GP2 Series: Xandinho, Pizzonia, Di Grassi e Bruno Senna batem companheiros de equipe na França

O italiano Giorgio Pantano (Campos GP) foi o mais rápido dos testes que abriram a pré-temporada da Fórmula GP2 nesta quarta-feira em Paul Ricard, na França. Com o tempo de 1:13.889, estabelecido pouco antes da chuva que praticamente inutilizou os ensaios da tarde, o ex-piloto da Jordan ratificou a condição de um dos favoritos ao título em seu terceiro ano na categoria. O alemão Timo Glock, que curiosamente tomou o seu lugar na Fórmula 1, ficou em segundo.

Os brasileiros levaram ampla vantagem sobre os companheiros no primeiro duelo interno. Antonio Pizzonia foi o 3º melhor e superou por mais de um segundo o turco Jason Tahinci, o outro representante da FMS International. Lucas di Grassi terminou em 9º, com sete décimos de vantagem sobre o alemão Michael Ammermüller, seu parceiro na bicampeã ART Grand Prix. Xandinho Negrão (Medley), o 11º no geral, também superou o espanhol Roldan Rodríguez no embate particular da Minardi Piquet Sports. Por fim, Bruno Senna ficou em 23º e foi seis décimos mais veloz que o sul-africano Adrian Zaugg entre os pilotos da Arden International.

Xandinho lembrou que uma avaliação mais precisa sobre a força de cada equipe foi comprometida pelo mau tempo da segunda parte dos treinos e pela decisão de alguns pilotos de antecipar o uso do segundo jogo de pneus novos. “Usei apenas um único set, o mesmo com o qual saí dos boxes pela manhã. Outros trocaram pneus ainda pela manhã ou no início da tarde, pouco antes da chegada da chuva”, explicou. “De qualquer forma, gastamos o dia mais para desenferrujar, depois de dois meses de inatividade, e começar a entender as reações do carro com o novo pacote aerodinâmico. Com o acerto do ano passado, deu para sentir que o desgaste dos pneus traseiros foi acima do esperado, talvez também porque a pista estava bastante suja”, explicou.

Amanhã, os testes serão transferidos para a variante 2A, com 4.087 metros de comprimento e características de velocidade que permitirão uma análise mais acurada do funcionamento das asas dianteira e traseira, bem como do novo capô do motor. “Em termos de comportamento, as reações são basicamente as mesmas do modelo 2006. Mas todo mundo ainda está no comecinho do desenvolvimento dessa aerodinâmica. A tendência é que o carro seja ainda veloz que o do ano passado. Foi bom também para sentir que a equipe está motivada para fazer um bom campeonato”, concluiu Xandinho.

Os tempos desta quarta-feira em Magny-Cours:
1 – Giorgio Pantano (Itália), Campos GP, 1min13s889
2 – Timo Glock (Alemanha), iSport International, 1min14s204
3 – Antonio Pizzonia (Brasil), FMS International, 1min14s282
4 – Javier Villa (Espanha), Racing Engineering, 1min14s312
5 – Pasor Maldonado (Venezuela), Trident Racing, 1min14s405
6 – Franck Perera (França), Racing Engineering, 1min14s418
7 – Luca Filippi (Itália), Supernova International, 1min14s426
8 – Borja García (Espanha), Durango Formula, 1min14s436
9 – Lucas Di Grassi (Brasil), ART Grand Prix, 1min14s467
10 – Kohei Hirate (Japão), Trident Racing, 1min14s475
11 – Xandinho Negrão (Brasil), Minardi Piquet Sports, 1min14s548
12 – Ricardo Risarti (Argentina), BCN Competición, 1min14s806
13 – Karun Chandhok (Índia), Durango Fórmula, 1min14s983
14 – Andreas Zuber (Áustria), iSport International, 1min14s984
15 – Mike Conway (Inglaterra), Supernova International, 1min15s030
16 – Roldan Rodríguez (Espanha), Minardi Piquet Sports, 1min15s065
17 – Nicolas Lapierre (França), DAMS, 1min15s125
18 – Michael Ammermüller (ART Grand Prix), 1min15s130
19 – Kazuki Nakajima (Japão), DAMS, 1min15s163
20 – Vitalky Petrov (Rússia), Campos GP, 1min15s238
21 – Jason Tahinci (Turquia), FMS International, 1min15s437
22 – Andy Soucek (Áustria), DPR, 1min15s484
23 – Bruno Senna (Brasil), Arden International, 1min15s656
24 – Adrian Zaugg (África do Sul), Arden International, 1min16s226
25 – Christian Bakkerud (Dinamarca), DPR, 1min16s343
26 – Sakon Yamamoto (Japão), BCN Competición, 1min16s824 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *