GP: Fernando Alonso vence GP da Coreia do Sul

O espanhol Fernando Alonso (Ferrari) venceu neste domingo (24/10), o GP da Coreia do Sul, no circuito de Yeongam, 17ª etapa da temporada. Foi a 5ª vitória de Alonso no ano. O britânico Lewis Hamilton (McLaren) e o brasileiro Felipe Massa (Ferrari) completaram o pódio.

Horas antes da largada, começou a chover forte  no circuito recém inaugurado (na verdade ainda em construção e sem ter recebido nenhuma prova antes da etapa do Mundial de F-1), deixando a pista alagada e com as zebras cheias de lama, devido Á  grama recém plantada.

Logo nas voltas de reconhecimento, com os pilotos usando pneus intermediários ou de chuva forte, Massa, o compatriota Bruno Senna (Hispania) e o alemão Timo Glock (Virgin) deram uma escapada, sem danos para os carros.

Com a chuva indo e voltando e o sistema de drenagem não funcionando direito, a largada foi adiada em dez minutos. Com o Safety-Car na pista a prova começou com todos os carros usando pneus para chuva intensa. Na primeira volta Senna entrou nos boxes, trocando os pneus.

Com os pilotos declarando, via rádio, que não havia visibilidade e a pista estava alagada, na 3ª volta a prova foi paralisada em bandeira vermelha, com os pilotos retornando ao grid.

Com os pilotos fora dos carros, alguns aproveitando para irem ao banheiro e conversarem entre si, a preocupação passou a ser a luz natural.

Depois de cerca de uma hora de paralisação e a chuva mais leve, mas com a pista ainda muito molhada, os pilotos retornaram aos seus carros.  Â

Novamente com o Safety-car Á  frente, a prova recomeçou. Mesmo atrás do carro de segurança vários pilotos escaparam da pista entre eles o alemão Michael Schumacher (Mercedes), na 8ª volta. Via rádio os pilotos passavam as suas impressões sobre as condições da pista.

Na 17ª volta finalmente a prova começou de verdade. Vettel manteve a ponta na largada, seguido pelo parceiro de equipe, e então lÁ­der do campeonato, o australiano Mark Webber e Alonso. O alemão Nico Rosberg (Mercedes) ultrapassou Hamilton pelo 4º lugar. O alemão Adrian Sutil (Force India) saiu da pista na primeira curva, sendo ultrapassado pela Williams do brasileiro Rubens Barrichello e do alemão Nico Hulkenberg. O italiano Jarno Trulli (Lotus) rodou.

Duas voltas depois Webber perdeu o controle do carro, rodou e acertou o muro. O australiano retornou a pista, com o Rosberg não conseguindo evitar a batida. Ambos abandonaram; com o Safety-Car retornando a pista.

Vettel era o lÁ­der, com Alonso em 2º, Hamilton em 3º, seguido por Massa, e o britânico Jenson Button (McLaren). Barrichello vinha em 9º.

A chuva deu uma parada, com o Safety-Car entrando nos boxes na 22ª volta. Na 25ª volta, na disputa pelo 23ª lugar, Trulli e Senna se tocaram, com o italiano perdendo a asa dianteira, tendo que ir para os pits.

Di Grassi foi o primeiro piloto a colocar pneus intermediários, na 25ª volta. Contudo duas depois, para evitar bater em Yamamoto, o brasileiro saiu da pista, acertando o muro.

Button, que pouco antes perdeu a 5ª posição para Schumacher, entrou nos boxes na 28ª volta, colocando pneus intermediários. Sutil fez o mesmo, rodando assim que retornou a pista.

Na 30ª volta o suÁ­ço Sebastien Buemi (Toro Rosso), na tentativa de passar o alemão Timo Glock (Virgin), perdeu o controle, acertando Glock. Novo Safety-Car. Duas voltas antes ele já havia tocado na Lotus do finlandês Heikki Kovalainen, que rodou.

Os pilotos começaram a entrar nos boxes, para colocar pneus intermediárioa. Vettel e Alonso pararam juntos, com a Red Bull devolvendo seu piloto rapidamente a pista. A Ferrari se atrapalhou, com um mecânico perdendo a porca da prova, e Alonso perdendo a segunda posição para Hamilton.

Na 34ª volta nova relargada. Hamilton escapou na curva um com Alonso recuperando a segunda posição.

Alonso marcou a volta mais rápida, diminuindo para 1s2 a vantagem de Vettel, com o alemão respondendo logo a seguir.

Na 39ª volta Kovalainen levou um Drive-Through, por excesso de velocidade nos pits.

Vettel liderava com 2s3 sobre Alonso, seguido por Hamilton, Massa, o alemão Michael Schumacher (Mercedes), Barrichello, Hulkenberg e o polonês Robert Kubica (Renault).

Na 41ª volta o russo vitaly Petrov (Renault) perdeu a traseira do carro, acertando com força a barreira de proteção.

Alonso, numa seqüência de voltas rápidas, diminuiu para 0s6 a diferença para Vettel na 45ª volta. No começo da volta seguinte Vettel ficou lento na pista, sendo ultrapassado pelo espanhol. Com o motor estourado, Vettel encostou o seu carro, envolvo em fumaça e chamas na traseira, na lateral da pista.

Na 47ª volta Sutil tentou passar o japonês Kamui Kabayashi (Sauber) por dentro, com os dois se tocando e Sutil saindo da pista, abandonando com a suspensão danificada.

Faltando cinco voltas Alonso era o lÁ­der com 2s8 de vantagem sobre Hamilton. Massa vinha em 3º, quinze segundos atrás, seguido por Schumacher e Barrichello.

Na 52ª volta Hulkenberg, em 8º, rodou, entrando nos boxes para trocar os pneus. Barrichello tentou passar Kubica, acabando sendo superado pelo italiano Vitantonio Liuzzi (Force Ándia). Fora da zona de pontos Button rodou.

Pressionando o alemão Nick Heidfeld (Sauber), pela 8ª posição, o espanhol Jaime Alguersuari (Toro Rosso) saiu da pista, sendo ultrapasado por Hulkenberg.

Alonso venceu com 15 segundos de vantagem sobre Hamilton. Massa fechou o pódio. Schumacher, em sua melhor prova em seu retorno a categoria, terminou em 4º, seguido por Kubica e Liuzzi. Barrichello terminou em 7º, com Kobayashi em 8º e Heidfeld na 9ª posição. Hulkenberg completou os dez primeiros. Na 12ª posição Button praticamente deu adeus ao sonho do bi-campeonato.

Senna conquistou o seu melhor resultado na categoria, com o 14º lugar.

Alonso é o novo lÁ­der do campeonato com 231 pontos, onze a mais do que Webber. Hamilton é o 3º com 210.

A próxima etapa, o GP do Brasil, acontece no dia 07 de novembro em Interlagos, São Paulo.

Final:

1º Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 55 voltas em 2h48m20s810
2º Lewis Hamilton (ING/McLaren) + 14s999
3º Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 30s868
4º Michael Schumacher (ALE/Mercedes) + 39s688
5º Robert Kubica (POL/Renault) + 47s734
6º Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) + 53s571
7º Rubens Barrichello (BRA/Williams) + 1m09s257
8º Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) + 1m17s889
9º Nick Heidfeld (ALE/Sauber) + 1m20s107
10º Nico Hulkenberg (ALE/Williams) + 1m20s851
11º Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) + 1m24s146
12º Jenson Button (ING/McLaren) + 1m29s939
13º Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) + 1 volta
14º Bruno Senna (BRA/Hispania) + 2 voltas
15º Sakon Yamamoto (JAP/Hispania) + 2 voltas

Não completaram:

Adrian Sutil (ALE/Force India) – a 9 voltas/acidente
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – a 10 voltas/motor
Vitaly Petrov (RUS/Renault) – a 16 voltas/acidente
Timo Glock (ALE/Virgin) – a 24 voltas/acidente
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) – a 25 voltas/acidente
Lucas di Grassi (BRA/Virgin) – a 30 voltas/acidente
Jarno Trulli (ITA/Lotus) – a 30 voltas/acidente
Mark Webber (AUS/Red Bull) – a 37 voltas/acidente
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 37 voltas/acidente