GP2 Series: Bruno Senna conquista segunda pole

Vice-lÁ­der do campeonato sai na frente no GP da Inglaterra.

Com uma volta voadora já na segunda metade da sessão classificatória, Bruno Senna conquistou nesta sexta-feira em Silverstone a pole da 9ª etapa da Fórmula GP2. Além de largar na posição de honra na abertura da rodada dupla do Grande Prêmio da Inglaterra, Bruno reduziu de sete para cinco pontos a desvantagem em relação ao lÁ­der do campeonato – o italiano Giorgio Pantano (Racing Engineering) sairá em 5º.

Foi a segunda pole de Bruno na categoria e a segunda consecutiva. “Fiz uma volta muito boa, mas não chegou a ser perfeita. Meus pneus já não estavam tão inteiros porque precisei tirar o pé um pouco antes para não ser atrapalhado pelo Kamui Kobayashi”, explicou o segundo colocado na classificação geral, que chegou aos 30 pontos contra 35 de Pantano. Em Magny-Cours, há duas semanas, Bruno também comandou o pelotão, mas abandonaria por causa da quebra da embreagem.

O rendimento de Bruno no qualifying chegou a surpreender depois do 10º lugar nos ensaios livres da manhã. “Não estávamos com um acerto legal para os pneus médios. Nossa referência eram os compostos mais duros usados até o ano passado. Mas, como sempre, a equipe fez um trabalho fantástico e deixou o carro excelente para a classificação”, comentou, destacando o trabalho dos técnicos da iSport.

Embora não tão crÁ­tico quanto Magny-Cours, o traçado de Silverstone também não oferece muitas alternativas de ultrapassagem, o que pode facilitar a caminhada de Bruno rumo Á  segunda vitória em 2008 – ganhou o GP de MÁ´naco em maio. “Este não é um circuito de freadas fortes, a não ser um ponto onde reduzimos de sexta para terceira, o que também não é muita coisa. Em condições normais, se eu não errar, tenho grandes chances de largar e chegar na frente.”

Bruno lembrou, no entanto, que a meteorologia está prevendo chuva para o perÁ­odo da corrida. “Acho que, neste caso, será até melhor para mim. Cansei de andar aqui com pista molhada nos meus tempos de Fórmula 3, o que não é o caso do Romain Grosjean e do Andreas Zuber, que partirão logo depois de mim. Pode ser mais uma vantagem”, concluiu.

A 9ª etapa terá 36 voltas, com parada obrigatória para troca de dois pneus, e largada marcada para as 11 horas (BrasÁ­lia).

O grid ficou assim:
1) Bruno Senna, iSport, 1min26s912
2) Romain Grosjean, Art Grand Prix, a 0s122
3) Adreas Zuber, Piquet Sports, a 0s235
4) Lucas Di Grassi, Campos Team, a 0s438
5) Giorgio Pantano, Racing Engeneering, a 0s575
6) Luca Filippi, Art Grand Prix, a 0s642
7) Andy Soucek, Super Nova, a 0s787
8) Mike Conway, Trident, a 0s842
9) Kamui Kobayashi, DAMS, a 0s862
10) Karun Chandhock, iSport, a 0s874
11) Pastor Maldonado, Piquet Sports, a 0s933
12) Sebastien Buemi, Arden, a 1s019
13) Javier Villa, Racing Engeneering, a 1s252
14) Jerome D’Ambrosio, DAMS, a 1s260
15) Adrian Valles, FMSI, a 1s262
16) Vitaly Petrov, Campos Team, a 1s316
17) Alvaro Parente, Super Nova, a 1s453
18) Diego Nunes, DPR, a 1s530
19) Roldan Rodriguez, FMSI, a 1s678
20) Ho Pin Tung, Trident, a 1s684
21) Davide Valsecchi, Durango, a 1s839
22) Marko Asmer, FMSI, a 1s945
23) Alberto Valerio, Durango, a 2s115
24) Yelmer Buurman, Ardem, a 2s195
25) Carlos Iaconelli, BCN, a 2s517
26) Michael Herck, DPR, a 2s604