F4 Sul-americana: Categoria inicia segunda temporada no Uruguai

Categoria-escola tem primeira rodada dupla no circuito de El Pinar. Nove pilotos de cinco nacionalidades estarão no grid
A F4 Sul-americana inicia a segunda temporada de sua história neste fim de semana, no Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, nos arredores de Montevidéu, no Uruguai. A categoria, criada há dois anos com o objetivo de ser o primeiro passo para jovens talentos recém-saÁ­dos do kart, vem ganhando força no continente por apresentar um conceito-escola com baixo custo, que proporciona ao piloto o aprendizado básico do automobilismo.

A F4 Sul-americana inicia a segunda temporada de sua história neste fim de semana, no Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, nos arredores de Montevidéu, no Uruguai. A categoria, criada há dois anos com o objetivo de ser o primeiro passo para jovens talentos recém-saÁ­dos do kart, vem ganhando força no continente por apresentar um conceito-escola com baixo custo, que proporciona ao piloto o aprendizado básico do automobilismo.

Nos primeiros meses do ano, a F4 Sudam realizou uma série de testes com novos pilotos na mesma pista de El Pinar. Do grupo, nove competidores de cinco nacionalidades – Brasil, Chile, Equador, Peru e Uruguai – fecharam participação para a rodada dupla de abertura da temporada. O objetivo da F4 Sul-americana é tornar o campeonato cada vez mais acessÁ­vel para os pilotos do continente e, no futuro, levar a categoria para novas praças esportivas.

O que diz o promotor da categoria, Gerardo “Tato” SalaverrÁ­a?

“Acredito que teremos uma temporada muito competitiva devido Á  chegada de novos pilotos. Estamos difundindo a categoria para diversos paÁ­ses do continente sul-americano e o retorno tem sido excelente. Os custos da F4 Sudam são baixos para os padrões do automobilismo e o pacote técnico – com tecnologia de ponta – permanece o mesmo do ano passado. Teremos apenas pneus novos da Pirelli, que melhoraram o desempenho e o comportamento do carro”.

O carro

Os chassis da F4 Sul-americana são os franceses Signatech, feitos em fibra de carbono com padrão FIA de qualidade e segurança. O câmbio é o Sadev SL66 sequencial e os motores Fiat Power Train 1.8 de 150 cavalos desenvolvem uma velocidade que supera os 200km/h. O volante é o mesmo utilizado pela GP3, com aquisição de dados e sensores dos principais parâmetros de motor, força G, velocidade e freios. Quanto ao set up, os pilotos podem apenas mexer na calibragem dos pneus e na inclinação da asa traseira.

Pilotos
#12 – Leandro Guedes (Brasil)
#20 – Rodrigo Pflucker (Peru)
#33 – Nicolás Muraglia (Uruguai)
#42 – Lorenzo Mauriziano (Chile)
#43 – Pedro Cardoso (Brasil)
#52 – Pedro Caland (Brasil)
#55 – Jorge Matos (Equador)
#60 – Juan Manuel Casella (Uruguai)
#69 – Diego Muraglia (Uruguai)

Calendário
1ª etapa – 24 de maio – El Pinar (Uruguai)
2ª etapa – 7 de junho – Santa Cruz do Sul (Brasil)
3ª etapa – 19 de julho – Rivera (Uruguai)
4ª etapa – 16 de agosto – A confirmar (Argentina)
5ª etapa – 13 de setembro – Buenos Aires (Argentina)
6ª etapa – 4 de outubro – Junin (Argentina)
7ª etapa – 8 de novembro – El Pinar (Uruguai)
8ª etapa – 6 de dezembro – A confirmar (Brasil/Uruguai)

Programação do fim de semana (horário de BrasÁ­lia):

Sexta-feira (22/05)
15h50 Á s 16h20 – 1º Treino livre

Sábado (23/05)
9h20 Á s 9h50 – 2º Treino livre
12h20 Á s 12h35 – Classificação
16h35 – Corrida 1 (20 minutos + 1 volta)

Domingo (24/05)
11h30 – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)