FIA F3 European: Raffaele Marciello e Pascal Wehrlein vencem em Monza

O italiano Raffaele Marciello (Prema) e o alemão Pascal Wehrlein (Mucke) foram os vencedores da etapa de abertura da temporada, em Monza, na Itália. Marciello venceu duas provas, a primeira e a terceira, com Wehrlein sendo o vencedor da segunda prova da rodada tripla.

A duas primeiras provas foram disputadas no sábado (23/03). Marciello venceu a primeira prova, com seu parceiro de equipe, o alemão Lucas Auer, completando a dobradinha da Prema. Wehrlein foi o terceiro.

Ášnico brasileiro na prova, em um grid com 29 pilotos, Luis Derani (Fortec) terminou na 11ª posição.

Com muita chuva, Wehrlein venceu a segunda prova, seguido por Marciello. O britânico Tom Blomqvist (Eurointernational) completou o pódio.

Derani terminou em nono, mas recebeu uma punição de dez segundos, por não respeitar bandeiras, e caiu para a 19ª colocação.

A prova foi marcada pelo forte acidente do sueco Mans Grenhagen (Van Amersfoort) que capotou após um toque com outros dois carros. O piloto saiu ileso do carro.

A terceira prova, no domingo (24/03), foi interrompida antes do final, devido Á  forte chuva. Marciello venceu, com Wehrlein em segundo. O britânico Alex Lynn (Prema) fechou o pódio.Derani conseguiu o seu melhor resultado, quinto lugar. Com o encerramento antes do final, a prova teve a metade dos pontos computados.

Com os resultados, Marcielo lidera o campeonato com 55,5 pontos. Wehrlein é o segundo com 49. O britânico Harry Tincknell (Carlin) é o terceiro com 24. Derani com cinco, está na 11ª posição.

A próxima etapa acontece em Silverstone, na Inglaterra, entre os dias 13 e 14 de abril.

Final, prova 1:

1 – Raffaele Marciello (Dallara-Mercedes) – Prema – 19 voltas
2 – Lucas Auer (Dallara-Mercedes) – Prema – 2″079
3 – Pascal Wehrlein (Dallara-Mercedes) – Mucke – 5″200
4 – William Buller (Dallara-Nissan) – Tsport – 13″956
5 – Harry Tincknell (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 15″855
6 – Felix Serralles (Dallara-Mercedes) – Fortec – 23″933
7 – Jordan King (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 24″316
8 – Alex Lynn (Dallara-Mercedes) – Prema – 27″867
9 – Dennis Van De Laar (Dallara-Volkswagen) – Van Amersfoort – 34″768
10 – Eddie Cheever (Dallara-Mercedes) – Prema – 35″304
11 – Luis Derani (Dallara-Mercedes – Fortec – 36″399

Final, prova 2:

1 – Pascal Wehrlein (Dallara-Mercedes) Mucke – 14 voltas
2 – Raffaele Marciello (Dallara-Mercedes) Prema – 2″569
3 – Tom Blomqvist (Dallara-Mercedes) Eurointernational – 3″018
4 – Felix Rosenqvist (Dallara-Mercedes) Mucke – 5″160
5 – Harry Tincknell (Dallara-Volkswagen) Carlin – 6″964
6 – Alex Lynn (Dallara-Mercedes) Prema – 7″888
7 – Felix Serralles (Dallara-Mercedes) Fortec – 8″804
8 – Joshua Hill (Dallara-Mercedes) Fortec – 9″279
9 – Sven Muller (Dallara-Volkswagen) MaCon – 10″584
10 – Dennis Van De Laar (Dallara-Volkswagen) Van Amersfoort – 11″095
19 – Luis Derani (Dallara-Mercedes Fortec – 10″140*
*Punido com dez segunos por não respeitar bandeira

Final, prova 3:

1 – Raffaele Marciello (Dallara-Mercedes) Prema – 8 voltas
2 – Pascal Wehrlein (Dallara-Mercedes) Mucke – 2″182
3 – Alex Lynn (Dallara-Mercedes) Prema – 8″455
4 – Lucas Auer (Dallara-Mercedes) Prema – 18″823
5 – Luis Derani (Dallara-Mercedes Fortec – 21″508
6 – Harry Tincknell (Dallara-Volkswagen) Carlin – 23″935
7 – William Buller (Dallara-Nissan) Tsport – 29″684
8 – Eddie Cheever (Dallara-Mercedes) Prema – 32″987
9 – Jordan King (Dallara-Volkswagen) Carlin – 37″723
10 – Tom Blomqvist (Dallara-Mercedes) Eurointernational – 39″326