Fórmula-1: Magnussen afirma que um “grande inverno” aguarda a Haas para 2024

Kevin Magnussen declarou que a “única coisa positiva” sobre o Grande Prêmio de Abu Dhabi para ele e a equipe Haas foi que marcou o final da temporada e agora eles podem olhar para um recomeço no próximo ano.

Embora a Haas tenha começado a temporada com três pontuações em cinco corridas iniciais, eles pontuaram apenas mais uma vez nas 17 corridas seguintes e gradualmente caíram para a última posição na classificação da Fórmula 1.

Magnussen apontou a falta de desenvolvimento da equipe em relação aos rivais como a principal razão para esse declínio, após cruzar a linha de chegada em 20º e último na final em Yas Marina no domingo à noite.

“Acho que a única coisa positiva hoje é que foi a última corrida e que podemos encerrar este ano e olhar para o próximo”, disse ele depois de sair do VF-23.

O piloto dinamarquês continuou: “Não foi um bom ano para nós. Não desenvolvemos na velocidade que deveríamos, ou não desenvolvemos de jeito nenhum. Acredito que começamos o ano em uma posição razoável, mas perdemos para a concorrência na corrida de desenvolvimento. É um grande inverno para nós recuperarmos, mas acredito que podemos fazer isso.”

O companheiro de equipe de Magnussen, Nico Hulkenberg, havia conseguido se qualificar entre os 10 primeiros para a última corrida da temporada, mas, como foi o caso muitas vezes em 2023, o ritmo da equipe desapareceu na corrida, e o alemão caiu para o 15º lugar.

Perguntado se havia algum aspecto positivo na corrida, Hulkenberg disse: “O positivo para mim é como me senti durante este ano, meu sentimento, minha vontade de pilotar e estar de volta à Fórmula 1, estar na competição. Isso foi realmente divertido e bom, apesar das dificuldades no lado esportivo e dos domingos difíceis. Ainda estou aproveitando muito e ainda estou com fome de mais, então isso é uma notícia muito positiva.”

“Senão, é a história da temporada, simplesmente não temos velocidade suficiente. Acho que o desgaste dos pneus provavelmente não foi o problema hoje, apenas a velocidade, não conseguimos acompanhar os carros mais rápidos.”

Ecoando os comentários anteriores de Magnussen, ele encerrou dizendo: “É apenas mais uma vez, mas colocamos isso para descansar agora e esperamos ter ferramentas melhores no próximo ano.”

A Haas encerrou a temporada com 12 pontos, com os rivais mais próximos da Alfa Romeo marcando 16 pontos, a Alpha Tauri terminando com 25 pontos e a Williams vencendo a corrida pela sétima posição com 28 pontos.