FIA GT: Equipe brasileira larga na segunda fila em Spa

Chuva impediu melhora dos tempos. Largada será Á s 11 horas (de BrasÁ­lia) deste sábado. Não há atividades de pista nesta sexta-feira na Bélgica.

A chuva caiu nesta quinta-feira (23) na região do circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, e grande parte dos três treinos classificatórios realizados hoje ocorreram sob forte precipitação ou com pista molhada. Somente os primeiros 15 minutos tiveram asfalto seco, e este curto perÁ­odo definiu o grid de largada para a edição 2009 das lendárias 24 Horas de Spa.

O Corvette Z06 do Sangari Team Brazil, que detinha o melhor tempo da sessão até 20 segundos antes da chuva começar, vai largar da quarta posição. O carro, preparado pela DKR Engineering, correrá com o trio formado pelos brasileiros Enrique Bernoldi, Roberto Streit e pelo holandês Xavier Maassen.

Os três primeiros lugares no grid ficaram com os Maserati MC12, e a pole foi obtida pelo quinteto formado pelos portugueses Miguel Ramos e Pedro Lamy, pelo alemão Alex Muller, o francês Stephane Sarrazin e pelo belga Eric Van De Poele, que marcaram 2min18s030 na melhor das seis voltas que registraram com pista seca.

“Foi uma pena não podermos melhorar o tempo por causa da chuva”, lamentou o carioca Roberto Streit. “Por questão de segundos não ficamos com a pole position, mas o importante é que temos um carro muito competitivo e um trio bastante forte”, destacou o piloto de Petrópolis (RJ).

“Acho que temos tudo para fazer uma ótima corrida e lutar pela vitória”, disse o paranaense Enrique Bernoldi. “Mas teremos de correr mais com a cabeça do que com o pé direito no fundo do acelerador, porque esta é uma corrida de 24 horas de duração, uma prova de resistência. Tudo tem que ser feito com calma, não poderemos decidir nada Á s pressas”, apontou.

“Foi bom termos treinado também Á  noite, porque é uma situação que enfrentaremos durante a prova”, disse Bernoldi, que estreou andando sob tais condições. “Além da chuva, havia também um nevoeiro baixo. Foi estranho no começo, porque apesar de conhecer a pista, a sensação era a de estar em um lugar diferente, porque Á  noite todas as referências visuais que o piloto tem deixam de existir”, explica.

Força brasileira – Roberto Streit destacou a força do trio do Sangari Team Brazil, um time que só contará com o holandês Maasen nesta prova, justamente devido Á  longa duração da corrida. “Tanto eu como o Enrique e o Xavier estamos andando no mesmo ritmo, o que é muito bom, porque não vimos esse equilÁ­brio nas equipes adversárias, nem mesmo nas que vão largar Á  nossa frente. Essa pode ser uma vantagem a nosso favor”, disse o piloto.

“Nosso carro é muito bom: é rápido, constante, fácil de guiar e confortável. Não é necessário arriscar muito para levar o carro ao limite”, elogiou Bernoldi. “Esperamos fazer uma corrida sem erros e sem problemas mecânicos”, disse o paranaense.

“Corrida de 24 horas é assim. Quem errar menos e tiver menos problemas terá mais chances de vencer”, enfatizou Streit. “Esperamos ao menos chegar ao pódio”, confidenciou o carioca.

A largada para as 24 Horas de Spa, uma das mais famosas corridas de longa duração do planeta, está programada para as 11 horas (de BrasÁ­lia) deste sábado (25).