GP2 Series: Xandinho, Pizzonia, Di Grassi e Bruno Senna batem companheiros de equipe na França

O italiano Giorgio Pantano (Campos GP) foi o mais rápido dos testes que abriram a pré-temporada da Fórmula GP2 nesta quarta-feira em Paul Ricard, na França. Com o tempo de 1:13.889, estabelecido pouco antes da chuva que praticamente inutilizou os ensaios da tarde, o ex-piloto da Jordan ratificou a condição de um dos favoritos ao tÁ­tulo em seu terceiro ano na categoria. O alemão Timo Glock, que curiosamente tomou o seu lugar na Fórmula 1, ficou em segundo.

Os brasileiros levaram ampla vantagem sobre os companheiros no primeiro duelo interno. Antonio Pizzonia foi o 3º melhor e superou por mais de um segundo o turco Jason Tahinci, o outro representante da FMS International. Lucas di Grassi terminou em 9º, com sete décimos de vantagem sobre o alemão Michael Ammermüller, seu parceiro na bicampeã ART Grand Prix. Xandinho Negrão (Medley), o 11º no geral, também superou o espanhol Roldan RodrÁ­guez no embate particular da Minardi Piquet Sports. Por fim, Bruno Senna ficou em 23º e foi seis décimos mais veloz que o sul-africano Adrian Zaugg entre os pilotos da Arden International.

Xandinho lembrou que uma avaliação mais precisa sobre a força de cada equipe foi comprometida pelo mau tempo da segunda parte dos treinos e pela decisão de alguns pilotos de antecipar o uso do segundo jogo de pneus novos. “Usei apenas um único set, o mesmo com o qual saÁ­ dos boxes pela manhã. Outros trocaram pneus ainda pela manhã ou no inÁ­cio da tarde, pouco antes da chegada da chuva”, explicou. “De qualquer forma, gastamos o dia mais para desenferrujar, depois de dois meses de inatividade, e começar a entender as reações do carro com o novo pacote aerodinâmico. Com o acerto do ano passado, deu para sentir que o desgaste dos pneus traseiros foi acima do esperado, talvez também porque a pista estava bastante suja”, explicou.

Amanhã, os testes serão transferidos para a variante 2A, com 4.087 metros de comprimento e caracterÁ­sticas de velocidade que permitirão uma análise mais acurada do funcionamento das asas dianteira e traseira, bem como do novo capÁ´ do motor. “Em termos de comportamento, as reações são basicamente as mesmas do modelo 2006. Mas todo mundo ainda está no comecinho do desenvolvimento dessa aerodinâmica. A tendência é que o carro seja ainda veloz que o do ano passado. Foi bom também para sentir que a equipe está motivada para fazer um bom campeonato”, concluiu Xandinho.

Os tempos desta quarta-feira em Magny-Cours:
1 – Giorgio Pantano (Itália), Campos GP, 1min13s889
2 – Timo Glock (Alemanha), iSport International, 1min14s204
3 – Antonio Pizzonia (Brasil), FMS International, 1min14s282
4 – Javier Villa (Espanha), Racing Engineering, 1min14s312
5 – Pasor Maldonado (Venezuela), Trident Racing, 1min14s405
6 – Franck Perera (França), Racing Engineering, 1min14s418
7 – Luca Filippi (Itália), Supernova International, 1min14s426
8 – Borja GarcÁ­a (Espanha), Durango Formula, 1min14s436
9 – Lucas Di Grassi (Brasil), ART Grand Prix, 1min14s467
10 – Kohei Hirate (Japão), Trident Racing, 1min14s475
11 – Xandinho Negrão (Brasil), Minardi Piquet Sports, 1min14s548
12 – Ricardo Risarti (Argentina), BCN Competición, 1min14s806
13 – Karun Chandhok (Ándia), Durango Fórmula, 1min14s983
14 – Andreas Zuber (Áustria), iSport International, 1min14s984
15 – Mike Conway (Inglaterra), Supernova International, 1min15s030
16 – Roldan RodrÁ­guez (Espanha), Minardi Piquet Sports, 1min15s065
17 – Nicolas Lapierre (França), DAMS, 1min15s125
18 – Michael Ammermüller (ART Grand Prix), 1min15s130
19 – Kazuki Nakajima (Japão), DAMS, 1min15s163
20 – Vitalky Petrov (Rússia), Campos GP, 1min15s238
21 – Jason Tahinci (Turquia), FMS International, 1min15s437
22 – Andy Soucek (Áustria), DPR, 1min15s484
23 – Bruno Senna (Brasil), Arden International, 1min15s656
24 – Adrian Zaugg (África do Sul), Arden International, 1min16s226
25 – Christian Bakkerud (Dinamarca), DPR, 1min16s343
26 – Sakon Yamamoto (Japão), BCN Competición, 1min16s824