GP2 Series: Romain Grosjean vence na chuva, é punido e vitória em Hockenheim fica com Giorgio Pantano

O francês Romain Grosjean, da ART, venceu neste sábado (19/07), a 11º etapa da temporada, em Hockenheim, na Alemanha, contudo não levou. O campeão da GP2 Asiática foi punido com o acréscimo de 25 segundos no seu tempo, por ter ultrapassado o estoniano Marko Asmer, da FMSI, em bandeira amarela, faltando três voltas para o fim da prova. O italiano Giorgio Pantano, da Racing Engineering, que terminou em 2º, herdou a vitória, ampliando a sua liderança no campeonato.

Na largada o pole-position, Pantano, manteve a liderança seguido por Grosjean e o suÁ­ço Sebastien Buemi, da Arden. O brasileiro Diego Nunes, da DPR, teve que ir aos boxes, trocar o bico do carro. Logo na 1º volta o japonês Kamui Kobayashi, da Dams, ficou parado na entrada dos boxes, abandonando a prova. 


Na 10º volta os pilotos começaram a entrar nos boxes, para troca de pneus. Na seguinte o brasileiro Bruno Senna, da iSports, fez a sua parada, com o compatriota Lucas di Grassi, da Campos, indo na 13º volta. Grosjean parou na 16º, com Pantano parando uma depois. Com as paradas Pantano liderava seguido por Grosjean, Buemi, di Grassi e Senna (foto).


Senna pressionava di Grassi, que escapou da pista na 28º volta, perdendo a posição. O espanhol Javier Villa, da Racing Engineering, passou di Grassi na 34º volta, e pouco depois começou a chover.  Senna escapou da pista, indo aos boxes na volta seguinte, trocar os pneus.


Na 36º volta a chuva apertou com Pantano passeando fora da pista e voltando, mas perdendo a ponta para Grosjean. Os boxes ficaram movimentados, com vários pilotos trocando os pneus, entre eles di Grassi.


Com o caos as saÁ­das de pista se multiplicaram, com alguns pilotos abandonando, como Buemi, que vinha antes da chuva na 3º posição.


Grosjean cruzou em 1º, mais de onze segundos a frente de Pantano. Contudo lá atrás a confusão se formou, com Villa, que vinha tranqüilo na 3º posição, rodando e ficando no grampo. O português Álvaro Parente, da Super Nova, que tinha acabado de superar Senna, passou, garantindo um lugar no pódio. O austrÁ­aco Andreas Zuber, da Piquet Sports, foi para cima do brasileiro, errando e parando a centÁ­metros do carro de Villa.


O francês comemorou a vitória no pódio, para depois perder a taça por ter ultrapassado o retardatário Asmer em bandeira amarela.


Senna foi o 4º, seguido por di Grassi. O venezuelano Pastor Maldonado, da Piquet Sports, terminou em 6º, com o espanhol Andy Soucek, da Super Nova, na 7º posição e o indiano Karun Chandhok, da iSport em 8º. Ele garantiu a pole-positin para a 12º prova, amanhã (20/07), devido ao grid invertido com os oito primeiros.


O brasileiro Alberto Valério, da Durango, depois de sair da pista no começo da prova, caindo para as últimas posições, foi bem na chuva e terminou na 9º posição, quase marcando seu primeiro ponto no campeonato. O brasileiro Carlos Iaconelli, da BCN, chegou em 16º lugar. Nunes abandonou na 33º volta.


Também foram punidos, depois da prova: o inglês Mike Conway, da Trident, o belga Jerome D’Ambrosio, da DAMS, e o russo Vitaly Petrov, da Campos. Eles perderão dez posições no grid de largada para amanhã por não terem diminuÁ­do a velocidade na parte final da prova em condições de bandeira amarela. Os três largam no final do grid amanhã.


Pantano lidera o campeonato com 63 pontos. Senna é o vice-lÁ­der, com 44.



Final:


1 – Giorgio Pantano – Racing Engineering – 40 voltas
2 – Romain Grosjean – ART – * Punido
3 – Alvaro Parente – Super Nova – 54″244
4 – Bruno Senna – iSport – 56″654
5 – Lucas Di Grassi – Campos – 1’00″201
6 – Pastor Maldonado – Piquet – 1’00″406
7 – Andy Soucek – Super Nova – 1’01″764
8 – Karun Chandhok – iSport – 1’19″413
9 – Alberto Valerio – Durango – 1’47″474
10 – Javier Villa – Racing Engineering – 1 volta
11 – Andreas Zuber – Piquet – 1 volta
12 – Sakon Yamamoto – ART – 1 volta
13 – Ho Pin Tung – Trident – 1 volta
14 – Marko Asmer – FMSI – 1 volta
15 – Adrian Valles – BCN – 1 volta
16 – Carlos Iaconelli – BCN – 1 volta
17 – Michael Herck – DPR – 1 volta
18 – Roldan Rodriguez – FMSI – 2 voltas


Volta mais rápida: Giorgio Pantano 1’24″454


Abandonos:
Sebastien Buemi – 35 voltas
Mike Conway – 35 voltas
Vitaly Petrov – 35 voltas
Jerome D’Ambrosio – 35 voltas
Luca Filippi – 33 voltas
Diego Nunes – 33 voltas
Davide Valsecchi – 23 voltas
Kamui Kobayashi – 0 volta


* Punido com 25 segundos por ultrapassar em bandeira amarela


Campeonato:


1.Pantano 63;
2.Senna 44;
3.Grosjean 31;
4.Di Grassi 28;
5.Buemi, Parente 25;
7.Maldonado 21;
8.Petrov, Chandhok 20;
10.Zuber 19;
11.Conway 15;
12.Kobayashi 9;
13.Tung 7;
14.Rodriguez 6;
15.Buurman, Filippi, Valles 5;
18.Valsecchi, D’Ambrosio, Villa, Soucek 3;
22.Hanley, Carroll 1.


Final:


1 – Giorgio Pantano – Racing Engineering – 40 voltas
2 – Romain Grosjean – ART – * Punido
3 – Alvaro Parente – Super Nova – 54″244
4 – Bruno Senna – iSport – 56″654
5 – Lucas Di Grassi – Campos – 1’00″201
6 – Pastor Maldonado – Piquet – 1’00″406
7 – Andy Soucek – Super Nova – 1’01″764
8 – Karun Chandhok – iSport – 1’19″413
9 – Alberto Valerio – Durango – 1’47″474
10 – Javier Villa – Racing Engineering – 1 volta
11 – Andreas Zuber – Piquet – 1 volta
12 – Sakon Yamamoto – ART – 1 volta
13 – Ho Pin Tung – Trident – 1 volta
14 – Marko Asmer – FMSI – 1 volta
15 – Adrian Valles – BCN – 1 volta
16 – Carlos Iaconelli – BCN – 1 volta
17 – Michael Herck – DPR – 1 volta
18 – Roldan Rodriguez – FMSI – 2 voltas


Volta mais rápida: Giorgio Pantano 1’24″454


Abandonos:
Sebastien Buemi – 35 voltas
Mike Conway – 35 voltas
Vitaly Petrov – 35 voltas
Jerome D’Ambrosio – 35 voltas
Luca Filippi – 33 voltas
Diego Nunes – 33 voltas
Davide Valsecchi – 23 voltas
Kamui Kobayashi – 0 volta


* Punido com 25 segundos por ultrapassar em bandeira amarela


Campeonato:


1.Pantano 63;
2.Senna 44;
3.Grosjean 31;
4.Di Grassi 28;
5.Buemi, Parente 25;
7.Maldonado 21;
8.Petrov, Chandhok 20;
10.Zuber 19;
11.Conway 15;
12.Kobayashi 9;
13.Tung 7;
14.Rodriguez 6;
15.Buurman, Filippi, Valles 5;
18.Valsecchi, D’Ambrosio, Villa, Soucek 3;
22.Hanley, Carroll 1.