FIA WTCR: Gabriele Tarquini é o primeiro campeão

O italiano Gabriele Tarquini (Hyundai/BRC) se tornou o primeiro campeão do FIA WTCR (substituto do WTCC). O tÁ­tulo foi decidido na última etapa do ano, disputada no Circuito da Guia, em Macau, montado nas ruas da ex-colÁ´nia portuguesa.

Mesmo somando apenas 15 pontos durante as três provas em Macau (um quarto lugar e um décimo lugar) Tarquini aproveitou a boa vantagem que tinha sobre o francês Yvan Muller (Hyundai/ YMR), que somou 51 pontos nas três provas (um segundo, um terceiro e um quarto lugar), para conquistar o tÁ­tulo com apenas três pontos de vantagem: 306 a 303.

Tarquini também conquistou o tÁ­tulo do WTCC em 2009.

O argentino Esteban Guerrieri (Honda/Munnich) terminou em terceiro com 267 pontos, seguido pelo húngaro Norbert Michelisz (Hyundai/BRC) com 246.

Os vencedores em Macau foram o francês Jean-Karl Vernay (Audi/WRT), o belga Frederic Vervisch (Audi/Comtoyou), e Guerrieri.

Final, prova 1:

1 – Jean-Karl Vernay (Audi) – WRT – 10 voltas em 46’07”189
2 – Yvan Muller (Hyundai) – YMR – 0”516
3 – Rob Huff (VW Golf) – Loeb – 0”881
4 – Gabriele Tarquini (Hyundai) – BRC – 6”523
5 – Norbert Michelisz (Hyundai) – BRC – 8”488
6 – Esteban Guerrieri (Honda) – Munnich – 9”297
7 – Pepe Oriola (Seat Cupra) – Campos – 9”923
8 – Timo Scheider (Honda Civic) – Munnich – 10”594
9 – Gigi Ferrara (Alfa Romeo) – Mulsanne – 11”725
10 – Mato Homola (Peugeot) – DG Sport – 12”373
11 – Thed Bjork (Hyundai) – YMR – 12”968
12 – Frederic Vervisch (Audi) – Comtoyou – 13”437
13 – Tom Coronel (Honda) – Boutsen Ginion – 16”408
14 – Yann Ehrlacher (Honda) – Munnich – 17”058
15 – Mehdi Bennani (VW Golf) – Loeb – 17”671
16 – Aurelien Panis (Audi) – Comtoyou – 19”138
17 – Aurelien Comte (Peugeot) – DG Sport – 21”048
18 – Felipe Souza (Audi) – Champ – 28”145
19 – Nathanael Berthon (Audi) – Comtoyou – 28”461
20 – Lo Kai Fung (Audi) – Zuver – 45”842
21 – AndrÁ¨ Couto (Honda) – MacPro – 1’32”801
22 – Denis Dupont (Audi) – Comtoyou – 1 volta
23 – Norbert Nagy (Seat Cupra) – Zengo – 2

Volta mais rápida: Huff 2’31”038

Final, prova 2:

1 – Frederic Vervisch (Audi) – Comtoyou – 8 voltas em 20’30”967
2 – Timo Scheider (Honda Civic) – Munnich – 1”713
3 – Yvan Muller (Hyundai) – YMR – 2”132
4 – Kevin Ceccon (Alfa Romeo) – Mulsanne – 5”608
5 – Esteban Guerrieri (Honda) – Munnich – 6”422
6 – Yann Ehrlacher (Honda) – Munnich – 7”944
7 – Mehdi Bennani (VW Golf) – Loeb – 8”484
8 – Nathanael Berthon (Audi) – Comtoyou – 19”927
9 – Gigi Ferrara (Alfa Romeo) – Mulsanne – 20”396
10 – Aurelien Panis (Audi) – Comtoyou – 37”106
11 – John Filippi (Seat Cupra) – Campos – 40”188
12 – Aurelien Comte (Peugeot) – DG Sport – 41”708
13 – Ma Quin Hua (Honda) – Boutsen Ginion – 42”714
14 – Gordon Shedden (Audi) – WRT – 45”334
15 – Denis Dupont (Audi) – Comtoyou – 45”692
16 – Tom Coronel (Honda) – Boutsen Ginion – 47”090
17 – Mato Homola (Peugeot) – DG Sport – 47”495
18 – Tse Wing Kin Kevin (Audi RS3) – 1’13”820
19 – Felipe Souza (Audi) – Champ – 1’16”374
20 – AndrÁ¨ Couto (Honda) – MacPro – 1’23”257
21 – Lo Kai Fung (Audi) – Zuver – 1’38”484
22 – David Szabo (Seat Cupra) – Zengo – 1’45”726
23 – Rob Huff (VW Golf) – Loeb – 1 volta
24 – Norbert Nagy (Seat Cupra) – Zengo – 1

Volta mais rápida: Rob Huff 2’31”280

Final, prova 3:

1 – Esteban Guerrieri (Honda) – Munnich – 13 voltas 37’53”401
2 – Rob Huff (VW Golf) – Loeb – 2”368
3 – Norbert Michelisz (Hyundai) – BRC – 3”354
4 – Yvan Muller (Hyundai) – YMR – 4”488
5 – Yann Ehrlacher (Honda) – Munnich – 5”367
6 – Pepe Oriola (Seat Cupra) – Campos – 5”702
7 – Kevin Ceccon (Alfa Romeo) – Mulsanne – 6”036
8 – Thed Bjork (Hyundai) – YMR – 7”130
9 – Nathanael Berthon (Audi) – Comtoyou – 7”524
10 – Gabriele Tarquini (Hyundai) – BRC – 8”220
11 – Ma Quin Hua (Honda) – Boutsen Ginion – 9”298
12 – Mato Homola (Peugeot) – DG Sport – 10”184
13 – Frederic Vervisch (Audi) – Comtoyou – 12”262
14 – Tom Coronel (Honda) – Boutsen Ginion – 12”781
15 – Denis Dupont (Audi) – Comtoyou – 13”425
16 – Aurelien Comte (Peugeot) – DG Sport – 13”908
17 – Tse Wing Kin Kevin (Audi RS3) – 15”293
18 – AndrÁ¨ Couto (Honda) – MacPro – 16”101
19 – Felipe Souza (Audi) – Champ – 19”377
20 – Norbert Nagy (Seat Cupra) – Zengo – 20”342
21 – Lo Kai Fung (Audi) – Zuver – 21”329
22 – Jean-Karl Vernay (Audi) – WRT – 3 voltas
23 – John Filippi (Seat Cupra) – Campos – 3
24 – David Szabo (Seat Cupra) – Zengo – 3

Volta mais rápida: Yann Ehrlacher 2’31”999

Campeonato:

1. Tarquini 306 pontos; 2. Muller 303; 3. Guerrieri 267; 4. Michelisz 246; 5. Vernay & Oriola 245.