FIA GT: Xandinho Negrão sai em 3º no GP da Itália

Á™ltimo a cruzar a linha de chegada antes da bandeira quadriculada encerrar a sessão classificatória de hoje, o paulista Xandinho Negrão (Medley) conquistou o terceiro lugar no grid da etapa da Itália do FIA GT, uma das principais séries de turismo de todo o mundo. Ao volante do Maserati MC12 GT1 e com a parceria do português Miguel Ramos, Xandinho abrirá a segunda fila da prova de duas horas de duração marcada para o Autódromo de Monza neste domingo. A pole ficou com o Aston Martin DBR9 do alemão Alex Muller e do suÁ­ço Lukas Lichter-Hoyer.

Xandinho foi premiado com a escolha correta dos pneus para as condições variáveis da lendária pista italiana. “Choveu e parou boa parte do dia. No momento da nossa tomada, alguns trechos estavam secos e outros ainda bastante molhados. Procurei andar o mais rápido possÁ­vel onde era possÁ­vel e controlar o carro onde o asfalto estava escorregadio para os pneus lisos”, explicou Xandinho. O outro Maserati MC12 da Equipe Vitaphone, dividido pelo alemão Michael Bartels e pelo italiano Andrea Bertolini, optou pelos pneus intermediários e vai largar apenas em 18º.

A temporada foi aberta no mês passado em Silverstone (Inglaterra), onde Xandinho terminou em 7º na vitória do austrÁ­aco Karl Wendlinger e do escocês Ryan Sharp, com outro Aston Martin DBR9. A partir da corrida de Monza, os organizadores determinaram que serão obrigatórias pelo menos duas trocas de pilotos. “Vou largar e fazer o último turno. É uma boa chance de aumentar minha experiência na categoria”, lembrou Xandinho, que correu os últimos três anos na Fórmula GP2.

Os tempos em Monza:

1 – Alex Muller (Alemanha), Aston Martin DBR9, 1min49s258
2 – Christophe Bouchut (França), Corvette Z06, 1min49s555
3 – Xandinho Negrão (Brasil), Maserati MC12, 1min49s737
4 – Emmanuel Collard (França), Posche 911 GT3 RD, 1min50s140
5 – Marcel Fassler (SuÁ­ça), Corvette Z06, 1min50s227
6 – Christian Montanari (Itália), Ferrari F430, 1min50s441