FIA GT1: Jaime Câmara celebra retorno ao automobilismo

Piloto goiano teve ontem sua primeira experiência a bordo de um carro do tipo turismo. Ele correrá com o Corvette C6-R da DKR Racing

Jaime Câmara disputa a temporada 2011 do Campeonato Mundial de GT1 com o Corvette C6-R da equipe DKR Engineering, sediada em Luxemburgo. O goiano, que volta às competições após dois anos de sua última passagem, pela Fórmula Indy, guiará o carro número 47 e terá como companheiro o francês Michaël Rossi.

Câmara teve sua primeira experiência com o carro na última quarta-feira (23) no circuito Yas Marina, em Abu Dhabi, palco da abertura da temporada, que acontece neste final de semana. “Foi a primeira vez que andei em um carro de turismo. Fui me ambientando, melhorando a cada volta, para fazer uma boa adaptação. Foi um dia bastante positivo”, disse Jaime, que registrou o quinto melhor tempo na primeira sessão, realizada na parte da manhã.

Sua última corrida havia sido disputada em 2008 na Fórmula Indy, pela equipe Conquest. Isso, no entanto, não deve atrapalhar a adaptação do piloto goiano. “Mantive os treinamentos físicos e continuei andando de kart para me manter em atividade”, disse o piloto de 30 anos.

A negociação para o retorno de Jaime às competições se deu por intermédio da ReUnion USA – braço norte-americano da ReUnion Sports & Marketing sediado em Miami e presidido por Geraldo Rodrigues, que foi manager de pilotos como Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Gil de Ferran, Luciano Burti, Enrique Bernoldi, entre outros. Jaime Câmara é patrocinado pela linha de produtos de higiene masculinos Bozzano e pela marca de adoçantes Linea.

Nova fase – A GT1 mudou seu formato em 2010. Antigamente conhecido como FIA GT, a categoria tinha provas de longa duração e carros de diferentes potências (séries GT1 e GT2). Com a nova configuração – a de Campeonato Mundial chancelado pela FIA -, a categoria tem atraído interesse de pilotos de várias partes do planeta.

“É uma categoria top do automobilismo mundial, não tenha dúvidas disso. São várias fábricas envolvidas, pilotos de várias nacionalidades, profissionais que têm passagem pela Fórmula 1. Estou gostando muito do que tenho visto aqui, a estrutura é extremamente profissional”, elogiou.

Câmara obteve destaque nos Estados Unidos quando competiu na Indy Lights acumulando três vitórias e várias largadas no top-3, feito que lhe rendeu o apelido de “Sr. Primeira Fila”, além da regularidade de ter terminado as 18 corridas da temporada de 2007 entre os 10 primeiros.

Equipe e expectativas – A DKR Engineering foi fundada em 2004 por Kendy Janclaes e compete nas provas de Gran Turismo desde 2008. Em 2009, venceu o campeonato de pilotos e equipes do GT Francês. Estreou na GT1 no mesmo ano preparando o Corvette Z06 do Sangari Team Brazil com Enrique Bernoldi e Roberto Streit, ainda no antigo formato da competição. Nas quatro corridas que disputou naquele ano, venceu uma, conquistou uma pole position e um terceiro lugar. Em 2010, como Mad Croc Racing, a equipe conquistou uma pole e uma vitória.

Quem dividirá a condução do Corvette com Câmara será o francês Michaël Rossi, de 22 anos. O jovem acumula passagens pela Fórmula Renault francesa, italiana e inglesa, passou para os carros de turismo tendo vencido provas no Mégane Trophy Eurocup e é o atual vice-campeão da Seat Leon Eurocup.

O goiano espera por um ano de aprendizado e adaptação em sua primeira temporada no Gran Turismo. “Tudo tem corrido bem no trabalho com a equipe. Estou conhecendo a categoria. Para a corrida do fim de semana, a expectativa é lutar por um excelente resultado, mas tenho que ser progressivo. A ideia é ir melhorando a cada corrida, então estou bastante empolgado com esta oportunidade”, afirmou.

“Estou voltando agora. Eu nunca havia corrido em Abu Dhabi. A pista é fantástica, tem uma estrutura fenomenal. O traçado é muito técnico, então é difícil você chegar em um circuito que você não conhece para andar em um tipo de carro que você nunca guiou antes. Por isso eu tenho que ser progressivo. Mas irei ganhando velocidade e confiança a cada vez que entrar na pista”, concluiu.

Programação para Abu Dhabi (horário de Brasília):
SEXTA-FEIRA (25):
04h00 – Treino Livre
08h35 – Pré-Classificação
12h45 – Treino Classificatório

SÁBADO (26):
04h50 – Warm Up
06h15 – 1ª Corrida
12h45 – 2ª Corrida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *