F3 Sulamericana: Categoria chega a metade da temporada

Sétima e oitava etapas do campeonato serão realizadas neste fim de semana no Autódromo Nelson Piquet, em BrasÁ­lia. Disputa pelo tÁ­tulo segue ainda mais acirrada que no ano passado, e envolve pelo menos cinco pilotos.


A Fórmula 3 Sul-Americana chega Á  metade de sua temporada 2007 neste fim de semana, com a realização da sétima e oitava corridas do campeonato no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em BrasÁ­lia. Com seis etapas já realizadas, a disputa pelo tÁ­tulo segue ainda mais acirrada do que em 2006 – a temporada mais competitiva da categoria nos 13 anos anteriores -, já que pelo menos cinco pilotos disputam diretamente a primeira colocação.

A liderança é do mineiro Clemente Faria Jr. (Cesário Fórmula), que soma 36 pontos na classificação geral e tem seis pontos de vantagem para o segundo colocado, Fernando Galera (Prop Car Racing). Geovane Cerutti (Castilho Motorsport), com 29, Ernesto Otero (Razia Sports), com 20, e Mario Romancini (Cesário Fórmula), com 18, também chegam Á  Capital Federal na posição de principais adversários do mineiro na disputa pela primeira posição na tabela.

“A rodada dupla disputada há duas semanas em Curitiba embolou ainda mais o campeonato e colocou pelo menos cinco pilotos na disputa direta pelo tÁ­tulo. Meu objetivo neste fim de semana é descontar parte da diferença que me separa do Clemente, para que eu possa iniciar a segunda metade do calendário com melhores chances de chegar ao fim do ano como campeão”, avaliou Ernesto Otero, quarto colocado na tabela e segundo melhor estreante na temporada.

Para atingir sua meta, o piloto carioca precisa terminar ambas as provas deste fim de semana Á  frente de seus principais adversários, e para isso aposta da experiência adquirida por sua equipe no circuito brasiliense para começar o fim de semana com um carro bem acertado.

“A Razia Sports tornou-se uma organização independente em 2007, mas teve sede em BrasÁ­lia durante dois anos, no perÁ­odo em que dividia a estrutura técnica com a Dragão Motorsport”, lembrou Otero. “Por isso, acredito que tenhamos um carro bem acertado para essa pista, embora o set up atual seja diferente por causa da mudança no composto dos pneus”, acrescentou o piloto.

A Razia Sports foi fundada no inÁ­cio deste ano pelo pai do atual campeão da categoria, Luiz Razia, que venceu uma das provas disputadas em BrasÁ­lia no ano passado. Além de Ernesto Otero, a equipe conta com dois outros pilotos: Nathan Silva e VinÁ­cius Quadros. A exemplo de Otero, Nathan realizou dois treinos no circuito brasiliense no inÁ­cio desta semana, com o objetivo de se familiarizar com o traçado.

“Realmente esta é uma pista muito técnica e que exige concentração e coragem por parte do piloto”, avaliou Nathan. “A volta é muito longa, são muitos pontos de referência e por isso procuramos fazer estes treinos de adaptação, antes da programação oficial da Fórmula 3 começar para valer”, completou o paulista, que na etapa curitibana conquistou seu primeiro ponto no campeonato.