GP2 Series: Antonio Pizzonia abandona depois de lavar batida

Amazonense estava prestes a assumir a quinta posição após a primeira curva.

 


O brasileiro Bruno Senna (Arden) venceu neste sábado (12/5) a terceira etapa da GP2 Séries, preliminar do GP da Espanha de Fórmula 1 em Barcelona. Pole position, o alemão Timo Glock (iSport) chegou em segundo e assumiu a liderança do certame com 24 pontos. O brasileiro Lucas di Grassi (ART) subiu no pódio na terceira posição e Sergio Jimenez (Racing Engineering) foi o sétimo. Antonio Pizzonia (FMS) e Xandinho Negrão (Minardi/Piquet) se envolveram em acidentes e abandonaram. A quarta etapa será realizada a partir das 5 horas (horário de BrasÁ­lia) de domingo (13/5). O canal SporTV 2 transmite o VT da prova Á s 14h30.


A prova começou confusa, com a largada abortada porque Andreas Zuber (iSport), segundo no grid, e Jason Tahinci (FSM), companheiro de Pizzonia na Fisichella Motor Sport International deixaram seus motores apagarem, e tiveram que sair dos boxes. Quando foi autorizada a nova partida, Glock manteve a liderança, seguido de Senna e Di Grassi. Ainda na curva 1 Giorgio Pantano (Campos) bateu na dupla da Super Nova, o então lÁ­der do campeonato Luca Filippi e Mike Conway, enquanto Karun Chandhok (Durango) rodava sozinho e batia na proteção, o mesmo acontecendo com Negrão.


Antonio Pizzonia estava escapando do acidente quando foi atingido pelo carro desgovernado de Mike Conway. “Eu larguei mal e perdi duas posições, mas na primeira curva eu já as recuperei. O problema é que teve muita gente batendo e quando pensei que já tinha desviado, o carro do Conway veio rodando e bateu a traseira em cheio na minha lateral direita”, contou o amazonense, que ia sair da Curva 1 na quinta posição.


O Safety Car entrou na segunda volta e na passagem seguinte a maioria dos pilotos entrou nos boxes para fazer o pitstop obrigatório, menos Glock, Adrian Zaugg (Arden) e Jimenez, que apostaram em outra tática. Com a carenagem arrastando, a fibra de vidro chegou a rasgar o pneu traseiro direito de Pizzonia, e atrasou bastante o retorno do brasileiro. Voltando para a pista pensando na recuperação, o ex-piloto da Jaguar e Williams na Fórmula 1 viu o seu motor perder rendimento, pois na confusão levou um toque atrás que entortou o escapamento e provocou superaquecimento. “Além de a carenagem estar destruÁ­da, o motor começou a aquecer demais. Tive que abandonar pensando em salvar o equipamento para amanhã (domingo)”, definiu Antonio.


Na quinta volta foi dada a relargada com o Glock disparando na frente. O alemão fez a sua parada na 27ª das 38 voltas, com quase 20 segundos de vantagem sobre Senna, mas saiu dos boxes atrás dos brasileiros, com Bruno já em primeiro e Di Grassi em segundo. O alemão ainda se recuperou e chegou em segundo, 5s333 atrás de Bruno Senna.


A prova de domingo será mais curta, sem pit stop, com 26 voltas de duração. O grid de largada será de acordo com o resultado da corrida de sábado, com os oito primeiros invertidos. Portanto, a primeira fila terá o espanhol Javier Villa (Racing Engineering), com Jimenez ao seu lado. “Largando lá atrás, acho que será muito difÁ­cil uma recuperação. Ainda mais aqui em Barcelona. Mas vamos pra luta”, apontou Pizzonia, que largará da 15ª posição.