FIA GT: Em Spa, Zonta estreia novo parceiro

Campeão de 1998 disputa quinta etapa da temporada 2010 ao lado do piloto alemão Frank Kechele, de 23 anos.

O FIA GT, principal campeonato de carros estilo Gran Turismo do mundo, encerra neste fim de semana a primeira metade da temporada 2010 em grande estilo. A categoria disputa a quinta etapa da temporada na pista de Spa-Francorchamps, em um superevento que contará com outras quatro categorias: GT2 europeu (que realiza as 24h de Spa), F-3 inglesa e Lamborghini Super Trofeo.

Para o brasileiro Ricardo Zonta, o fim de semana terá novidades: depois de duas etapas ao lado do compatriota Rafael Daniel (em Abu Dhabi e Paul Ricard), o paranaense terá a companhia do alemão Frank Kechele a bordo do Lamborghini Murcielago da equipe Reuter. “É um piloto relativamente novo, de 23 anos, que começou andando de fórmula, mas hoje é especialista em carros de turismo. Acredito que formaremos uma boa parceria, já que ele está bem adaptado”, disse.

Piloto do RZ Corinthians Motorsport na Copa Caixa Stock Car, Zonta correu pela última vez em Spa-Francorchamps no ano de 2005, a bordo do carro da equipe Toyota. No entanto, o piloto tem como principal lembrança de circuito belga o forte acidente sofrido nos treinos livres da F-1 em 1999, quando capotou a mais de 200 km/h na temida Eau Rouge.

“Na ocasião, perdi a traseira do carro na segunda perna e virei passageiro”, relembra o piloto, que fazia seu primeiro ano na época, pela equipe BAR. “No contato com a caixa de brita, o carro virou e só parou na caixa de proteção na curva da frente. Por sorte, não sofri um arranhão e tudo não passou de um grande susto. Spa é uma das melhores pistas do mundo, e me sinto feliz em retornar”, completou o piloto, campeão da categoria em 1998.

Por causa da quantidade de corridas, a programação do FIA GT será diferente em Spa. Os treinos terão início na sexta-feira, com a sexta reservada para a tomada de tempos e a primeira prova, de caráter classificatória. A corrida principal está marcada para o sábado, às 7h05 (de Brasília). O site oficial (www.gt1world.com) transmite todas as sessões ao vivo. Confira a programação:

Quinta-feira, 29 de julho
5h30 – 6h50: Treino livre
11h30 – 12h50: Pré-classificação

Sexta-feira, 30 de julho
4h45 – 5h45: Classificação
10h – 11h: Corrida classificatória

Sábado, 31 de julho
3h30 – 4h: Warm Up
7h05 – 8h05: Corrida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *