F3 Sulamericana: Lucas Foresti inicia treinos

O piloto Lucas Foresti (SulAmércia Seguros / Ipiranga) deu início na última semana a mais um importante passo em sua vitoriosa carreira no automobilismo. No tradicional Autódromo Nelson Piquet, em Brasília – DF, sua cidade natal, o piloto começou o seu contato com a Fórmula-3.

Com pouco mais de dois anos de experiência no kart, Lucas, que já conquistou o vice-campeonato Brasileiro em 2007, na categoria Novatos, e a pole-position deste ano, na Graduados “B”, procurou a vitoriosa equipe Amir Nasr Racing para fazer sua transição entre o kart e os carros.

O time comandado pelo empresário Amir Nasr nasceu em 1980 e, atualmente, além da Fórmula-3, compete com dois carros na Copa Nextel Stock Car com o time denominado ANR/Red Bull Racing. Famosa por seu programa “Pre-season” a equipe já auxiliou vários pilotos neste momento de transição como Hélio Castroneves, Bruno Junqueira, Antônio Pizzonia, Cristiano da Matta, Átila Abreu, Constantino Júnior dentre vários outros.

Na F-3 a equipe já fez história e acumula cinco títulos por equipe, dois títulos de pilotos, 53 vitórias, 39 pole-positions e 46 melhores voltas. O carro, uma verdadeira máquina, conta com chassis italiano Dallara, motor Ford Berta de 2,2 litros e 250 cavalos de potência. Apoiado sob pneus Pirelli o bólido atinge na principal reta do circuito brasiliense a velocidade de 260 km/h.

Foresti começou seus treinos fazendo apenas o reconhecimento do traçado e se familiarizando com trocas de marcha e a velocidade, completamente diferentes do que ele estava acostumado. Foram várias voltas em ritmo moderado e, a cada passagem, seu tempo de volta diminuía em relação à volta anterior.

No dia seguinte, após várias instruções do engenheiro de seu carro e do chefe da equipe, Lucas entrou em um carro já com pneus novos e, confiante, foi para a pista para realmente acelerar. Foram 10 voltas rápidas, aproveitando todo o potencial e a aderência dos pneus novos. Na volta aos boxes o piloto recebeu várias informações e voltou para a pista. Foram mais 15 voltas onde o piloto vivenciou, até mesmo, uma escapada na curva da Bruxa e uma rodada na “zero”.

Sem se preocupar com os pequenos erros Lucas encerrou esta primeira sessão de treinos muito feliz. “Estava ansioso para começar a treinar no F-3. O carro é muito rápido e as reações são completamente diferentes do kart. Quero muito me preparar bem para, na próxima temporada, começar com o pé direito e desde o início brigar por vitórias e elevar o nome da SulAmérica Seguros e da Ipiranga, empresas que continuam acreditando em meu potencial”, finalizou.

De volta ao kart

Após este primeiro treino Lucas volta à sua temporada do kart. Nesta sexta-feira, dia 15, o piloto embarca para São Paulo onde, no sábado (16), disputará a sexta rodada da Copa São Paulo Light.

Atual líder da competição na categoria Sprinter “A”, principal do Certame, Foresti quer aproveitar de seu bom momento no esporte para acumular a maior quantidade de pontos possível e, assim, dar mais um importante passo na disputa pelo título da temporada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *