Fórmula Ford: Mineiro Victor Corrêa é pole em Spa, na Bélgica

Brasileiro larga na frente pela primeira vez na Fórmula Ford Inglesa, na primeira pista ‘neutra’ do campeonato.

A estréia do mineiro Victor Corrêa (Unifenas/Cooparaiso/Flash Power) no mítico circuito belga de Spa-Francorchamps não poderia ser melhor. Nesta sexta-feira (20/06) o brasileiro sentiu pela primeira vez o gostinho de fazer a pole-position na Formula Ford Inglesa. E justamente na pista mais famosa e desafiadora do automobilismo mundial, palco predileto do eterno tricampeão Ayrton Senna. “Eu estou muito feliz por conseguir essa pole, ainda mais por ser em Spa, uma das pistas mais difíceis e que recebe corridas de Fórmula 1. Estava precisando muito disso para a seqüência da temporada e para aumentar ainda mais a minha confiança”, afirma o jovem piloto.

Durante toda a classificação, na primeira vez em um circuito onde os ingleses não estão acostumados e não treinam muito, Victor Corrêa teve um excelente desempenho. “Hoje o carro estava no ponto, muito equilibrado. Eu me senti bem o tempo inteiro e em todos os pontos da pista”, afirma o titular da Jamun Racing. Sua melhor volta veio logo no início da sessão, mas ele poderia ter sido ainda melhor. “Na minha primeira saída eu já virei um tempo muito bom. Na segunda tentativa eu perdi tempo, tive que tirar o pé na reta por causa de um outro piloto e não virei tão bem. Por isso acho que poderia até ter conquistado tempos melhores”, avisa o representante de Alfenas, região sul de Minas Gerais.

Spa-Francorchamps é praticamente uma unanimidade entre todos os competidores do automobilismo mundial. Seus sete quilômetros de longas retas, hairpins, curvas de altas e a famosa Eau Rouge, um “S” em subida bastante inclinado, encantam pilotos do mundo inteiro. “O circuito é muito veloz, seletivo e técnico. É sem dúvida uma das melhores pistas que eu já andei em toda a minha vida. Ela faz jus a toda a toda a fama que tem, é difícil e desafiadora”, completa o piloto da Unifenas/Cooparaiso/Flash Power.

Exatamente por ser seletivo e desafiador, Spa sempre foi palco de grandes exibições dos maiores gênios da história da Fórmula 1. O hepta-campeão Michael Schumacher é o maior vencedor com seis triunfos. Em sua pista preferida, Ayrton Senna venceu em cinco ocasiões, quatro delas seguidas. O escocês Jim Clark, bicampeão mundial e considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos, também tem quatro vitórias consecutivas no traçado belga. “Seria uma honra poder vencer num palco onde tantas feras foram dominantes, inclusive meu ídolo, o Ayrton. O carro está bom. Vou me esforçar, me concentrar e manter a calma e o foco, para lutar pela minha primeira vitória na categoria. No entanto, só esta pole já me deixa orgulhoso”, finaliza Victor.

A 15ª etapa do campeonato será realizada ainda nesta sexta-feira. No sábado será disputada a 16ª etapa do campeonato, no complemento da única rodada dupla disputada fora do Reino Unido. Victor parte da segunda fila, na terceira colocação.

Confira os 10 primeiros do grid de largada para a 15ª etapa:
1) Victor Correa (BRASIL), Mygale, 2min28s061;
2) Tim Blanchard (AUS) Mygale, 2min28s372;
3) Wayne Boyd (IRN), Mygale, 2min 28s405;
4) Nick Tandy (ING), Mygale, 2min29s375;
5) Chris Maliepaard (HOL), Mygale, 2min29s441;
6) James Cole (ING), Mygale, 2min29s570;
7) Marco Sorensen (DIN), Van Diemen, 2min29s585;
8) Matt Hamilton (ING), Mygale, 2min29s720;
9) Adrian Campfield (ING), Spectrum, 2min29s913;
10) Linton Stuteley (ING), Mygale, 2min30s163.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *