FIA GT: Clivio Piccione/ Stef Dusseldorp vencem a prova principal em Abu Dhabi

A dupla Clivio Piccione/ Stef Dusseldorp (Hexis/ Aston Martin DB9) venceu neste sábado (26/03), circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a prova principal da etapa de abertura da temporada. A dupla Peter Dumbreck/ Richard Westbrook (JR/ Nissan GT-R) terminou em 2º, seguida pela dupla Markus Winkelhock/Marc Basseng (All-Inkl/ Lamborghini Murcielago 670 R-S).

Saindo da quarta posição do grid o brasileiro Enrique Bernoldi (Sumo Power/ Nissan GT-R) assumiu a liderança seguido por Westbrook e Maxime Martin (Marc VDS/ Ford GT Matech). Bernoldi entrou nos boxes, para o pit stop obrigatório, passando o carro para o compatriota Ricardo Zonta.

Com problemas com o cinto de segurança Zonta se deparou com o francês Frederic Makowiecki, parceiro de Martin no Ford. Os dois foram se tocando até a saída dos boxes, quando o atrito furou o pneu de Zonta. O carro da dupla brasileira foi obrigado a retornar aos boxes em mais duas oportunidades: para mudar o pneu dianteiro direito e checar o cinto (neste caso por orientação da direção de prova), o que tirou as chances de vitória da parceria; por outro lado, Makowiecki recebeu um ‘drive through’ por ter espremido Zonta no pit lane.

“O que dizer? Estamos frustrados”, comentou Zonta após ser forçado a abandonar a prova.

Com um trabalho de boxes super rápido a equipe francesa Hexis colocou o Aston Martin, que entrou nos boxes em 5º com o monegasco Piccione, na liderança da prova.

Nas voltas finais Dusseldorp foi muito pressionado por Westbrook, que tirou uma diferença de sete segundo em nove voltas, sem, contudo não conseguir a ultrapassagem. O novato holandês, de 20 anos, recebeu a bandeirada com 0s4 de vantagem sobre o britânico, quinze anos mais velho. Winkelhock/ Basseng conquistaram o primeiro pódio da equipe na categoria.

A dupla Christian Hohenadel/Andrea Piccini, parceiros dos vencedores. Terminou em 4º. As duplas da Young Driver, Stefan Mucke/Darren Turner e Alexander Muller/Tomas Enge, fecharam os seis primeiros.

O brasileiro Jaime Câmara (DKR/ Corvette Z06), em dupla com francês Michaël Rossi, terminou na 13ª posição.

“É questão de tempo, de me adaptar ao carro, aos circuitos. Vamos tentar testar o carro antes de irmos para Zolder. Gostei muito do carro e da equipe, e já não vejo a hora de voltar a trabalhar”, destacou Câmara.

Piccione/Dusseldorp lideram o campeonato com 27 pontos, três a mais do que Dumbreck/Westbrook. Zonta/Bernoldi, com três pontos, ocupam a 10ª posição.

A próxima etapa acontece em Zolder, na Bélgica, no dia 10 de abril.

Final:

1.  Piccione/Dusseldorp Hexis Aston Martin 31 voltas em 1h00m02s053
2.  Dumbreck/Westbrook JR Nissan + 0.474
3.  Winkelhock/Basseng All-Inkl Lamborghini + 14.539
4.  Hohenadel/Piccini Hexis Aston Martin+ 15.296
5.  Mucke/Turner Young Driver Aston + 15.934
6.  Muller/Enge Young Driver Aston + 16.713
7.  Wendlinger/Kox Swiss Lamborghini + 17.277
8.  Martin/Makowiecki Marc VDS Ford + 22.053
9.  Brabham/Campbell-Walter Sumo Power Nissan + 32.952
10.  Hezemans/Catsburg Exim Corvette + 39.805
11.  Pastorelli/Schwager All-Inkl Lamborghini + 46.478
12.  Matzke/Pavlovic Belgian Ford + 1m23.319
13.  Rossi/Camara DKR Corvette + 1m38.366
14.  Luhr/Krumm JR Nissan + 1 volta

Abandonos:

Nilsson/Janak Swiss Lamborghini 24 voltas
Bernoldi/Zonta Sumo PowerNissan 21 voltas
Leclerc/Giroix  Belgian Ford 16 voltas
Hennerici/Leinders Marc VDS Ford 0 volta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *