F4 Sudam: Felipe Ortiz vence e comanda pódio brasileiro

Piloto toma a liderança na largada e vence praticamente de ponta a ponta a segunda prova da rodada dupla da categoria; Bruno Baptista e Enzo Bortoleto terminam na sequência

Felipe Ortiz venceu neste domingo a segunda prova da rodada dupla de abertura da temporada 2014 da F4 Sul-americana (Sudam), realizada em Mercedes, no Uruguai. O paulista registrou seu nome como o primeiro brasileiro a ganhar uma corrida na nova categoria do automobilismo, além de comandar a festa verde e amarela em solo uruguaio. Os compatriotas Bruno Baptista e Enzo Bortoleto completaram o pódio. Além da vitória, Ortiz assumiu a liderança do campeonato com 40 pontos, três à frente de Baptista.

O piloto de São Paulo largou da quarta posição e ainda na primeira volta assumiu a liderança da corrida. Baptista, que partiu do quinto posto, também teve um bom início e realizou uma corrida agressiva, ultrapassando quem estava à frente. Bortoleto teve seu momento de líder, mas por pouco tempo. O piloto deixou escapar a liderança e a segunda posição, mas concluiu a prova em terceiro lugar.

“Foi fantástico, não tinha como ser melhor. Larguei muito bem e logo na primeira volta assumi a liderança da corrida para não perdê-la mais. Foi uma vitória maiúscula e estou muito satisfeito com o comportamento do carro. Estava virando rápido e constante”, afirmou o vencedor, que fez questão de elogiar bastante a organização da F4 Sudam. “Gostei muito, superou minhas expectativas. É uma verdadeira categoria-escola. Tudo é muito bem organizado e os carros são equilibrados”, acrescentou.

Segundo colocado, Bruno Baptista novamente teve um bom desempenho e repetiu o resultado da primeira prova. “Largando em quinto, tinha que partir em busca das ultrapassagens logo no início da corrida. Pulei para o quarto lugar e fui ganhando posições no decorrer da prova. Porém, o Felipe abriu bastante e ficou difícil de chegar nele. De qualquer forma, os dois pódios foram ótimos. Começamos muito bem o campeonato. Estou muito feliz”, explicou o piloto, que registrou a volta mais rápida da prova.

Enzo Bortoleto também saiu satisfeito com seu resultado no fim de semana. O piloto assumiu a liderança na primeira volta, mas não conseguiu segurar os ataques de Ortiz. “Larguei da segunda posição, fui para a liderança momentaneamente, mas logo o Felipe me passou. Depois, consegui manter o ritmo durante um bom tempo, mas o Bruno estava muito rápido e me passou no final. O que conta muito nas provas é a adaptação ao traçado e encontrar o equilíbrio entre velocidade e administração de pneus”, frisou.

A próxima etapa da F4 Sudam será realizada nos dias 3 e 4 de maio, no circuito de El Pinar, também no Uruguai.

Resultado final da segunda corrida:
1) Felipe Ortiz (BRA) – 18 voltas – 25m04s813
2) Bruno Baptista (BRA) – a 5s117
3) Enzo Bortoleto (BRA) – a 6s802
4) Federico Ensslin (URU) – a 13s894
5) Francisco Cammarota (URU) – a 14s985
6) Frederick Balbi (URU) – a 15s434
7) Alessandro Salerno (ARG) – a 30s017
8) Mauro Marino (ARG) – a 34s194

Classificação do campeonato:
1) Felipe Ortiz (BRA) – 40 pontos
2) Bruno Baptista (BRA) – 37 pontos
3) Frederick Balbi (URU) – 34 pontos
4) Enzo Bortoleto (BRA) – 26 pontos
5) Federico Ensslin (URU) – 24 pontos
6) Alessandro Salerno (ARG) – 14 pontos
7) Francisco Cammarota (URU) – 14 pontos
8) Mauro Marino (ARG) – 8 pontos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *