F3: Temporada começa nesta quinta-feira em Curitiba

Dia extra de treinos será fundamental para os trabalhos de acerto dos carros. Programação oficial prevê apenas duas sessões de meia hora na sexta-feira, antes do primeiro treino classificatório.

Os motores começam a roncar amanhã (quinta, 23/3) para a temporada de 2006 da Fórmula 3 Sul-Americana. A partir desta quinta-feira, os pilotos e equipes da categoria se reúnem no Autódromo Internacional de Pinhais, na Grande Curitiba, para os treinos livres que antecedem a programação oficial da rodada dupla de abertura da temporada. O campeonato começa para valer na sexta-feira, quando serão realizados dois treinos cronometrados de meia hora e uma sessão de classificação para a corrida de sábado.

Para os pilotos, a chance de poder acelerar um dia antes do previsto representa uma grande vantagem, já que os trabalhos de acerto dos carros para a primeira rodada dupla do ano poderão ser feitos com mais tranqüilidade. “As sessões de treinos oficiais serão bastante curtas, o que faz com que esse teste extra na quinta-feira seja fundamental”, opinou o piloto baiano radicado em Brasília, Luiz Razia (Dragão Motorsport). “Por mais que as equipes tragam um bom acerto básico para os carros, os ajustes mais finos às vezes levam tempo e, como esperamos uma temporada muito competitiva, esses pequenos acertos podem fazer toda a diferença”, completou o piloto.

Em seu segundo ano na Fórmula 3 Sul-Americana, Luiz Razia começa a temporada em alta depois dos bons testes que realizou em Curitiba, Brasília e São Paulo nos últimos dois meses. Ele baixou o tempo da pole position nas pistas do Paraná e do Distrito Federal, e ficou perto de sua própria marca em São Paulo – onde conquistou a segunda pole de sua carreira na categoria, na etapa de encerramento do ano passado.

“Fizemos uma pré-temporada bastante consistente e isso me deixa confiante”, declarou Razia. “Testamos suspensão, motores e até calibragem de pneus. Tudo para que pudéssemos brigar pela vitória nessa corrida e sair na frente na disputa pelo campeonato”, declarou o piloto, que com apenas 17 anos de idade já soma duas vitórias, três pole positions e dois recordes de pista na categoria continental.

A expectativa de Razia é de que a temporada que começa neste fim de semana seja uma das mais competitivas dos últimos anos da Fórmula 3 Sul-Americana. Isso porque a categoria passa por um período de renovação, com muitos nomes vindos da Fórmula Renault – como o campeão Nelson Merlo e Bia Figueiredo – e do Kart – entre eles Clemente Faria Jr. e Pedro Nunes. Por isso, a expectativa é de que o grid seja superior a 15 carros na maioria das provas do ano.

“Certamente será um campeonato muito difícil e por isso não podemos poupar esforços. Treinar deverá ser uma constante ao longo do ano, e tudo indica que a equipe mais bem entrosada e que sofrer menos quebras possa chegar ao título com mais facilidade”, finalizou o piloto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *