FIA GT: Jaime Melo comemora a vitória na classe GT2 das 24 Horas de Spa-Francorchamps

Pilotando para a AF Corse, brasileiro da Ferrari repete desempenho que havia obtido nas 12 Horas de Sebring e das 24 Horas de Le Mans.

A temporada de 2009 tem sido das mais positivas para Jaime Melo na disputa de provas de longa duração. Depois de conquistar as 12 Horas de Sebring e as 24 Horas de Le Mans, o piloto brasileiro da Ferrari voltou a comemorar neste domingo (26) o primeiro lugar em uma das provas de endurance mais tradicionais do automobilismo mundial. Ele conquistou pela primeira vez em sua carreira as 24 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, pela classe GT2.

Melo revezou a pilotagem da Ferrari F430 da italiana AF Corse – equipe pela qual foi campeão do Mundial FIA GT em 2006 – com o argentino Luis Peres Companc, o finlandês Toni Vilander e o italiano Gianmaria Bruni. O quarteto ficou com o quarto lugar na classificação geral da prova, que teve 39 carros no grid e foi vencida pelos holandeses Mike Hezemans e Jos Mentem e pelos belgas Anthony Kumpen e Kurt Mollekens, com um Corvette Z06 da classe GT1.

“É difícil chegar ao fim de uma corrida de 24 horas sem enfrentar nenhum problemas, mas foi isso que aconteceu com a gente hoje aqui. É fantástico, fazia tempo que eu estava perseguindo esta vitória, agora ela veio”, comemorou o piloto brasileiro. “Nossa estratégia foi bem estipulada, foi eficiente. De noite, houve muita variação do clima, chovia e parava, nossa equipe fez a escolha correta de pneus em todos os momentos. Foi tudo perfeito, 100%”, disse.

Melo foi quem mais pilotou o carro da AF Corse durante a corrida, mais de oito horas. Foi ele quem recebeu a bandeirada da vitória, tendo permanecido na pista nos 95 minutos finais da disputa. “Nós estipulamos turnos de uma hora para cada piloto. Quando abrimos três voltas de vantagem sobre o segundo carro da GT2, graças à boa estratégia da AF Corse, passamos a poupar o carro e isso foi importante, também, para que tudo corresse bem”, comentou.

Com a vitória na prova, que valeu pela quarta etapa do Mundial FIA GT, a AF Corse assumiu a liderança do campeonato na classe GT2, da qual toma parte com Bruni e Vilander. “Foi muito importante também termos ajudado o Gianmaria e o Toni a assumirem a liderança. Tem sido um grande ano para mim, venci três provas importantes. Agora, vamos retomar a dedicação à American Le Mans Series, precisamos de algumas vitórias lá, também”, encerrou.

O resultado final das 24 Horas de Spa-Francorchamps foi o seguinte:
1º) Mike Hezemans/Anthony Kumpen/Jos Menten/Kurt Mollekens (HOL/BEL/HOL/BEL)
PK Carsport, Corvette Z06, classe GT1, 24h00min03s458
 
2º) Alessandro Pier Guidi/Stéphane Lemeret/Carl Rosenblad/Vincent Vosse (ITA/BEL/SUE/BEL)
Vitaphone Racing Team DHL, Maserati MC12, classe GT1, a 11 voltas
 
3º) Marcel Fässler/Henri Moser/Alexander Margaritis/Marc Basseng (SUI/SUI/GRE/ALE)
Phoenix Racing, Audi R8 LMS, classe G2, a 15 voltas
 
4º) Jaime Melo/Gianmaria Bruni/Toni Vilander/Luis Perez Companc (BRA/ITA/FIN/ARG)
AF Corse, Ferrari F430, classe GT2, a 19 voltas 
5º) Luigi Lucchini/Martin Ragginger/Marco Holzer/Bryce Miller (ITA/AUT/ALE/EUA)
Brixia Racing, Porsche 911 GT3 RS, classe GT2, a 24 voltas
 
6º) Andrew Kirkaldy/Rob Bell/Peter Kox/Antonio Garcia (ING/ING/HOL/ESP)
CRS Racing, Ferrari F430, classe GT2, a 31 voltas
 
7º) Paul Van Splunteren/Raymond Coronel/Niek Hommerson/Louis MacHiels (HOL/HOL/HOL/BEL)
Prospeed Competition, Porsche 911 GT3 RS, classe GT2, a 32 voltas
 
8º) Emmanuel Collard/Richard Westbrook/Darryl O’Young/Sean Edwards (FRA/ING/CHN/ING)
Prospeed Competition, Porsche 911 GT3 RS, classe GT2, a 33 voltas
 
9º) Chris Niarchos/Tim Mullen/Phil Ouaife/Chris Goodin (CAN/ING/ING/ING)
CRS Racing, Ferrari F430, classe GT2, a 34 voltas
 
10º) Thomas Mutsch/Maxime Martin/Peter Wyss/Marc Hennerici (ALE/BEL/SUI/ALE)
Matech GT Racing, Ford GT, classe G3, a 40 voltas
 
11º) Christian Lefort/François Verbist/Rodney Forbes (BEL/BEL/AUS)
Mülner Motorsport, Porsche 911 GT3 Cup S, classe G3, a 41 voltas
 
12º) David Loix/Niki Lanik/Markus Palttala/Oskar Slingerland (BEL/ING/FIN/HOL)
Prospeed Competition, Porsche 911 GT3 Cup S, classe G3, a 42 voltas
 
13º) Michael Krumm/Darren Turner/Anthony Davidson (ALE/ING/ING)
Nissan Motorsports, Nissan GT-R, classe GT1, a 46 voltas
 
14º) Eddy Renard/Koen Wauters/Jeffrey van Hooydonck/Julien Schroyen (BEL/BEL/BEL/BEL)
Barwell Motorsport, Aston Martin DBR S9, classe G3, a 56 voltas
 
15º) Christian Kelders/Philippe Greisch/Daniel Desbrueres/Eric Hèlary (BEL/BEL/FRA/FRA)
First Motorsport, Porsche 911 GT3 Cup S, classe G3, a 62 voltas
 
16º) Michael Bartels/Andrea Bertolini/Stéphane Sarrazin/Xandinho Negrão (ALE/ITA/FRA/BRA)
Vitaphone Racing Team, Maserati MC12, classe GT1, a 70 voltas 
17º) Vitus Eckert/Martin Rich/Lukas Lichtner-Hoyer (AUT/ING/AUT)
Jetalliance Racing, Porsche 997 GT3 Cup, classe G2, a 72 voltas
 
18º) David Ashburn/Tim Sugden/Stéphane Ortelli/Jörg Bergmeister (ING/ING/MON/ALE)
Trackspeed, Porsche 911 GT3 RS, classe GT2, a 73 voltas
 
19º) Bert Longin/James Ruffier/Maxime Soulet/Oliver Gavin (BEL/FRA/BEL/ING)
SRT, Corvette Z06, classe GT1, a 74 voltas
 
20º) Christophe Kerkhove/Rémy Brouard/Eric Havette/Philippe Nozière (BEL/FRA/FRA/FRA)
Prospeed Competition, Porsche 911 GT3 Cup S, classe G3, a 75 voltas
 
21º) Michael Cullen/Paddy Shovlin/Mark Patterson/Peter Ludwig (IRL/IRL/EUA/EUA)
Rosso Corsa, Ferrari F430 GT3, classe G3, a 83 voltas
 
22º) Patrick Long/Raymond Narac/Patrick Pilet (EUA/FRA/FRA)
IMSA Performance Matmut, Porsche 911 GT3 RS, classe GT2, a 134 voltas
 
23º) Miguel Ramos/Alex Müller/Pedro Lamy/Eric van de Poele (POR/ALE/POR/BEL)
Vitaphone Racing Team, Maserati MC12, classe GT1, a 140 voltas
 
24º) Maurizio Basso/Peter Kuteman/John Hartshorne/Stephane Daoudi (SUI/HOL/ING/FRA)
JMB Racing, Ferrari F430, classe GT2, a 153 voltas
 
25º) Guino Kenis/Michael Dekeersmaecker/Patrick Smets/Joël Schuybroeck (BEL/BEL/BEL)
Guino Kenis/G&A Racing, Mosler MT 900, Classe G2, a 156 voltas
 
26º) Matteo Malucelli/Paolo Ruberti/Kenneth Heyer/Diego Romanini (ITA/ITA/ALE/ITA)
BMS Scuderia Italia, Ferrari F430, classe GT2, a 230 voltas
 
27º) Renaud Kuppens/Eric de Doncker/Bas Leinders (BEL/BEL/BEL)
Marc VDS Racing Team, Fort GT, classe GT1, a 241 voltas
 
28º) Alvaro Barba Lopez/Niki Cadei/Matias Russo/Pierre Kaffer (ESP/ITA/ARG/ALE)
AF Corse, Ferrari F430, classe GT2, a 243 voltas
 
29º) Romain Brandela/Thierry Prignaud/Gäel Lesoudier/André-Alain Corbel (FRA/FRA/FRA/FRA)
M.P. Racing, BMW Alpina B6 GT3, classe G3, a 271 voltas
 
30º) Andreas Mattheis/Xandy Negrão/Constantino Júnior/Clemente Lunardi (BRA/BRA/BRA/BRA)
Matech GT Racing, Ford GT, classe G3, a 287 voltas 
31º) Jürgen Häring/Dimitrios Konstantinou/Achim Dürr/René Bourdeaux (ALE/GRE/ALE/ALE)
Mühlner Motorsport, Porsche 911 GT3 Cup S, classe G3, a 325 voltas
 
32º) Philippe Ullmann/Wolfgang Kaufmann/Gilles Vannelet/Jonathan Hirschi (FRA/ALE/FRA/SUI)
PMB Motorsport, Porsche 996 Biturbo, classe G2, a 400 voltas
 
33º) Ferdinando Monfardini/Luke Hines/Arjan van der Zwaan/Rob van der Zwaan (ITA/ING/HOL/HOL)
Full Speed Racing Team, Saleen S7 Twin Turbo, classe GT1, a 431 voltas
 
34º) Vincent Radermeker/Ho-Pin Tung/Loris de Sordi/Jacques Villeneuve (BEL/CHN/BEL/CAN)
Gravity Racing International, Mosler MT 900, classe G2, a 494 voltas
 
35º) Enrique Bernoldi/Roberto Streit/Xavier Maassen (BRA/BRA/HOL)
Sangari Team Brazil, Corvette Z06, classe GT1, a 504 voltas 
36º) Gérard Tremblay/Dominique Nury/Christophe Lapierre (FRA/FRA/FRA)
PMB Motorsport, Porsche 996 Biturbo, classe G2, a 533 voltas
 
37º) Michael Petit/Valentin Hummel/Luc Paillard/Armand Fumal (FRA/ALE/FRA/BEL)
M.P. Racing, BMW Alpina B6 GT3, classe G3, a 556 voltas
 
38º) Fréderic Dor/Christian Pescatori/Marcello Zani (FRA/ITA/ITA)
BMS Scuderia Italia, Ferrari F430, classe GT2, a 556 voltas
 
39º) Lorenzo Casé/Cédric Sbirrazuoli/Alessandro Garofano (ITA/MON/ITA)
Pecom Racing/Ferrari F430, classe GT2, a 556 voltas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *