F3 Sulamericana: Categoria volta aonde tudo começou

Interlagos, em São Paulo, abriu a temporada 2007 e no próximo final de semana recebe a rodada final. Título já foi decidido a favor de Clemente Júnior

A Fórmula 3 Sul-Americana, principal categoria de monopostos do continente, encerra sua temporada 2007 no próximo final de semana – entre 14 e 16 de dezembro – em São Paulo. O autódromo de Interlagos, na zona sul da capital paulista, recebeu as duas primeiras corridas do ano e agora sedia as duas últimas – a 15ª e 16ª. O título da Fórmula 3 já foi decidido no mês de setembro, na etapa de Santa Cruz do Sul (RS). Na oportunidade, o piloto Clemente Júnior (Banco Rural/Barbosa Mello/Oi/Vrum) garantiu por antecipação o campeonato ao somar 102 pontos contra 79 do seu adversário mais próximo na tabela de pontos – Mário Romancini, o segundo colocado. “ Com o título garantido, posso adotar uma estratégia mais ousada em São Paulo. Vou partir para vencer as corridas e fechar a temporada com mais vitórias”, diz o piloto que durante o ano todo preferiu um tom mais conservador, sempre correndo para somar pontos no campeonato.


Foi na primeira rodada do ano, em Interlagos, que Clemente começou sua caminhada para esse importante título na carreira. No mês de março ele venceu as duas corridas que abriram a temporada – e naquela oportunidade já despontara como grande candidato ao título. Mas para vencer em São Paulo novamente, o piloto da Cesário Fórmula prevê uma rodada bem mais disputada. “ São Paulo é sempre uma rodada difícil. É a pista que a maior parte dos pilotos e equipes conhecem melhor. Além disso, todos estão mais entrosados com o carro e experientes na categoria”, analisa Clemente Júnior. Com campeão e vice definidos, a rodada do próximo final de semana decide o terceiro lugar da Fórmula 3 Sul-Americana. A briga está entre o paulista Fernando Galera e o brasiliense Felipe Guimarães. Eles ocupam, respectivamente, a terceira e quarta posições e estão separados por oito pontos. Cada vitória na Fórmula 3 vale 10 pontos, tal qual na Fórmula 1.


A programação da 15ª e 16ª etapas prevê treinos livres na sexta-feira (14) de manhã em Interlagos. Ainda no mesmo dia os pilotos fazem a tomada de tempos para a primeira corrida no fim de semana. O sábado é reservado para a segunda tomada de tempos e a prova 15 da temporada. Domingo fecha a rodada e mais um ano na Fórmula 3 com a 16ª etapa. A entrada para o público no autódromo é franca durante os três dias de competição. Veja como é a programação da rodada final da F3 Sul-Americana:


Sexta-feira (14/12)


8h às 8h30 – Treino Extra
10h55 às 11h25 – 1º treino oficial
13h20 às 13h50 – 2º treino oficial
16h05 às 16h35 – Classificação 15ª etapa


Sábado (15/12)


9h30 às 10h – Classificação 16ª etapa
16h – Largada 15ª etapa


Domingo (16/12)


8h às 8h15 – Warmup
11h10 – Largada 16ª etapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *