F4 Sudam: Categoria inicia temporada com três brasileiros no Uruguai

runo Baptista, Enzo Bortoleto e Felipe Ortiz confirmam participação na primeira temporada do novo campeonato sul-americano de automobilismo

Criada com o objetivo de estimular o automobilismo sul-americano, a F4 Sudam contará com três brasileiros no grid para a sua primeira corrida, que será realizada neste fim de semana, na cidade de Mercedes, no Uruguai. Recém-saídos do kart, Bruno Baptista, Enzo Bortoleto e Felipe Ortiz acertaram a participação para toda a temporada e disputarão o título da categoria com pilotos argentinos e uruguaios. Para o trio brasileiro, a Fórmula 4 tem tudo para se estabelecer como um novo caminho para quem procura uma carreira internacional.

“Achei fantástica a ideia de criar um campeonato sul-americano, levando-se em conta a dificuldade que os pilotos têm de encontrar uma categoria com bom custo/benefício para essa idade”, explicou Bortoleto, de apenas 15 anos. “Gostei muito do carro, fiz dois dias de treinos na pista de El Pinar, no Uruguai, e acho que vai ser uma verdadeira escola para todos nós. Tem uma tocada rápida e bem técnica”, completou o piloto, que tem quatro anos de experiência no kartismo brasileiro e internacional.

Bruno Baptista também demonstrou bastante animação com o fato de poder disputar um campeonato internacional com 16 anos. “É muito bom adquirirmos este tipo de experiência ainda jovens. O melhor de tudo é que podemos participar de um campeonato novo sem ter que mudar de país e abandonar a escola. Além disso, o carro é muito bom para quem está saindo do kart. Tem câmbio sequencial e volante de GP3. Não é um salto tão grande e podemos aprender com os engenheiros cedidos pela organização”, relatou.

Já Felipe Ortiz vê com bons olhos o ressurgimento das competições sul-americanas. “A criação da Fórmula 4 é a esperança de resgatar o automobilismo da América do Sul, que foi tão forte nas décadas passadas”, disse o piloto de 15 anos. “Agora temos uma opção com custos relativamente baixos para dar prosseguimento no esporte. Faltava esse degrau entre o kart e a Fórmula 3. O carro é bem legal, dá a oportunidade de começar a trabalhar no acerto das asas e o piloto começa a sentir as reações de um carro com suspensão”, complementou.

O primeiro treino livre válido pela primeira etapa da temporada acontece na sexta-feira. A segunda sessão livre, a classificação e a primeira corrida serão no sábado. A prova final acontecerá no domingo.

Programação (horário de Brasília):

Sexta
14h50 às 15h20 – 1° Treino Livre

Sábado
9h20 às 9h50 – 2° Treino Livre
11h20 às 11h35 – Classificação
17h40 – Corrida 1 (22 voltas ou 30 minutos + 1 volta)

Domingo
11h20 – Corrida 2 (22 voltas ou 30 minutos + 1 volta)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *