F3 Sulamericana: Cantelli Jr defende a tradição paranaense na categoria

Temporada tem sequência em Curitiba apenas uma semana depois da rodada de abertura. Piloto de Guarapuava está a três pontos do líder da competição.

A temporada 2009 da Fórmula 3 Sul-Americana, que começou no último final de semana (entre 05 e 07/6) no Autódromo Nelson Piquet em Brasília (DF), terá sua segunda rodada já no próximo sábado e domingo (13 e 14/6) – quando serão disputadas mais duas corridas no Autódromo Internacional de Curitiba. O Paraná, que é um dos estados com maior tradição no automobilismo brasileiro e sul-americano, será representado por dois pilotos na principal categoria de monopostos do continente. Cláudio Cantelli Júnior, representante da cidade de Guarapuava, no interior do estado, é piloto da equipe Bassan Motorsport. Já Leonardo de Souza, de Curitiba, compete pela Kemba Racing. Cantelli Júnior atualmente divide a segunda colocação na tabela de pontuação com o paulista Leonardo Cordeiro, ambos com 13 pontos. Já Leonardo de Souza é o 7º colocado na tabela, com 5 pontos. O líder do campeonato é o paulista Fernando Galera, piloto mais experiente da categoria, com 16 pontos.

Com a bagagem de ter corrido em categorias como a Fórmula Master e World Series by Renault na Europa, Cantelli Júnior foi destaque na abertura da temporada da Fórmula 3 Sul-Americana – e saiu de Brasília com um quarto lugar na primeira prova, tendo subido ao pódio com a segunda posição na prova seguinte. Em Curitiba, o piloto aposta em provas ainda mais equilibradas da Fórmula 3. “Curitiba é uma pista mais curta e menos complicada que a de Brasília. Lá, por exemplo, é comum as diferenças entre os tempos de volta ficarem altas. Em Curitiba os tempos devem ser mais próximos e a corrida, mas equilibrada”, aponta Cantelli Júnior.

Em um dos autódromos mais modernos do país – que recebe, entre outras competições, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC), Cláudio Cantelli Júnior tem dois pódios no currículo. Ambos na etapa de abertura da temporada 2006 da Fórmula Renault, quando fez a sua estreia no automobilismo. “Diferente de Brasília, Curitiba é uma pista que eu já conheço. Então a adaptação deve ser mais fácil”, comenta o piloto de Guarapuava. “Acho que temos grandes chances de brigar na frente no Paraná. Além de as primeiras corridas nos deixarem bem animados, vou correr em casa e quero fechar o final de semana com dois bons resultados”, destaca.

O Autódromo Internacional de Curitiba é um dos circuitos tradicionais da Fórmula 3 Sul-Americana. Inaugurado em 1967, possui um circuito misto com 3.695 metros de extensão e um oval – utilizado pela Stock Car – com 2.550 metros de extensão. Ao todo são sete curvas para a direita, quatro à esquerda e cinco trechos de reta. Já o campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 existe desde 1987 e, entre outros nomes, teve campeões como: Nelsinho Piquet (piloto da equipe Renault de Fórmula 1); Ricardo Zonta (ex-Fórmula 1 e atualmente na Stock Car); Christian Fittipaldi (ex-Fórmula 1 e Fórmula Indy); Bruno Junqueira (IRL) e Vítor Meira (IRL). Zonta, aliás, foi o último paranaense campeão da Fórmula 3 na América do Sul, em 1995.

A última vitória de um paranaense em Curitiba pela Fórmula 3 aconteceu em 2007, com William Starostik. A segunda etapa da F3 Sul-Americana 2009 começa na próxima sexta-feira com duas sessões de treinos livres e o treino classificatório para a 3ª etapa. No sábado será realizado o segundo treino classificatório do final de semana e a primeira prova. O domingo encerra a rodada com a 4ª etapa do certame.

Classificação após 2 provas:

1-) Fernando Galera (SP), 16 pontos
2-) Leonardo Cordeiro (SP) e Cláudio Cantelli Jr. (PR), 13
4-) Yann Cunha (DF), 8
5-) Nilton Molina (SP), 7
6-) Lu Boesel (DF), 6
7-) Leonardo de Souza (PR), 5
😎 Lucas Foresti (DF) e Igor Veras (GO), 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *