Mesmo com problemas em seus dois pit stops, brasileiro aproveita
bom rendimento da Ferrari para abrir a temporada 2006 como lÁder.
O brasileiro Jaime Melo Júnior estreou com vitória, neste domingo (7), na temporada de 2006 do Campeonato Mundial FIA GT. Inscrito como parceiro do italiano Matteo Bobbi na Ferrari 430 GT2 Maranello número 58 da AF Corse, ele venceu a primeira etapa da categoria GT2, no circuito britânico de Silverstone. A dupla ficou em nono na classificação geral, que teve Andrea Bertolini e Michael Bartels, da classe GT1, como vencedores, com uma Maserati.
Melo Júnior largou em 17º em Silverstone, sexto entre os pilotos da classe GT2. A prova começou com pista molhada, decorrência da chuva de horas antes. “O nosso acerto para piso molhado não era um dos melhores, mas a gente ainda não podia se dar ao luxo de fazer um pit stoppara arriscar com pneus slick. Foi um começo de prova complicadoâ€, disse o paranaense, que abriu a recuperação da dupla ainda no primeiro terço da corrida, que durou três horas.
Cerca de 40 minutos após a largada, maioria dos pilotos começaram a parar nos boxes para trocar os pneus frisados por unidades slick. “Quando troquei os pneus, estava em terceiro. Tivemos um problema no pit stop, porque a porca da roda dianteira direita não saÁa. Isso nos fez perder tempo, mas consegui voltar em terceiroâ€, conta o piloto. Uma hora depois, quando passou o comando do carro para Bobbi, Melo Júnior já era estava na liderança da classe GT2.
No pit stoppara troca de pilotos, a AF Corse voltou a enfrentar problemas com a porca da roda. â€œÉ algo que vamos ter que ver, porque já perdi uma vitória no outro campeonato por causa dissoâ€, disse o brasileiro, citando seu terceiro lugar na abertura da American Le Mans Series, em Sebring. Na competição dos Estados Unidos, ele defende a Risi Competizione. A próxima etapa da ALMS será disputada na próxima sexta-feira (12), em Houston, no Texas.
Já a segunda etapa do Mundial FIA GT será disputada no próximo dia 28, na pista tcheca de Brno. Em Silverstone, após 95 voltas, o resultado final da prova de abertura da temporada foi o seguinte:
1º) Michael Bartels/Andrea Bertolini (ALE/ITA), 3h00min40s717
Vitaphone Racing Team, Maserati MC12 GT1, categoria GT1
2º) Sascha Bert/Jaroslav Janis (ALE/CZE), a 4s735
Zakspeed Racing, Saleen S7 R, categoria GT1
3º) Fabrizio Gollin/Fabio Babini (ITA/ITA), a 1min04s019
Aston Martin Racing BMS, Aston Martin DBR9, categoria GT1
4º) David Brabham/Christophe Bouchut (AUS/FRA), a 1h05min870
Cirtek Motorsport, Aston Martin DBR9, categoria GT1
5º) Jamie Davies/Thomas Biagi (ING/ITA), a 1min28s581
Vitaphone Racing Team, Maserati MC12 GT1, categoria GT1
6º) Jean-Denis Deletraz/Andrea Piccini (SUI/ITA), a 1 volta
Phoenix Racing, Aston Martin DBR9, categoria GT1
7º) Christian Pescatori/Miguel Ramos/Matteo Malucelli (ITA/POR/ITA), a 1 volta
Aston Martin Racing BMS, Aston Martin DBR9, categoria GT1
8º) Bert Longin/Anthony Kumpen/Mike Hezemans (BEL/BEL/HOL), a 1 volta
GLPK-Carsport, Corvette C6R, categoria GT1
9º) Jaime Melo/Matteo Bobbi (BRA/ITA), a 4 voltas
AF Corse, Ferrari 430 GT2 Maranello, categoria GT2
10º) Emmanuel Collard/Luca Riccitelli (FRA/ITA), a 4 voltas
Ebimotors, Porsche 996 GT3 RSR, categoria GT2
11º) Mika Salo/Rui Aguas (FIN/POR), a 4 voltas
AF Corse, Ferrari 430 GT2 Maranello, categoria GT2
12º) Shaun Balfe/Jamie Derbyshire/Neil Cunningham (ING/ING/NZE), a 6 voltas
Balfe Motorsport, Saleen S7 R, categoria GT1
13º) Christian Ried/Horst Felbermayr Jr. (ALE/AUT), a 6 voltas
Team Felbermayr-Proton, Porsche 996 GT3 RSR, categoria GT2
14º) Lawrence Tomlinson/Richard Dean (ING/ING), a 7 voltas
Team LNT, Panoz, categoria GT2
15º) Luigi Moccia/Emanuele Busnelli (ITA/ITA), a 8 voltas
Ebimotors, Porsche 996 GT3 RSR, categoria GT2
16º) Wolfgang Kaufmann/Luca Moro (ALE/ITA), a 10 voltas
Renauer Motorsport Team, Porsche 996 GT3 RSR, categoria GT2
17º) Horst Felbermayr/Gerold Ried (AUT/ING), a 10 voltas
Team Felbermayr-Proton, Porsche 996 GT3 RSR, categoria GT2
18º) Lukas Lichter-Hover/Thomas Gruber (AUT/ALE), a 11 voltas
Race Alliance, Porsche 996 GT3 RSR, categoria GT2
19º) Miro Konopka/Stefan Rosina (ESL/ESL), a 12 voltas
Autoracing Club Bratislava, Porsche 996 GT3 RS, categoria GT2
20º) Antoine Gosse/Peter Kutemann (FRA/HOL), a 12 voltas
JMB Racing, Ferrari 430 GT2, categoria GT2
21º) Hans Knauss/Manfred Jurasz/Theo Heutschi (AUT/AUT/SUI), a 13 voltas
Renauer Motorsport Team, Porsche 996 GT3 RSR, categoria GT2
22º) Tim Sugden/Iradj Alexander-David (ING/SUI), a 13 voltas
JMB Racing, Ferrari 430 GT2, categoria GT2
NÁƒO COMPLETARAM
Nathan Kinch/Andrew Kirkaldy (ING/ING), a 8 voltas
Scuderia Ecosse, Ferrari 430 GT2, categoria GT2
Darren Manning/Joe Tuckey (ING/ING), a 23 voltas
RJN Motorsport, Nissan 350Z, categoria GT2
Chris Niarchos/Tim Mullen (ING/ING), a 26 voltas
Scuderia Ecosse, Ferrari 430 GT2, categoria GT2
Bas Leinders/Renaud Kuppens (BEL/BEL), a 30 voltas
Belgian Racing, Gillet Vertigo, categoria G2
Michele Bartyan/Norbert Walchhofer (ITA/AUT), a 39 voltas
B-Racing RS Line Team, Lamborghini Murcielago GT, categoria GT1
Karl Wendlinger/Philipp Peter (AUT/AUT), a 54 voltas
Race Alliance, Aston Martin DBR9, categoria GT1
Robert Lechner/Frank Diefenbacher (AUT/ALE), a 95 voltas
Race Alliance, Aston Martin DBR9, categoria GT1