Fórmula-1: Alpine F1 Team revive a satisfação de subir ao pódio com fantástico trabalho de equipe no Qatar

A escuderia Alpine F1 Team conquistou um pódio sensacional no primeiro Grande Prêmio Ooredoo do Qatar, graças à extraordinária performance de Fernando Alonso. O bicampeão do mundo terminou em terceiro, marcando seu primeiro pódio desde o GP da Hungria de 2014, coroando o excelente fim de semana da equipe. Terminando a prova em quinto lugar, Esteban Ocon também contribuiu para a festa da equipe com sua briga pelos pontos. 

Alonso largou na terceira posição após as penalidades impostas a Max Verstappen e Valtteri Bottas. O espanhol fez uma largada espetacular, ultrapassando Pierre Gasly e assumindo o segundo lugar, posição que ele manteve até o retorno de Max Verstappen. Apesar de ter perdido a terceira posição para Sergio Perez, a segunda parada do mexicano permitiu que Alonso voltasse à batalha pelo pódio. No final da corrida, o carro de segurança virtual ofereceu a margem necessária para selar seu primeiro pódio com a Alpine F1 Team, o segundo da escuderia anglo-francesa nesta temporada e o 98º de sua carreira.

Ocon ganhou quatro posições e terminou em quinto, após belas lutas na pista. Assim como Alonso, o francês fez uma bela largada, passando para o sexto lugar, tendo perdido uma posição para Sergio Perez, mas recuperando-a logo em seguida depois da parada deste último e os problemas encontrados por outros pilotos. Com um trabalho coletivo, ele protegeu Alonso mantendo os adversários para trás.

Com esta impressionante dobradinha, a Alpine F1 Team conquista 20 pontos de vantagem para a quinta posição no Campeonato de Construtores, faltando duas etapas para o fim desta temporada.

Esteban Ocon / Largada: 9º – Chegada:5º:

“Fizemos uma bela corrida hoje e estou feliz por ter terminado em quinto, depois de largar em nono. Fiz uma boa largada e consegui ultrapassar o Carlos [Sainz] e o Yuki [Tsunoda]. Tentei ajudar o Fernando a sentir novamente o gostinho do pódio desde o GP a Hungria e perguntei para a equipe se eles precisaiam de mim para defendê-lo do Perez. Não foi fácil porque ele estava com pneus novos, mas dei o meu máximo. Este resultado nos deu um gostinho de vitória. Foi um trabalho fantástico e só foi possível graças ao esforço de cada membro da escuderia. Estes 25 pontos de vantagem sobre a Alpha Tauri nos deixa em uma excelente posição, antes das duas últimas provas do ano!”

Fernando Alonso / Largada: 3º – Chegada: 3º:

“Foi fantástico hoje – é muito bom voltar ao pódio. Toda a equipe merecia este resultado e tive que esperar sete anos desde o meu último pódio. Espero que não tenhamos mais que esperar tanto tempo! Assumimos alguns riscos com a estratégia de uma única parada, mas deu certo. Tínhamos um ritmo sólido e fizemos o que era preciso para nos mantermos firmes, apesar do retorno do Perez. O Esteban fez um excelente trabalho para nos ajudar a obter este resultado e nossas paradas foram excelentes, por isso toda a escuderia está de parabéns. Adoro esta pista e o carro foi incrível durante todo o fim de semana, não vejo a hora de voltar. Tivemos bons momentos de ação e ultrapassagens, mas não tínhamos certeza de que seria assim no início do fim de semana. Resumindo: foi um fim de semana perfeito, marcamos muitos pontos para o Campeonato de Construtores e agora temos uma boa vantagem sobre a Alpha Tauri antes das duas últimas corridas.” 

Laurent Rossi, CEO da Alpine:

“A equipe conquistou um resultado fantástico! Primeiro, quero parabenizar o Fernando pelo pódio, o primeiro que ele conquistou desde que voltou à escuderia – e devo dizer que foi bem merecido, tendo em vista como foi a temporada. Sabíamos que teríamos uma grande oportunidade hoje, com as penalidades impostas aos carros posicionados próximos de nós no grid, permitindo que largássemos em uma excelente posição. A partir daí, coube a ele jogar a partida ao volante, à equipe de executar a melhor estratégia, com as decisões certas nos momentos certos, e ao time do box fazer uma parada perfeita. Todas as peças do tabuleiro estavam reunidas para que tivéssemos esse resultado bem merecido, com nosso segundo pódio da temporada. Não podemos nos esquecer do desempenho igualmente brilhante do Esteban, que terminou em quinto. Ele também fez uma excelente largada, o que permitiu que ele estivesse em uma excelente posição para marcar pontos. Ele aproveitou a estratégia de duas paradas dos outros concorrentes, mas manteve o sangue frio apesar do retorno tardio de alguns pilotos, conquistando dez pontos extremamente preciosos para nós. Com nossa pontuação de hoje, assumimos uma diferença de 25 pontos sobre a Alpha Tauri, faltando duas provas para o final da temporada. É uma bela vantagem, mas a luta continua. Ainda temos duas corridas para disputar e já vimos que tudo pode acontecer na Fórmula 1. Agora vamos nos basear em nossa regularidade – pontuamos em dezoito das vinte provas realizadas – para selar nossa quinta posição até o fim do ano.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *