F3 Sulamericana: Cerutti de ponta a ponta conquista sua 1ª vitória na categoria

A vitória na 3ª rodada do XXI Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 Sul-Americana, disputada neste sábado no Autódromo Internacional de Tarumã, foi do jovem brasiliense Geovane Cerutti (Colégio Galois/ Gênesis/ Brahma Oxox).

O piloto, de somente 16 anos, conquistou sua primeira vitória na categoria continental de modo magistral, após obter a pole no treino classificatório da sexta, e hoje dominou a corrida de ponta a ponta.

Para equipe dirigida por Alex Castilho foi também a primeira pole e primeira conquista, desde que deixou de ser Piquet Sport, e mudou sua sede para Curitiba, no início deste ano. Antes mesmo da volta de apresentação o paulista Douglas Soares (Prop Car) ficou fora da corrida com o motor quebrado. Na largada Cerutti, que largou na parte suja do traçado, soube manter sua posição e tracionando bem fechou a curva 1 à frente de Felipe Ferreira e Mario Romancini.  Motorsport).

O até então líder do campeonato, o mineiro Clemente Faria, deixou a corrida na segunda passagem com problemas na embreagem do seu Dallara F301-Berta. Destaque para largada do gaúcho Vinícius Quadros que ganhou cinco posições, depois de largar da última posição no grid. Fabio Beretta conseguiu superar Mario Romancini, e a batalha por um lugar ao pódio durou todas 31 voltas da prova.

Cerutti por sua vez, a cada volta foi ampliando sua vantagem e cruzou a bandeirada com mais de sete segundos de vantagem sobre Felipe Ferreira. Na 11ª passagem aconteceu o único acidente da corrida, quando o carro de William Starostik, com o acelerador travado, acabou batendo.

“Quero agradecer novamente aos meus patrocinadores, minha família e equipe pelo apoio e excelente carro que me entregaram. Estamos fazendo um bom trabalho e os resultados estão aparecendo naturalmente”, declarou Cerutti. “Corri sim de olho na vitória, mas isso é fruto natural de um bom trabalho. Nosso principal objetivo e continuar somando importantes pontos e assim ter condições de lutar pelo título”, completou com maturidade.

O pódio em Tarumã teve Cerutti, Felipe Ferreira e Fabio Beretta. Também pontuaram no veloz traçado gaúcho, Mario Romancini, Fernando Galera, Ernesto Otero, Denis Navarro e Felipe Guimarães. No campeonato a liderança agora é compartilhada entre Clemente Farias e Fernando Galera com 20 pontos cada. Denis Navarro aparece à seguir com 12 pontos e Geovane Cerutti tem 11.

Classificação final da 3ª rodada (2ª etapa) do XXI Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3:

1) Geovanni Cerutti (Castilho Motorsport), 31 voltas em30m40s473
2) Felipe Ferreira (Bassan Motorsport), a 7s070
3) Fabio Beretta (Bassani Racing), a 9s342
4) Mario Romancini (Cesário), a 10s909
5) Fernando Galera (Prop Car), a 12s250
6) Ernesto Otero (Razia Sports), a 30s546
7) Dennis Navarro (Bassani Racing), a 31s491
8) Felipe Guimarães (Amir Nasr), a 57s220
9) Douglas Hiar (Comtec), a 1 volta
10) Nathan Silva (Razia Sports), a 1 volta
11) Rodolpho Santos (Amir Nasr), a 1 volta
12) Vinícius Quadros (Razia Sports), a 1 volta
13) Leonardo Cordeiro (Lecor), a 10 voltas
14) Pedro Nunes (Baumer Motorsport), a 17 voltas
15) William Starostick (Dragão Motorsport), a 20 voltas
16) Clemente Faria Jr. (Cesário Fórmula), a 29 voltas
17) Douglas Soares (Prop Car), não largou

Campeonato de Pilotos

1) Clemente Farias, 20 pontos;
    Fernando Galera, 20
3) Denis Navarro, 12
4) Geovane Cerutti, 11
5) Ernesto Otero, 8
    Felipe Ferreira, 8
7) Lucílio Baumer, 6
    Fabio Beretta, 6
9) Mario Romancini, 5
10) William Starostik, 4
11) Douglas Soares, 3
      Douglas Hiar, 3
12 Felipe Guimarães, 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *