GP2 Series: Bruno Senna sai do fundo do grid para o 5º lugar na França

Um novo problema no carro da iSport International impediu que o pódio premiasse a fantástica corrida de recuperação de Bruno Senna na 8ª etapa da Fórmula GP2.

Neste domingo, mesmo largando em 23º e na penúltima fila no complemento da rodada dupla do GP da França em Magny-Cours, o piloto brasileiro terminou na 5ª colocação depois de andar em terceiro pouco depois da metade das 28 voltas. Derrubado pela quebra da embreagem na véspera, desta vez Bruno foi vÁ­tima de pane na seleção de marchas. O suÁ­ço Sébastien Buemi tornou-se o sétimo vencedor diferente em 2008 e liderou a dobradinha da Arden com o holandês Yelmer Buurman. O italiano Luca Filippi, da ART GP, chegou a seguir.

Mesmo satisfeito com os dois pontos inesperados, Bruno não conseguiu esconder a irritação. Enquanto a maioria do grid escolheu os pneus de chuva, que pareciam mais adequados para o asfalto ainda molhado no momento da largada, Bruno arriscou uma opção arrojada e largou com os de pista seca. O companheiro de equipe, Karun Chandok, que partiu na primeira fila ao lado do pole Mike Conway, preferiu os de chuva. A decisão de Bruno se mostrou acertada: quando os adversários foram obrigados a entrar nos boxes para a troca, já que a pista melhorava a cada volta, ele foi ganhando posições uma depois da outra.

“Eu não tinha nada a perder mesmo”, justificou Bruno, que na véspera, após sair na pole e abandonar quando tinha tudo para conquistar a segunda vitória do ano, afirmou que só mesmo se fizesse mágica poderia ter alguma chance na segunda corrida. “Estava muito mais rápido que os outros e abri um caminhão depois que passei o Filippi. Infelizmente, quando restavam cerca de 12 voltas, a seleção de marchas entrou no modo de segurança e o motor não tinha mais aceleração plena. Por isso que o Filippi e o Lucas di Grassi me ultrapassaram com tanta facilidade”, comentou.

Somados, os dois pontos do quinto lugar e a retirada do lÁ­der Giorgio Pantano, que se envolveu em alguns choques antes de recolher o carro aos boxes, reduziram o prejuÁ­zo de um final de semana que começou perfeito e por pouco não terminou muito mal. “Dos males, o menor. Mas não dá para aceitar a perda de dois pódios certos. Se não fossem esses problemas, talvez desse até para ganhar as duas corridas”, concluiu.

Bruno foi beneficiado também pela má jornada do francês Romain Grosjean e do português Álvaro Parente, que dividiam a terceira colocação no campeonato, não completaram a prova e foram superados na tabela por Buemi. Com os resultados de hoje, Bruno está agora a sete pontos de Pantano e ampliou para oito a vantagem sobre o mais direto perseguidor.

O resultado da 8ª etapa da Fórmula GP2:

1 – Sébastien Buemi (SuÁ­ça), Arden, 28 voltas em 43min08s504
2 – Yelmer Buurman (Holanda), Arden, a 6s639
3 – Luca Filippi (Itália), ART GP, a 23s953
4 – Lucas di Grassi (Brasil), Campos Team, a 24s479
5 – Bruno Senna (Brasil), iSport International, a 29s439
6 – Mike Conway (Inglaterra), Trident Racing, a 35s924
7 – Pastor Maldonado (Venezuela), Piquet Sports, a 38s074
8 – Andreas Zuber (Áustria), Piquet Sports, a 43s060
9 – Kamui Kobayashi (Japão), DAMS, a 45s558
10 – Javier Villa (Espanha), Racing Engineering, a 46s756

A nova classificação do campeonato:

1, Giorgio Pantano, 35 pontos
2, Bruno Senna, 28
3, Sébastien Buemi, 20
4, Álvaro Parente e Romain Grosjean, 19
6, Pastor Maldonado, 18
7, Andreas Zuber e Vitaly Petrov, 17
9, Karun Chandok, 13
10, Mike Conway, 12