GP2 Series: Villa vence e Glock abre vantagem na liderança

O espanhol Javier Villa soube tirar proveito do regulamento e conquistou neste domingo em Nürburgring (Alemanha) sua segunda vitória na Fórmula GP2 em 2007.

Oitavo colocado na abertura da rodada dupla do GP da Europa, o piloto da Racing Engineering largou na pole, beneficiado pelo formato de grid invertido dos oito primeiros da véspera, e liderou as 24 voltas da “sprint race” – corrida com 2/3 da duração da primeira. O alemão Timo Glock (iSport) terminou em 5º e ampliou a vantagem sobre o vice-lÁ­der Lucas di Grassi, 6º na bandeirada e único brasileiro a chegar Á  zona de pontos. Xandinho Negrão (Medley) foi o 10º e Bruno Senna (Arden) abandonou na primeira volta.

Villa saiu bem e distanciou-se rapidamente dos perseguidores. O mais próximo era Adrian Zaugg (Arden), mas o sul-africano ficou fora da prova depois de receber um toque na ultrapassagem de Kohei Hirate (Trident Racing). A partir de então, o segundo lugar foi intensamente entre Hirate e outro japonês, Kazuki Nakajima (DAMS), que fechou em terceiro e subiu ao pódio na mesma posição pela quarta vez consecutiva.

Embora sem pontuar, Xandinho Negrão voltou a fazer uma corrida consistente e sem erros depois de partir em 12º. “Mexemos bastante no carro, principalmente na suspensão dianteira, e o rendimento melhorou em comparação com a primeira corrida. No inÁ­cio, levei um chega-pra-lá do meu companheiro e fiquei atrás dele. Eu era mais rápido, mas não encontrei a oportunidade de superá-lo e nem achei prudente tentar uma manobra mais arriscada por causa de um 9º lugar”, comentou.

Xandinho disse que, mesmo sem ter conseguido subir na classificação do campeonato, largar e terminar as duas provas foi importante. “Acho que fiz uma boa prova no sábado. Mesmo caindo para as últimas posições por ter saÁ­do da pista para evitar uma batida num carro que rodou Á  minha frente, me recuperei bem, fiz várias ultrapassagens e andei num ritmo bom mesmo com o carro ruim. Poderia ter terminado talvez até entre os oito primeiros e tido uma melhor sorte hoje, quando o carro esteve legal”, concluiu.

O resultado da prova:

1 – Javier Villa (Espanha). Racing Engineering, 24 voltas em 41min36s640
2 – Kohei Hirate (Japão), Trident Racing, a 3s589
3 – Kazuki Nakajima (Japão), DAMS, a 4s056
4 – Pastor Maldonado (Venezuela), Trident Racing, a 7s710
5 – Timo Glock (Alemanha), iSport, a 9s301
6 – Lucas di Grassi (Brasil), ART GP, a 10s508
7 – Giorgio Pantano (Itália), Campos GP, a 14s375
8 – Ernesto Viso (Venezuela), Racing Engineering, a 19s401
9 – Roldán RodrÁ­guez (Espanha), Minardi Piquet Sports, a 21s272
10 – Xandinho Negrão (Brasil), Minardi Piquet Sports, a 22s211

A nova classificação:

1, Timo Glock, 53 pontos
2, Lucas di Grassi, 46
3, Luca Filippi, 35
4, Giorgio Pantano, 28
5, Pastor Maldonado e Kazuki Nakajima, 25
7, Bruno Senna, 24
8, Javier Villa, 21
9, Andreas Zuber, 20
10, Mike Conway, 13
21, Xandinho Negrão, 1 ponto