Fórmula-E: Nyck de Vries e Edoardo Mortara vencem na Arábia Saudita

O holandês Nyck de Vries (Mercedes) e o suÁ­ço Edoardo Mortara (Venturi) foram os vencedores do Diriyah ePrix, na Arábia Saudita, etapa de abertura da temporada 2021/2022 da Fórmula-E.

Prova 1:

Atual campeão de Vries venceu a prova de abertura na sexta-feira, após um erro do pole-position, o belga Stoffel Vandoorne, seu parceiro de equipe, que perdeu a linha de ativação do ‘Attack Mode’. Vencendo com 0s6 de vantagem sobre o ex-piloto da McLaren na F-1. Jake Dennis (BMW) completou o pódio.

O britânico Sam Bird (Jaguar) terminou em quarto, seguido pelo brasileiro Lucas di Grassi (Venturi) e Mortara.

O neozelandês Nick Cassidy (Audi) foi o sétimo, seguido pelo francês Jean-Eric Vergne (DS Techeetah), o estreante norte-americano Oliver Askew (BMW) e o neozelandês Mitch Evans (Jaguar). O brasileiro Sergio Sette Câmara (Dragon) terminou na 15ª posição.

A etapa marcou a estreia do novo formato de classificação, no sistema de mata-mata. Na final Vanddorne bateu Dennis, garantindo a pole.

Final, prova 1, ´sexta-feira 28 de janeiro:

1 – Nyck de Vries (Mercedes) – Mercedes – 41 voltas em 52’14″642
2 – Stoffel Vandoorne (Mercedes) – Mercedes – 0″636
3 – Jake Dennis (BMW) – BMW – 8″802
4 – Sam Bird (Jaguar) – Jaguar – 14″925
5 – Lucas di Grassi (Mercedes) – Venturi – 15″152
6 – Edoardo Mortara (Mercedes) – Venturi – 16″015
7 – Nick Cassidy (Audi) – Audi – 17″265
8 – Jean-Eric Vergne (DS) – DS Techeetah – 25″076
9 – Oliver Askew (BMW) – BMW – 25″699
10 – Mitch Evans (Jaguar) – Jaguar – 27″320
11 – Pascal Wehrlein (Porsche) – Porsche – 28″781
12 – Maximilian Gunther (Nissan) – Nissan e.dams – 30″536
13 – André Lotterer (Porsche) – Porsche – 31″521
14 – Alexander Sims (Mahindra) – Mahindra – 34″572
15 – Sergio Sette Camara (Penske) – Dragon – 36″781
16 – Robin Frijns (Audi) – Audi – 39″953
17 – Sébastien Buemi (Nissan) – Nissan e.dams – 41″334
18 – Dan Ticktum (NIO) – NIO – 49″222
19 – Oliver Turvey (NIO) – NIO – 50″965
20 – Antonio Giovinazzi (Penske) – Dragon – 1’16″527

Volta mais rápida: Nick Cassidy 1’09″207

Abandonos:
Oliver Rowland (Mahindra) – Mahindra – 8 voltas
Antonio Felix da Costa (DS) – DS Techeetah – 1 volta

Prova 2:

Vice-campeão da temporada passada, Mortara venceu a segunda prova da etapa, seguido pelo holandês Robin Frijns (Envision) e di Grassi. A Venturi também usa o Powertrain da Mercedes.

Vencedor da primeira prova De Vries alinhou na pole, e liderou a prova até a segunda ativação do “Attack Mode”, quando foi ultrapassado por Di Grassi, por fora na curva 18. Na volta seguinte Mortara superou di Grassi, assumindo a ponta. Na sequencia o brasileiro também foi ultrapassado por Frijns. De Vries perdeu rendimento e posições, após um toque com Vergne.

Na 30ª volta o britânico Alexander Sims (Mahindra) acertou o muro, provocando a entrada do Safey-Car. O carro de segurança deixou a pista faltando 50 metros para a bandeira quadriculada.

O alemão André Lotterer (Porsche) terminou em quarto, seguido por Dennis, Vergne e Vandornne. O britânico Oliver Rowland (Mahindra), o alemão Pascal Wehrlein (Porsche) e de Vries, fecharam a zona de pontos. Câmara terminou na 18ª posição.
Mortara lidera o campeonato com 33 pontos, seguido por de Vries com 29.

A próxima etapa, o Mexico City ePrix, no Autódromo Hermanos RodrÁ­guez, acontece no dia 12 de fevereiro.

Final, prova 2, sábado 29 de janeiro:

1 – Edoardo Mortara (Mercedes) – Venturi – 35 voltas em 47’02″131
2 – Robin Frijns (Audi) – Envision – 0″451
3 – Lucas di Grassi (Mercedes) – Venturi – 0″912
4 – André Lotterer (Porsche) – Porsche – 1″125
5 – Jake Dennis (BMW) – Andretti – 1″646
6 – Jean-Eric Vergne (DS) – DS Techeetah – 3″166
7 – Stoffel Vandoorne (Mercedes) – Mercedes – 3″568
8 – Oliver Rowland (Mahindra) – Mahindra – 4″235
9 – Pascal Wehrlein (Porsche) – Porsche – 4″962
10 – Nyck De Vries (Mercedes) – Mercedes – 5″294
11 – Mitch Evans (Jaguar) – Jaguar – 5″872
12 – Oliver Askew (BMW) – Andretti – 6″732
13 – Antonio Felix da Costa (DS) – DS Techeetah – 8″693
14 – Sébastien Buemi (Nissan) – Nissan e.dams – 9″015
15 – Maximilian Guenther (Nissan) – Nissan e.dams – 9″464
16 – Sam Bird (Jaguar) – Jaguar – 11″690
17 – Nick Cassidy (Audi) – Envision – 13″973
18 – Sergio Sette Camara (Penske) – Dragon – 14″521
19 – Oliver Turvey (NIO) – NIO – 15″005
20 – Dan Ticktum (NIO) – NIO – 16″744
21 – Antonio Giovinazzi (Penske) – Dragon – 17″681

Volta mais rápida: Sam Bird 1’08″723

Abbandonos:

Alexander Sims (Mahindra) – Mahindra – 30 voltas

Campeonato:

1.Mortara 33 pontos; 2.De Vries 29; 3.Vandoorne 28; 4.Di Grassi 25; 5.Dennis 25; 6.Frijns 18; 7.Lotterer 12; 8.Bird 12; 9.Vergne 12; 10.Cassidy 7