GP2 Asiática: Categoria faz a primeira corrida noturna de sua história

Luiz Razia parte para a quarta etapa da temporada asiática da categoria no Qatar.

Depois do sucesso do GP de Fórmula 1 em Cingapura no ano passado, que se tornou a primeira corrida noturna da história da categoria máxima do automobilismo, a Fórmula GP2 – principal acesso dos pilotos para a F1 – segue os mesmos passos e realiza no próximo final de semana (entre 12 e 14/2) sua primeira corrida à noite.

 

O palco dessa prova histórica é o circuito internacional de Losail, no Qatar, inaugurado em 2004 e que já recebeu as homolocações da FIA (Federação Internacional do Automóvel) e da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) – sendo palco de etapas da MotoGP desde o ano de sua inauguração.

 

É lá que o piloto Luiz Razia, um dos três brasileiros que disputam o campeonato asiático da GP2, enfrenta mais um desafio inédito na carreira. Em sua primeira temporada na categoria, este será o quarto circuito completamente desconhecido para o campeão sul-americano de Fórmula 3 em 2006.

 

“Essa é uma temporada de muitas novidades na minha carreira. Em cada etapa preciso aprender os circuitos e trabalhar no acerto do carro praticamente do zero. Mas esse é mesmo o meu objetivo na GP2 Ásia: aprender como tirar o máximo do carro no menor tempo possível. É o que vai me ajudar nos próximos passos da minha carreira”, comentou o piloto.

 

Razia chega ao Qatar em fase de evolução na GP2 Ásia. Na última etapa disputada no Bahrein, em janeiro, o piloto da equipe Arden conseguiu seu melhor resultado terminando entre os dez primeiros – e como o melhor brasileiro na prova. “Estou conseguindo uma boa evolução ao longo das corridas e isso me deixa sempre mais confiante para o desafio seguinte. Espero poder lutar pelos pontos neste fim de semana que”, apontou.

 

O Qatar é um país com 11.437 km2 e população estimada em cerca de 1,5 milhão de habitantes. Fica no Golfo Pérsico, onde tem a maior parte do seu território banhado pelo mar e também faz fronteiras terrestres com Emirados Árabes Unidos e Árabia Saudita. O autódromo internacional de Losail fica a 30 km do aeroporto de Doha – capital do país – e tem extensão de 5.380 metros, sendo que sua maior reta possui 1.068 metros.

 

A quarta etapa da temporada 2008/09 da GP2 Ásia começa já nesta quinta-feira (dia 12) com uma sessão de treinos livres e a tomada de tempos que define o grid de largada da primeira corrida. As duas provas do final de semana serão realizadas à noite no Qatar: uma na sexta-feira (13) e outra no sábado (14). O líder do campeonato é o japonês Kamui Kobayashi com 34 pontos; dez a mais que o segundo colocado, Davide Valsechi e 12 à frente de Roldan Rodrigues, o terceiro.

Confira os horários da quarta etapa da GP2 Ásia Series no Qatar (horários de Brasília):

 

Quinta-feira – 12/2

Treino livre – 13h às 13h30

Classificação – 15h30 às 16h

 

Sexta-feira – 13/2

Largada 1ª corrida – 14h

 

Sábado – 14/2

Largada 2ª corrida – 14h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *