano da F3 Sudamericana Petrobras foi dada Á s 8:30 da manhã deste domingo de tempo lindo, céu aberto e sol prometendo ser muito forte. A pista ainda estava úmida e conservava algumas poças de água espalhadas pelos difÁ­ceis 3545m do traçado. A combinação desse piso traiçoeiro com o excesso de competitividade transformou a 21ª prova do ano da F3 Sudamericana em um verdadeiro “ringue de luta livre” que foi como o vencedor Leo de Souza se referiu aos 35 minutos e 25 voltas de disputa. Leo defendeu a sua 1ª posição até a última volta, mesmo sendo acossado por Lu Boesel que se recuperava de uma saÁ­da de pista logo na primeira volta, quando foi tocado, não intencionalmente por Yann Cunha. Como conseqüência desse mesmo choque Bruno Andrade perdeu o bico de seu Dallara 309-Berta, parou no Box e se arrastou até o final para terminar em 5º e perder a liderança do campeonato (por três pontos) para Yann Cunha que também parou no Box para trocar o pneu furado, em conseqüência do toque da primeira volta, mas terminou em 3º no pódio.

A maldição da liderança

Outros dois pilotos lutaram pela ponta e quando estavam Á  frente acabaram abandonando. Fabiano Machado teve problema no câmbio (quebra do eixo-piloto) quando liderava na 9ª volta e Pietro Fantin teve problemas elétricos quando liderava na 15ª volta. Até o vencedor Leo de Souza teve que, além de conter os ataques de Lu Boesel, administrar um problema de bateria nas três voltas finais. Em resumo uma prova repleta de percalços e que serviu de aperitivo perfeito para a prova da tarde e de mais um teste importante (planejamento de corrida e paciência) para esses pilotos em inÁ­cio de carreira.

Â

Ronaldo Freitas volta a dominar a F3 Light

Na categoria Light o recém coroado campeão de 2011 Fernando Kid Rezende bateu na terceira volta e ficou de fora. Duarte Ferreira (que largou na pole graças ao grid invertido) se manteve na liderança da categoria até que teve problemas no câmbio (provavelmente causado por ele mesmo, como confessou) e terminou em 3º. A vitória pela 6ª vez no ano ficou com Ronaldo de Freitas que chegou 2,3s Á  frente do colombiano Francisco Diaz autor de uma bela corrida, mas que perdeu muito tempo tentando ultrapassar Mateus Laba (da F3Sudam) que insistia em bloqueá-lo inutilmente já que não disputavam posição direta por serem de categorias diferentes. Laba acabou batendo a duas voltas do final logo depois de ter sido superado por Diaz.

Â

Logo mais tem a 22ª prova

Os carros estão todos sendo recuperados para a largada de logo mais Á s 13:20 com transmissões ao vivo pela RedeTV e RaceTV. Uma prova que terá Yann Cunha largando na pole já como lÁ­der do campeonato e Bruno Andrade largando em 4º e agora vice-lÁ­der, depois de se manter na ponta da F3 Sudamericana Petrobras desde o dia 30 de maio!