Endurance Gaúcho: Show de velocidade e recorde de inscritos em prova de longa duração em Tarumã

O primeiro domingo de automobilismo no Autódromo de Tarumã em 2014 viveu os extremos com a modernidade dos protótipos do Endurance e a nostalgia dos antigos modelos da categoria Classic. A prova do Endurance, de 3 horas de duração e vencida por Tiel de Andrade com o Tubarão número 5 de Campo Bom foi saudada por todos pela competitividade e pelo grande número de competidores.

– Conseguimos ser rápidos sempre. No ano passado perdemos essa mesma corrida na última volta. Tomei uma batida na lateral, mas conseguimos nos recuperar. Eu consegui só manter o carro na pista e graças a Deus vencemos – comemorou Tiel.

O grid, formado por 43 carros, foi histórico e poucas vezes visto no Autódromo de Tarumã. A corrida de Endurance teve largada às 12h30 com tempo nublado. A pole position foi do MR18 de Felipe Roso, Vinicius Roso e Claudio Ricci que cravou o tempo de volta em 1 min 01s 627. Logo na arrancada, quem tomou a dianteira foi o protótipo número 10 de Cristiano Almeida, João Cardoso Jr e Vicente Orige.

Quando a corrida se aproximava de uma hora de duração, a esperada chuva começou a chegar na região de Viamão. A pequena garoa, porém, não chegou a atrapalhar o trabalho das equipes. O protótipo Tubarão de Tiel de Andrade assumiu a dianteira mantendo uma volta de vantagem sobre o segundo colocado.

Dois dos favoritos foram perdendo em relação aos ponteiros por problemas mecânicos. Foi o caso do MR 18 que na segunda hora de prova não figurava nem entre os 10 primeiros. O MRX 10 ficou longo tempo parado nos boxes até consertar um problema eletrônico.

Na segunda hora de prova, o protótipo Tubarão se mantinha na dianteira ameaçado de perto pelo MRX 65 de Nilson Ribeiro e José Ribeiro e pelo MRX 12 de Jindra Kraucher e Luciano Cardoso. Em meio às paradas de Box o carro 12 chegou a roubar a liderança, mas logo em seguida, Tiel de Andrade recuperou-se levando o carro na primeira colocação até a linha de chegada.

Na Copa Classic a atração foi a velocidade dos ponteiros José Sala com um Fusca seguido de perto por 3 Passat de Roberto Lacombe, Nereu Rebecchi e Cleiton Krause. Mesmo nas últimas posições outros clássicos ganharam carinho do público como DKW, Chevette, Brasília, Escort, Mini Cooper e Fiat 147.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *