FIA GT: Pela classe GT2, Jaime Melo é pole nas 24 Horas de Spa

Brasil obtém pole-position das 24 Horas de Spa com Jaime Melo na classe GT2.

Com Ferrari F430, piloto da AF Corse busca vitória no circuito belga um mês e meio depois de se tornar bicampeão da prova longa de Le Mans.
 
Apesar da programação prever três sessões classificatórias, com duração total de duas horas e meia, foram os cinco primeiros minutos da primeira tomada de tempos disputada na sexta-feira (23) que definiram as posições de largada das 24 Horas de Spa-Francorchamps. A chuva veio nos momentos iniciais da primeira sessão e inviabilizou a todas as equipes a busca por melhores tempos, ficando o restante da atividade destinado, na prática, a testes de ajustes.

“Não posso dizer que tenha sido algo como sorte, porque todo mundo foi para a pista assim que abriram a saída de boxes, mas quem conseguiu marcar um bom tempo na primeira tentativa se deu bem”, resumiu Jaime Melo, que vai largar da pole-position entre os carros da categoria GT2. O brasileiro vai defender a AF Corse, revezando a pilotagem da Ferrari F430 com o finlandês Toni Vilander, o italiano Gianmaria Bruni e o argentino Luis Perez Companc.

Melo mostra-se otimista. “Nosso carro está bem competitivo, fácil de guiar e, mesmo com a concorrência vindo forte, nossa chance de vitória é boa”, avaliou. Ele tenta a primeira vitória nas 24 Horas de Spa seis semanas depois de se tornar bicampeão das 24 Horas de Le Mans, na França. “Já fui para o pódio em segundo e em terceiro aqui. Acho que a hora da vitória chegou”, disse o piloto, que disputa também a American Le Mans Series e a europeia Le Mans Series.

A prova em Spa vale pela quarta etapa do Mundial FIA GT, competição da qual Melo saiu como campeão em 2006, também pela AF Corse. Vilander e Bruni, que atuam regularmente no Mundial, são vice-líderes da GT2 com 18 pontos, dois a menos que Emmanuel Collard e Richard Westbrook, que pilotam o Porsche 911 GT3 RSR da Prospeed Competition e largam em sétimo. “O meu trabalho aqui é ajudar a AF Corse a assumir a liderança do campeonato”, disse Melo.

O Brasil conta com mais sete pilotos nas 24 Horas. A equipe de Xandinho Negrão larga em terceiro na GT1 com Maserati MC 12, uma posição à frente do time que tem Enrique Bernoldi e Roberto Streit Filho com Corvette Z06. O quarteto brasileiro que tem Clemente Lunardi, Xandy Negrão, Constantino Júnior e Andreas Mattheis alinha o Ford GT em sétimo na G3. Dos 39 carros inscritos, 35 estiveram na pista nos treinos classificatórios na Bélgica.

A largada para as 24 Horas de Spa-Francorchamps, neste sábado, será dada às 11h de Brasília. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *