Fórmula-1: Lewis Hamilton vence o movimentado GP do Bahrein

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu o GP do Bahrein, no Circuito de Sakhir, etapa de abertura da temporada. Foi a 96ª vitória de Hamilton na categoria. O holandês Max Verstappen (Red Bull) e o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) completaram o pódio.

Imagem do evento

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu o GP do Bahrein, no Circuito de Sakhir, etapa de abertura da temporada. Foi a 96ª vitória de Hamilton na categoria. O holandês Max Verstappen (Red Bull) e o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) completaram o pódio.

Na volta de apresentação o mexicano Sergio Pérez (Red Bull) ficou parado no meio do caminho, com o carro apagado. A largada foi abortada, com a prova tendo uma volta subtraída das 57 programadas. Perez conseguiu levar o carro para os boxes, largando do pit lane.

Na largada o pole Verstappen manteve a ponta, seguido por Hamilton e Bottas. No fundo do grid o estreante russo Nikita Mazepin (Haas) perdeu o controle do carro e saiu da pista, batendo na barreira de proteção. O Safety-Car foi acionado. A relargada aconteceu na terceira volta.

O francês Pierre Gasly (Alpha Tauri) se enroscou com o australiano Daniel Ricciardo (McLaren) e com a asa dianteira danificada, foi obrigado a ir para os boxes. Caindo para último.

Na 12ª volta começou a primeira sessão de trocas de pneus. Hamilton parou na 16 volta, e Vestappen na 18ª volta, com o heptacampeão mundial assumindo a liderança.

Sem parar nos boxes na primeira janela o alemão Sebastian Vettell (Aston Mritn) chegou a ocupar a oitava posição, depois de largar em último.  Depois de parar nos boxes, o tetracampeão se envolveu em um toque com o francês Esteban Ocon (Alpine) e rodou, perdendo qualquer chance de pontuar.

Na 29ª volta Hamilton fez o seu segundo pit stop voltando em terceiro, atrás de Bottas e Verstappen. O finlandês parou duas voltas depois, com a equipe tendo problemas na troca do pneu dianteiro direito. Devolvendo o piloto para a pista em quinto.

Verstappen fez o segundo pit stop na 40ª volta, colocando pneus duros. Hamilton reassumiu a ponta, mas com Vertappen volta a volta diminuindo a diferença.

Na 53ª volta Verstappen ultrapassou Hamilton, retomando a liderança. Porém o holandês excedeu os limites da pista na curva 4, e teve que devolver a posição.

Hamilton manteve o controle nas voltas finais, vencendo com 0s7 de vantagem sobre verstappen. Bottas fechou o pódio. Na volta final Bottas fez a melhor volta, garantindo o ponto extra.

O britânico Lando Norris (McLaren) foi o quarto, seguido por Perez em ótima prova de recuperação, e o monegasco Charles Leclerc (Ferrari).

Ricciardo, o espanhol Carlos Sainz Jr. (Ferrari), o estreante japonês Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) e o canadense Lance Stroll (Aston Martin) completaram a zona de pontos.

O alemão Mick Schumacher (Haas) estreando na F1, terminou na 16ª posição.

A próxima etapa acontece em Imola, o GP dell’Emilia-Romagna, no dia 18 de abril.

Final:

1 44 Lewis HAMILTON Mercedes Mercedes 56 voltas
2 33 Max VERSTAPPEN Red Bull Honda 56
3 77 Valtteri BOTTAS Mercedes Mercedes 56
4 4 Lando NORRIS McLaren Mercedes 56
5 11 Sergio PEREZ Red Bull Honda 56
6 16 Charles LECLERC Ferrari Ferrari 56
7 3 Daniel RICCIARDO McLaren Mercedes 56
8 55 Carlos SAINZ Ferrari Ferrari 56
9 22 Yuki TSUNODA AlphaTauri Honda 56
10 18 Lance STROLL Aston Martin Mercedes 56
11 7 Kimi RAIKKONEN Alfa Romeo Ferrari 56
12 99 Antonio GIOVINAZZI Alfa Romeo Ferrari 55
13 31 Esteban OCON Alpine Renault 55
14 63 George RUSSELL Williams Mercedes 55
15 5 Sebastian VETTEL Aston Martin Mercedes 55
16 47 Mick SCHUMACHER Haas Ferrari 55
17 10 Pierre GASLY AlphaTauri Honda 52
18 6 Nicholas LATIFI Williams Mercedes 51
ab 14 Fernando ALONSO Alpine Renault 32
ab 9 Nikita MAZEPIN Haas Ferrari 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *