F3 Sulamericana : Ex-skatista impressiona na sua estréia em Santa Cruz do Sul

Paulista Tiago Pinheiro andou pela primeira vez na categoria na difícil pista gaúcha.

Se o experiente paulista Nelson Merlo dominou a sétima rodada dupla da Fórmula 3 Sul-Americana, disputada no último fim de semana (11 e 12/10) em Santa Cruz do Sul (RS), um skatista roubou a cena nas corridas válidas pela 13ª e 14ª etapas do campeonato. Fazendo sua estréia na categoria mais rápida do continente, o paulista Tiago Pinheiro (Webmotors/Mendes Pereira Corretora de Seguros/Santal/Fazenda Morada da Prata/Marinella Picci/CVC/Center Cargo) pontuou entre os seis primeiros em ambas as provas e impressionou a todos no paddock. “Corri na chuva, no seco, não rodei nas corridas, isto foi muito legal”, conta o mais novo piloto do automobilismo brasileiro.


 


Velocidade sempre esteve no sangue de Tiago Pinheiro. Apaixonado por skate, desde pequeno ele se arriscou nas competições de Downhill, que são descidas de asfalto a mais de 120 km/h! “Eu comecei a praticar o Downhill por que sempre fui um apaixonado por velocidade e adrenalina. Quando vi um skatista descendo uma ladeira a mais de 100 por hora eu decidi que queria fazer aquilo, pois fiquei impressionado com o que vi. No skate Downhill certamente aprendi muita coisa que eu fui por em pratica no automobilismo, como por exemplo, as noções de curva, tangência e vácuo, onde se trabalha muito. O atleta de Downhill certamente adquire muita experiência, que pode executar em diversos campos e com o automobilismo não foi diferente”.


 


Aos 21 anos ele decidiu começar uma carreira no automobilismo, mesmo sem antes ter andado de kart, tampouco em indoor amador. No meio do ano Tiago fez duas provas experimentais de Fórmula São Paulo. “Eu decidi partir para o automobilismo porque sempre fui apaixonado por corridas. Sempre achei que se um dia eu tivesse a chance de pilotar um carro de corrida, eu ia dar o meu melhor e fazer o possível para que a minha chance se tornasse uma profissão, pois sou um menino sonhador e o meu sonho sempre foi ser piloto”, contou. Competindo pela Bassan Motorsport, ele estreou na quinta etapa do certame, direto no treino oficial. Sem conhecer o carro e a pista, terminou a prova na sétima colocação. Na corrida seguinte, já chegou em quinto.


 


O passo seguinte, ousado, foi a F3. Estreou como na F-São Paulo, praticamente sem nunca ter andado no carro. E justamente em Santa Cruz do Sul, considerado por muitos o circuito mais técnico do Brasil. “Minha estréia foi muito produtiva. Ganhei muita experiência, tentei andar no meu limite, que ainda não é o limite do carro. Estou aprendendo tudo, as reações do carro, os caminhos da pista…”, explica o esportista, que antes de iniciar no automobilismo, nunca havia sequer sentado no banco de um kart.


 


Os resultados foram bastante convincentes para um estreante tão inexperiente. Ele foi o sexto colocado na primeira corrida, debaixo de chuva, e ganhando posições com muita disputa. No complemento da rodada ele foi um dos destaques da prova. Com bastante garra e uma pilotagem agressiva, ele chegou a andar em segundo e terminou na quinta colocação. “O resultado por enquanto não diz nada. A minha referência é o vencedor, tenho que trabalhar forte para chegar nele”, fala o ambicioso piloto, que contou com os apoios de Webmotors/Mendes Pereira Corretora de Seguros/Santal/Fazenda Morada da Prata/Marinella Picci/CVC/Center Cargo.


 


O mais empolgado com o desempenho de Tiago foi seu chefe de equipe, Eduardo Bassan. Ele ficou muito satisfeito com o que viu em Santa Cruz do Sul. “Foi uma das melhores estréias que já vi no automobilismo. Não pelo resultado, mas pela atitude, o comportamento dele na pista”, garante. A conduta de seu piloto foi a segunda felicidade que o dirigente teve no fim de semana. “No sábado eu tive a alegria de receber a notícia que o meu terceiro filho havia nascido em São Paulo. Agora eu tenho quatro meninos para cuidar”, brinca o engenheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *