GP2 Series: Lucas larga da 1ª fila em Monza

Apesar do ingresso tardio no campeonato, brasileiro ainda tem chance de ser vice-campeão.


Com seis provas a menos que seus concorrentes, o brasileiro Lucas Di Grassi vai mantendo vivas as chances de brigar pelo vice-campeonato da Fórmula GP2. A categoria encerra a temporada 2008 neste final de semana (13 e 14), em Monza (Itália). Nesta sexta-feira, Di Grassi, da equipe Barwa Campos Grand Prix, conquistou o segundo lugar no grid para a penúltima etapa da temporada, que terá largada Á s 11h00 do sábado. A prova complementar do final de semana terá inÁ­cio Á s 5h30 do domingo. Segundo o site do canal por assinatura Sportv, somente esta última corrida do ano terá transmissão ao vivo.


Lucas este ano conta com o apoio da rede de concessionários Eurobike. Atualmente, ele soma 53 pontos na tabela, sete pontos a menos que o vice-lÁ­der Bruno Senna (iSport International). O lÁ­der do torneio é o italiano Giorgio Pantano (Racing Engineering), com 73. Com o primeiro lugar fora do alcance, Di Grassi deve se concentrar agora no vice-tÁ­tulo.


A pole escapou do brasileiro por muito pouco: apenas dezenove milésimos de segundo. O primeiro lugar foi registrado por Giorgio Pantano. O italiano assinalou a marca de 1min31s220, contra 1min31s239 do piloto da Eurobike. Famoso na GP2 por sua longa série de largadas agressivas e sempre bem-sucedidas, Lucas pode surpreender o italiano logo no começo da corrida. Mas prefere ser conservador nos comentários: “O Pantano é muito experiente e conhece Monza melhor do que qualquer um de nós. Um duelo contra ele nesta pista não seria dos mais fáceis. Eu largo bem, mas ele também não é ingênuo a ponto de achar que vou ficar quietinho ali atrás”.


Na rodada dupla anterior, realizada na Bélgica, Pantano foi excluÁ­do do evento justamente por tirar Di Grassi da primeira corrida daquele fim de semana, em um incidente que causou constrangimento na categoria e na imprensa. “Aquilo atrapalhou muito minha temporada, pois, de outra forma, talvez eu estivesse brigando pelo primeiro lugar e não pelo segundo. Mas é algo que já passou, e é melhor deixar para trás. Agora quero tentar o melhor resultado possÁ­vel aqui em Monza”, diz o piloto da Eurobike.