FRenault: BrasÁ­lia será curso intensivo de pilotagem para novatos

Os pilotos estreantes no automobilismo que competem na Fórmula Renault, terão neste final de semana (03 e 04/6) o seu terceiro grande desafio, quando será realizada a rodada dupla de BrasÁ­lia, válida pela quinta e sexta etapas do Campeonato Brasileiro.


“Esta deve ser a rodada mais difÁ­cil para quem está começando, pois experiência neste circuito longo e seletivo é uma vantagem enorme”, opina o paulista Felipe Ferreira (WebMotors/CVC/Hip Telecom/Puma). A liderança do certame é ocupada pelos experientes Felipe Lapenna, com 110 pontos, seguido de Douglas Soares, com 75 pontos.

 


O traçado do circuito de BrasÁ­lia é um dos mais técnicos e difÁ­ceis do Brasil, pois além de ser longo, com 5.475 metros de comprimento, tem uma grande seqüência de curvas de diversos raios e para os dois lados. â€œÉ uma pista fácil de se errar, pois ela é longa e larga, e tem diversos caminhos. Não é mole você descobrir qual é o melhor traçado para virar rápido”, explica Felipe Ferreira. “Outro fator é que ela tem muitos pontos de ultrapassagem, e isto faz a corrida ficar bem dinâmica e disputada. Mesmo quem larga atrás pode chegar Á  frente”, continua o piloto da WebMotors/CVC/Hip Telecom/Puma. “E como ela é larga, não dá para ficar fechando a porta. Tem lugares em que até três carros podem andar lado a lado. Por isso, também é fácil se envolver em batidas”, completa Felipe Ferreira.


 


Para quem está começando no automobilismo, correr no circuito de BrasÁ­lia é como um curso intensivo de pilotagem, que passará muita experiência para que o novato encare todos os outros traçados do calendário com mais tranqüilidade. “Vamos fazer uns cinco treinos, mais classificações e duas corridas. Serão muitas voltas e muita quilometragem num dos desenhos de pista mais felizes do mundo. Isto vai ensinar muito quem está começando, como eu. Acho que depois das corridas de BrasÁ­lia, os estreantes vão andar bem mais próximos dos pilotos experientes, como o (Felipe) Lapenna e o (Douglas) Soares. Mas, o primeiro passo para ganhar toda esta bagagem necessária, será terminar as corridas. O resultado será conseqüência de todo o trabalho que será feito no carro e na pilotagem”, assegura Ferreira.