Fórmula-1: Sergio Pérez vence o caótico GP de Mônaco

O mexicano Sergio Pérez (Red Bull) venceu o GP de Mônaco, no Circuito de Mônaco, sétima etapa da temporada. Foi a sua primeira vitória no ano, e terceira na categoria. O espanhol Carlos Sainz Jr. (Ferrari) e o holandês Max Verstappen (Red Bull) completaram a prova.

Antes da largada começou a chover, atrasando o procedimento de largada em 16 minutos. A chuva diminuiu e o Safety-Car liderou os carros por algumas voltas, mas a chuva voltou forte, e a bandeira vermelha foi acionada. Com os carros sendo recolhidos para os boxes.

Cerca de uma hora depois, os carros voltaram para a pista, atrás do Safety-Car, e antes da largada o canadense Lance Stroll (Aston Martin) furou um pneu ao ralar no muro da Massenet, e o compatriota Nicholas Latifi (Williams) acertou o bico do carro no hairpin. Os dois conseguiram levar os carros para os boxes.

Pole-position o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) manteve a ponta na largada, e com a pista secando, foi abrindo uma confortável vantagem de cinco segundos sobre Sainz. Terceiro colocado Pérez entrou nos boxes na 17ª volta, colocando pneus intermediários, e voltando em quinto. Na volta seguinte Leclerc foi para os boxes, também colocando pneus intermediários. Mas com a parada ruim, voltou atrás de Pérez. Verstappen também parou.

Na 21ª volta Ferrari chamou Sainz, e Leclerc, pela segunda vez, para os boxes. Colocando pneus duros nos dois carros. Na volta seguinte a Red Bull fez o mesmo, chamando os dois pilotos, para colocar pneus duros.

Pérez era o líder, seguido por Sainz, Vertstappen e Leclerc, que ciau da liderança para o quarto lugar na sequência de pits. Vrstappen ganhou a posição de Leclerc, passando sobre a linha branca, na saída do pit. A Direção de Prova não indicou nenhuma punição, o que levou a Mercedes a protestar oficialmente após a prova. Os comissários da FIA recusaram o protesto, mantendo o terceiro lugar do holandês.
Na 24ª volta o alemão Mick Schumacher (Haas) bateu forte no S da Piscina, com o carro se partindo em dois. O piloto saiu ileso, com a bandeira amarela, e o Safety-Car sendo acionados. Seis voltas depois a prova foi paralisada em bandeira vermelha, para acabar de recolher os destroços do Haas e reconstruir a barreira de proteção.

Carro de Mick Schumacher se divide em dois após batida forte em Mônaco;  veja imagens | Esportes | O Globo

A prova recomeçou na 33ª volta, com largada lançada e o Safety-Car. Pérez manteve a ponta, seguido por Sainz, Verstappen e Leclerc.

O número de voltas, programado para 77, foi substituído pelo tempo, marcando 33 minutos para o final.

Pérez manteve a ponta até o final, vencendo com 1s1 de vantagem sobre Sainz Jr. Verstappen completou o pódio.

Leclerc foi o quarto, seguido pelos britânicos George Russell (Mercedes) e Lando Norris (McLaren). Norris marcou a melhor volta, garantindo o ponto extra.

O espanhol Fernando Alonso (Alpine), o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), o finlandes Valtteri Bottas (Alfa-Romeo) e o alemão Sebastian Vettel (Aston Martin) fecharam a zona de pontos.

Verstappen lidera o campeonato com 125 pontos, nove a mais do que Leclerc. Pérez é o terceiro com 110.

A próxima etapa, o GP do Azerbaijão, em Baku, acontece no dia 12 de junho.

Final:

1 Sergio PEREZ Red Bull Red Bull 64 voltas em 1h56m30s265 ( 109.988 km/h )
2 Carlos SAINZ Ferrari Ferrari +01.154
3 Max VERSTAPPEN Red Bull Red Bull +01.491
4 Charles LECLERC Ferrari Ferrari +02.922
5 George RUSSELL Mercedes Mercedes +11.968
6 Lando NORRIS McLaren Mercedes +12.231
7 Fernando ALONSO Alpine Renault +46.358
8 Lewis HAMILTON Mercedes Mercedes +50.388
9 Valtteri BOTTAS Alfa Romeo Ferrari +52.525
10 Sebastian VETTEL Aston Martin Mercedes +53.536
11 Pierre GASLY AlphaTauri Red Bull +54.289
12 Esteban OCON Alpine Renault +55.644s
13 Daniel RICCIARDO McLaren Mercedes +57.635
14 Lance STROLL Aston Martin Mercedes +1m 00.802
15 Nicholas LATIFI Williams Mercedes 63 voltas
16 Guanyu ZHOU Alfa Romeo Ferrari 63 voltas
17 Yuki TSUNODA AlphaTauri Red Bull 63 voltas
ab Alexander ALBON Williams Mercedes 48 voltas
ab Mick SCHUMACHER Haas Ferrari 24 voltas
ab Kevin MAGNUSSEN Haas Ferrari 19 voltas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *