F4 Francesa: Caio Collet vence duas vezes em Jerez e é campeão antecipado

O Brasil tem mais um novo título nas categorias de base do automobilismo mundo afora. Depois do título de Felipe Drugovich na Euro F3 Open, agora é a vez de Caio Collet se sagrar campeão da Fórmula 4 Francesa. Neste final de semana, na Espanha, o piloto de 16 anos fez duas poles e venceu de ponta a ponta a corrida 1 e a corrida 3 da rodada tripla em Jerez. A conquista do título vem com uma rodada de antecedência.

“Estou muito feliz por conquistar o campeonato em Jerez, mas vamos seguir brigando por bons resultados em Paul Ricard. Tem sido um ano de muito aprendizado. Agradeço muito a todos que confiaram em mim nesta temporada, aos patrocinadores e a toda a minha família”, disse Caio.

Além das vitórias, Collet também registrou as melhores voltas em ambas provas. Na corrida 2, com os dez primeiros invertidos no grid (resultado da corrida 1), o brasileiro largou em décimo e terminou na sexta colocação. Mesmo nunca tendo andado na pista de 4,428 km, o piloto foi dominante durante os treinos livres, confirmando o bom desempenho nas provas. Na corrida 3, ele venceu com incríveis 13 segundos de vantagem para o segundo colocado.

“A tomada de tempos foi muito importante. Consegui fazer a pole position para as corridas 1 e 3 e, em ambas, larguei bem e consegui imprimir um bom ritmo para me mandar na frente. Ao mesmo tempo, também consegui preservar bem os pneus e chegar às vitórias que foram essenciais para a conquista deste título”, comentou.

O balanço na temporada também é impressionante. Em 2018, Collet acumula sete poles, sete vitórias, um segundo e dois terceiros lugares. No próximo dia 14, ele disputa a rodada tripla final na pista de Paul Ricard, na França. Com 270,5 pontos, o brasileiro não pode mais ser superado. Ele tem 74,5 pontos de vantagem para Arthur Leclerc, o segundo colocado, que é irmão de Charles Leclerc. (em Paul Ricard a pontuação máxima que um piloto pode alcançar é 65 pontos).

Fonte: Globo Esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *