GP2 Series: Verão chega antes na Inglaterra e surpreende Xandinho

Rodada dupla do fim de semana deverá ser marcada pelas altas temperaturas.

Enquanto a seleção brasileira treme de frio nos preparativos para a estréia na Copa do Mundo da Alemanha, o calor pegou de surpresa as equipes que disputam neste fim de semana a rodada dupla da Fórmula GP2 na Inglaterra. “Está quente demais. A temperatura anda passando dos 30 graus durante o dia e nem de noite baixa dos 20”, afirmou Xandinho Negrão (Medley), da Piquet Sports.

A chegada prematura do verão – os serviços de meteorologia indicam a manutenção das condições climáticas nos próximos dias – é um dado que as equipes terão de levar em conta já nos treinos desta sexta-feira. Haverá uma sessão de ensaios livres de 30 minutos e uma tomada classificatória para a corrida de sábado com a mesma duração. “Vamos correr com um composto mais duro, diferente do usado na Espanha. A tendência é que o desgaste seja menor que nas últimas provas, mas a pista mais quente muda um pouco essa previsão”, lembrou Xandinho.

Com quatro pontos e ocupando a 18ª posição, Xandinho ressaltou a importância dos primeiros treinos. “Acho que todos os pilotos já andaram em Silverstone, mas estamos sendo obrigados a nos readaptar em todas as pistas neste ano. O carro mudou bastante por causa dos pneus slick, do pacote aerodinâmico e até da potência um pouco maior do motor. Tudo isso tem influência no acerto”, explicou.

O Grande Prêmio da Inglaterra é a corrida “de casa” para os brasileiros da Fórmula GP2. Xandinho, seu companheiro de equipe Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi moram em Oxford. Embora a viagem de carro da pista até sua casa não leve mais do que 40 minutos em dias normais, Xandinho está hospedado em um hotel de Northampton, nas vizinhanças de Silverstone, para não enfrentar o tráfego pesado na ida e na volta para o autódromo.

As corridas de sábado e domingo – 10ª e 11ª etapas – marcam a chegada ao fim da primeira metade do calendário de 22 provas. As equipes apresentarão novidades na formação de pilotos. O francês Nicolas Lapierre, envolvido em acidente em MÁ´naco, não se recuperou e será substituÁ­do pelo suÁ­ço Neel Jani na Arden International. Mike Conway, lÁ­der da Fórmula 3 inglesa, estréia na categoria ocupando a vaga do francês Olivier Pla na DPR. Pla fraturou o pulso em MÁ´naco e também está sem condições de correr. Já o alemão Timo Glock preferiu trocar a equipe espanhola BCN pela inglesa iSport. Seu lugar será preenchido pelo italiano Luca Filippi, que começou a temporada pela FMS.