GP2 Series: Andreas Zuber é o oitavo vencedor na temporada

O austríaco Andreas Zuber conquistou neste sábado a prova de abertura da rodada dupla da GP2 Series em Silverstone. O piloto da iSport International se tornou o oitavo vencedor diferente na temporada, num dia em que os brasileiros não conseguiram subir ao pódio. Lucas di Grassi foi o melhor e terminou na quarta posição, enquanto Bruno Senna chegou em 11º e Xandinho Negrão abandonou na nona volta. O inglês Mike Conway e o japonês Kazuki Nakajima completaram os três primeiros.

 


Zuber largou na pole e só deixou a liderança no momento da obrigatória parada para troca de dois pneus. Depois, conservou sempre uma vantagem confortável sobre Conway, que aproveitou o ótimo conhecimento da pista – foi campeão da Fórmula 3 inglesa em 2006 – para assegurar o melhor resultado até agora. O alemão Timo Glock, depois de correr boa parte da corrida em terceiro, terminou fora da zona de pontos por causa de um segundo e não previsto pit stop. Mesmo assim, o líder do campeonato retornou à pista e ainda garantiu o ponto extra da melhor volta.


Abatido pela quebra do motor no treino classificatório, Xandinho Negrão (Medley) largou em 23º e chegou a ocupar o 16º lugar quando encostou o carro nos boxes e desistiu. “A embreagem começou a patinar nas saídas de curvas desde a primeira volta. Por algum tempo, ainda pude acompanhar o ritmo do pessoal que estava à minha frente, mas logo começou a piorar e não deu para prosseguir”, explicou Xandinho.


Com os resultados, Glock manteve a ponta da tabela, mas a diferença em relação aos adversários mais próximos caiu. E pode se estreitar de vez neste domingo, já que o vice-líder Luca Filippi e o terceiro colocado Lucas di Grassi partirão respectivamente em 4º e 5º na segunda corrida, enquanto Glock sairá apenas em 21°. O espanhol Roldán Rodríguez, da Minardi Piquet Sports, partirá da pole em função do sistema de grid invertido.


As posições de chegada da 8ª etapa da Fórmula GP2:


1 – Andreas Zuber (Áustria), iSport International, 35 voltas em 54min21s118
2 – Mike Conway (Inglaterra), SuperNova International, a 1s815
3 – Kazuki Nakajima (Japão), DAMS, a 16s916
4 – Lucas di Grassi (Brasil), ART Grand Prix, a 28s365
5 – Luca Filippi (Itália), SuperNova International, a 36s481
6 – Adam Carrol (Irlanda), FMS, a 47s392
7 – Pastor Maldonado (Venezuela), Trident, a 48s351
8 – Roldán Rodríguez (Espanha), Minardi Piquet Sports, a 48s681
9 – Vitaly Petrov (Rússia), Campos GP, a 54s214
10 – Michael Ammermüller (Alemanha), ART Grand Prix, a 58s485


A nova classificação: 1, Timo Glock, 40 pontos; 2, Luca Filippi, 35; 3, Lucas di Grassi, 34; 4, Bruno Senna, 24; 5, Giorgio Pantano, 23; 6, Adam Zuber, 18; 7, Javier Villa e Pastor Maldonado, 14; 9, Vitaly Petrov e Nicolas Lapierre, 9.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *