FIA GT World Cup: Augusto Farfus vence a edição de 2018

O brasileiro Augusto Farfus ((BMW/Schnitzer) conquistou neste domingo (18/11) o tÁ­tulo da quarta edição do FIA GT World Cup, disputado no Circuito da Guia, em Macau, montado nas ruas da ex-colÁ´nia portuguesa.

Depois de vencer a prova classificatória, e garantir a pole-position para a prova principal, Farfus venceu de ponta a ponta.  O alemão Maro Engel (Mercedes/GruppeM), primeiro vencedor da prova em 2015, terminou em segundo.

https://presskit-hosting.s3.amazonaws.com/262/releases/350758/350758_843918_macau_3.jpg

Vencedor em 2017 (e dono de três vitórias na Macau GT Cup, antecessora do FIA GT World Cup) o italiano Edoardo Mortara, parceiro de equipe de Engel, fechou o pódio.

“Essa é a principal corrida de GT do mundo, e fechamos o ano com chave de ouro. Tenho de agradecer a BMW por toda a força e confiança que me deram. É o titulo mais importante que se pode ter no GT sprint, isso é resultado de um trabalho em equipe, pois nos preparamos muito bem. Foi uma corrida difÁ­cil, porque a temperatura hoje subiu, a aderência da pista mudou, e o carro não estava tão equilibrado quanto ontem. Os pilotos atrás estavam rápidos, então não podia ter nenhum erro, mas consegui fazer uma boa largada e manter a posição até o fim, para comemorarmos essa vitória e o tÁ­tulo”, declarou o vencedor.

“Fiquei muito feliz também por ter sido um resultado especial para a despedida do Charly (Lamm), que é um grande amigo, e um profissional por quem tenho muita gratidão. Além disso, hoje faz exatamente 29 anos que comecei a correr, em 1990. Meu pai me deu uma moto e eu fiz minha primeira corrida, sem saber onde isso ia me levar. Agora, conquistei uma Copa do Mundo, e isso é muito especial e emocionante. Só tenho a agradecer a todos que estiveram comigo nesta longa jornada”, completou Farfus.

 O neozelandês Earl Bamber (Porsche/Manthey) terminou em quarto, seguido pelo holandês Robin Frijns (Audi/WRT).

Vencedor em 2016 o belga Laurens Vanthoor (Porsche/Manthey) sofreu um acidente na prova classificatória. E não disputou a prova principal.

https://presskit-hosting.s3.amazonaws.com/262/releases/350758/350758_843915_macau_6.jpg

Final:

1 – Augusto Farfus (BMW) – Schnitzer – 18 voltas
2 – Maro Engel (Mercedes) – GruppeM – 0″981
3 – Edoardo Mortara (Mercedes) – GruppeM – 1″823
4 – Earl Bamber (Porsche) – Manthey – 3″283
5 – Robin Frijns (Audi) – WRT – 4″549
6 – Christopher Haase (Audi) – Rutronik – 6″588
7 – Mathieu Jaminet (Porsche) – Craft Bamboo – 20″504
8 – Dries Vanthoor (Audi) – WRT – 21″449
9 – Raffaele Marciello (Mercedes) – GruppeM – 23″009
10 – Alexandre Imperatori (Nissan) – KCMG – 31″147
11 – Adderly Fong (Porsche) – Zun – 41″960
12 – Oliver Jarvis (Nissan) – KCMG – 43″391
13 – Tsugo Matsuda (Nissan) – KCMG – 1’03″531
14 – Darryl O’Young (Porsche) – Craft Bamboo – 1’08″268

Volta mais rápida: Edoardo Mortara 2’18″276

Não largou:

Laurens Vanthoor (Porsche) – Manthey –

Final, prova classificatória:

1 – Augusto Farfus (BMW) – Schnitzer – 12 voltas
2 – Raffaele Marciello (Mercedes) – GruppeM – 3″812
3 – Maro Engel (Mercedes) – GruppeM – 5″022
4 – Edoardo Mortara (Mercedes) – GruppeM – 5″706
5 – Earl Bamber (Porsche) – Manthey – 6″296
6 – Robin Frijns (Audi) – WRT – 13″102
7 – Christopher Haase (Audi) – Rutronik – 13″652
8 – Dries Vanthoor (Audi) – WRT – 14″232
9 – Mathieu Jaminet (Porsche) – Craft Bamboo – 21″393
10 – Alexandre Imperatori (Nissan) – KCMG – 25″067
11 – Adderly Fong (Porsche) – Zun – 28″790
12 – Oliver Jarvis (Nissan) – KCMG – 32″084
13 – Darryl O’Young (Porsche) – Craft Bamboo – 41″794

Volta mais rápida: Augusto Farfus 2’17″987

Abandonos:

Laurens Vanthoor (Porsche) – Manthey – 1 volta
Tsugio Matsuda (Nissan) – KCMG – 1 volta