F3000: Renovada, categoria começa temporada de 2007 neste domingo, na Itália

Autódromo de Vallelunga, a 30 km de Roma, será o palco das duas primeiras corridas do campeonato. Grid terá a presença de dois brasileiros.

Enquanto o automobilismo brasileiro volta suas atenções para a primeira corrida da temporada de 2007 da Copa Nextel Stock Car, dois jovens pilotos do país iniciam mais uma fase na longa jornada rumo à Fórmula 1. O baiano Luiz Razia e o paulista Diego Nunes participarão neste fim de semana, na Itália, da rodada dupla de abertura da Fórmula 3000 Euroseries, e vão reeditar em terras internacionais parte da disputa que incendiou a Fórmula 3 Sul-Americana em 2006. Razia, campeão da categoria continental no ano passado, vai correr pela Fisichella Motorsport e Nunes, o terceiro colocado na Fórmula 3, assinou com a Minardi para esta temporada.

Os dois jovens talentos do automobilismo nacional apostaram suas fichas na Fórmula 3000 devido ao novo pacote técnico apresentado para este ano, que deixou a categoria mais parecida com a badalada GP2 – atualmente a principal porta de entrada para a Fórmula 1. A primeira prova do ano será no Autódromo de Vallelunga, a 30km de Roma, capital da Itália, e a temporada terá outras sete rodadas duplas nos circuitos de Misano (Itália), Hungaroring (Hungria), Magny Cours (França), Mugello (Itália), Nurburgring (Alemanha), Spa (Bélgica) e Monza (Itália).

“Vejo a Fórmula 3000 como uma opção tão vantajosa quanto a GP2 para quem se prepara para a Fórmula 1 porque a categoria tem um pacote técnico muito parecido, custa menos e ainda permite treinos particulares. Na GP2 não se pode treinar e isso faz toda a diferença principalmente para quem está estreando no automobilismo internacional e não conhece os circuitos que fazem parte do calendário”, declarou Razia.

Em 2007 a Fórmula 3000 usará o mesmo motor, o mesmo câmbio e a mesma eletrônica da GP2, e terá um novo kit aerodinâmico. “O chassi usado na Fórmula 3000 ainda é o mesmo do ano passado e as diferenças vão além, já que a GP2 utiliza outro tipo de pneu. Mas, só o fato de termos um motor mais potente e um câmbio seqüencial com acionamento no volante já significa um grande passo adiante. Tudo isso, no entanto, ganha mais importância se levarmos em conta o fato de que os treinos particulares são permitidos”, acrescentou Razia, que tem 20 testes agendados com a equipe FMS para este ano.

O piloto baiano será companheiro de equipe do colombiano Omar Covelli na Fisichella Motor Sport. Já Diego Nunes terá o italiano Davide Rigon ao seu lado na Minardi. A programação da rodada de abertura da Fórmula 3000 prevê a realização de apenas um treino livre de uma hora no sábado (21), antes da tomada de tempos que define o grid de largada. No domingo serão realizadas duas corridas. A primeira delas terá duração de 18 voltas e a segunda, de 23.

O calendário completo da temporada de 2007 da Euroseries é o seguinte:
22/04 – Vallelunga (Itália)
06/05 – Misano (Itália)
17/06 – Hungaroring (Hungria)
15/07 – Magny Cours (França)
22/07 – Mugello (Itália)
26/08 – Nurburgring (Alemanha)
14/10 – Spa (Bélgica)
21/10 – Monza (Itália)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *