GP2 Series: Glock sai na pole em Hungaroring

Pane elétrica deixa Xandinho Negrão em 19º no grid da Hungria.

Elevado a piloto-reserva da BMW na Fórmula 1 nesta semana, o alemão Timo Glock (iSport International) comemorou a promoção com a conquista da pole da 13ª etapa da Fórmula GP2, nesta sexta-feira em Hungaroring. O lÁ­der do campeonato dividirá a primeira fila da abertura da rodada dupla do GP da Hungria com o companheiro de equipe Andreas Zuber. O vice Lucas di Grassi (ART GP) sairá em terceiro e será o melhor brasileiro no grid, enquanto Xandinho Negrão (Medley) partirá em 19º e Bruno Senna (Arden) terminou em 24º.

Xandinho voltou a enfrentar problemas. Décimo colocado nos ensaios livres da manhã, o piloto da Minardi Piquet Sports desta vez foi abatido por uma pane elétrica quando acabara de colocar o segundo jogo de pneus novos, já nos minutos finais da tomada classificatória para a corrida de amanhã. “O carro começou a falhar logo que abri a volta rápida. Só a muito custo consegui arrastá-lo de volta para o pit lane”, lamentou.

O resultado constituiu-se em balde de água fria para o campeão sul-americano de Fórmula 3 de 2004. No inÁ­cio da sessão, Xandinho era o 10º colocado com o primeiro jogo de pneus novos com que os carros deixam os boxes. “E ainda assim cometi um errinho que me custou uns dois décimos e duas ou três posições. Quer dizer, a chance de largar no máximo até a quinta fila era enorme”, continuou.

Hungaroring é um circuito estreito e que oferece poucas oportunidades de ultrapassagem. Por isso, Xandinho vai apostar todas as fichas na estratégia que estabeleceria em conjunto com Felipe Vargas, diretor-técnico da Minardi Piquet Sports. “Já que não dá para passar, o negócio é procurar andar com a pista livre. Antes, no entanto, temos de descobrir o que houve, se foi um problema na bateria ou no alternador”, completou.

1 – Timo Glock (Alemanha), iSportl, 1min27s566
2 – Andreas Zuber (Áustria), iSport, a 0s190
3 – Lucas di Grassi (Brasil), ART GP, a 0s783
4 – Giorgio Pantano (Itália), Campos GP, a 0s845
5 – Pastor Maldonado (Venezuela), Trident, 0s980
6 – Adam Carroll (Irlanda), FMS, a 1s082
7 – Luca Filippi (Itália), SuperNova, 1s149
8 – Kazuki Nakajima (Japão), DAMS, 1s150
9 – Nicolas Lapierre (França), DAMS, 1s209
10 – Andy Soucek (Espanha), DPR, 1s231
19 – Xandinho Negrão (Brasil), Minardi Piquet Sports, a 1s931
24 – Bruno Senna (Brasil), Arden, a 2s679

Foto: Divulgação