F3 Sulamericana: Para Cantarelli Jr., Rio é oportunidade de reação

Piloto paranaense aposta em bom rendimento na quinta e sexta etapas do ano para se aproximar da liderança do campeonato.

A temporada 2009 da Fórmula 3 Sul-Americana terá sequência no próximo final de semana (10 a 12/7), com a realização da 5ª e 6ª etapas no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Por se tratar de uma pista raramente utilizada pelas equipes para testes privados, o piloto paranaense Cláudio Cantelli Júnior vê uma excelente oportunidade para recuperar a desvantagem que tem na evolução do conjunto Dallara/Berta utilizado pela categoria. Confirmado para participar do certame apenas poucos dias antes da rodada de abertura, Cantelli não teve a oportunidade de desenvolver o carro na pré-temporada e agora corre contra o tempo. “As duas primeiras rodadas foram um pouco difÁ­ceis porque não conhecÁ­amos bem o carro, muitas reações ainda eram novas mesmo para a equipe”, lembra o piloto da Bassan Motorsport, terceiro colocado na classificação do campeonato, falando do F309, novo chassi italiano que a Fórmula 3 Sul-Americana estréia na temporada 2009.

Equipe e piloto aproveitaram o intervalo desde a etapa de Curitiba, no final do mês de maio, para realizarem dois dias de testes particulares na cidade de Campo Grande (MS) na semana passada. “Foram dois dias muito produtivos, onde pudemos recuperar terreno em relação aos outros times e desenvolver nosso carro. Não tenho dúvidas que vamos chegar no Rio de Janeiro ainda mais fortes e com boas chances de brigar entre os primeiros”, avalia Cantelli Júnior, que carrega no currÁ­culo a experiência de campeonatos como a Fórmula Master e a World Series by Renault, na Europa. “Completei quase 200 voltas em dois dias de trabalho. Coletamos muita informação do carro e testamos diferentes opções de set-up”, destaca.

No autódromo de Jacarepaguá, a partir da próxima sexta-feira – quando começam os treinos livres – Cláudio Cantelli Júnior ainda terá o apoio de um engenheiro vindo da Europa, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento do carro. â€œÉ um engenheiro que tem experiência na Fórmula 3 Europeia, então trará coisas boas para usarmos aqui”, aponta o paranaense. A rodada em Jacarepaguá começa na sexta-feira com duas sessões de treinos livres e a tomada que define o grid da 9ª etapa. No sábado, além da primeira prova do final de semana, há também a tomada de tempos da 10ª etapa – que será disputada no domingo. Depois de quatro etapas disputadas na Fórmula 3 Sul-Americana, Cláudio Cantelli Júnior é o terceiro colocado no campeonato a dez pontos do lÁ­der, o paulista Leonardo Cordeiro.